11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: As evidências das reações como meio facilitador da aprendizagem de conceitos em química dos estudantes de ensino médio

AUTORES: Alves de Oliveira, M.D. (INTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ) ; Moreira da Paz, G. (INTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ) ; Rocha Silva, A. (INTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ)

RESUMO: As dificuldades dos alunos reforçam o caráter abstrato e complexo com relação ao ensino de química, porém com o uso de laboratórios químicos é possível reverter a o problema de aprendizagem dos estudantes. O trabalho objetiva identificar o nível de conhecimento dos estudantes sobre reações químicas no cotidiano. O mesmo foi realizado através de três etapas, o primeiro questionário realizado como diagnostico, em seguida o experimento varinha mágica. A última etapa verificou assimilação por parte dos alunos do conteúdo. Os resultados mostraram que os alunos não possuem idéia clara sobre as reações químicas, demonstrando dificuldade na definição das reações, porem, após o experimento conseguiram exemplificar reações no cotidiano dando exemplos claros e concisos observados em suas residências.

PALAVRAS CHAVES: reações ; evidências; experimento

INTRODUÇÃO: Uma reação química é a transformação da matéria na qual ocorrem mudanças na composição química de uma ou mais substâncias, resultando em um ou mais produtos. O conceito de reação química é fundamental no aprendizado dos estudos de química e há vários séculos o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas (ANÍSIO Rede Teixeira). Um exemplo de reação química muito comum ao cotidiano é a reação de combustão, para que ela ocorra é necessária a presença de três fatores: um combustível, um comburente e energia de ativação. Essa reação consiste na queima de um combustível que pode ser a gasolina, o álcool, etc., através da energia de ativação (calor de uma chama, faísca elétrica), na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2) (BRADY, 1986). Os Processos que ocorrem com liberação de energia na forma de calor e também de luz são denominados reação exotérmica. Em geral a identificação da ocorrência de uma transformação química se da através de alterações que podem ocorrer no sistema, tais como, mudança de cor, liberação de gás (efervescência), formação de um sólido (precipitado), aparecimento de chama ou luminosidade e alteração de temperatura, um exemplo presente no cotidiano é a reação queima (combustão) da madeira. (CAMARGO, São Paulo, 2009). Nas reações em que mudanças de estado físico absorvem calor são denominados processos endotérmicos, um exemplo de reação endotérmica o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia (BRASIL ESCOLA, Brasil 2002). O presente trabalho tem por objetivo identificar o nível de conhecimento que os estudantes do ensino médio têm sobre reações químicas e suas aplicações no cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Zacarias de Góis, no segundo semestre de 2012, junto aos estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração. Utilizou procedimentos qualitativos para a obtenção, análise e interpretação dos dados, referindo-se ao caráter subjetivo que envolveu o tema tratado. O levantamento das informações sobre o conhecimento dos mesmos foi realizado através da aplicação de dois questionários, antes (Questionário 1) e após (Questionário 2) a aplicação do experimento. O experimento varinha mágica normalmente é aplicado em práticas que envolvem reações de oxirredução, porém neste experimento o mesmo será utilizado para evidenciar uma reação química devido o brilho intenso e a caráter exotérmico da reação, além da oxidação do KMnO4 ser observado uma mudança de coloração. C2H5OH + KMnO4 + H2SO4  CH3COOH + Mn2SO4 + K2SO4 + H2O + calor Reação 01 O procedimento do experimento varinha magica encontra-se disponível em sites como portal do professor, ciência hoje e ponto da ciência. Os questionários que antecederão e sucederam o experimento foram dispostos da seguinte forma: (questionário 1)antes da pratica 1.defina uma reação ou fenômeno químico? 2. quais as evidências de uma reação química? dê exemplos da presença de reações químicas no dia-a-dia; 3. cite exemplos de processos endotérmicos e exotérmicos? 4. as reações químicas podem ser usadas para geração de energia? Exemplifique. (questionário 2) 1. Durante o experimento ocorreu uma reação química? Quais foram as evidencias?2. Escreva a reação química que ocorreu no experimento. 3. A reação ocorrida no experimento pode ser utilizada para geração de energia?4. Cite uma aplicação para a energia gerada no experimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado do primeiro questionário evidenciou que os estudantes não possuem ideias concretas sobre as reações, pois os mesmos responderam com bastante dificuldade as questões propostas. Apenas 14,07% conseguiram definir satisfatoriamente o que era uma reação e dar exemplos aplicados ao cotidiano. Foi observado também que somente 6% dos estudantes conseguiram citar uma evidencia de uma reação, demonstrando assim uma grande dificuldade por parte dos alunos em diferenciar reações endotérmicas e exotérmicas. Após a realização do experimento observou-se que 76,93% dos alunos conseguiram relacionar a química ao cotidiano e diferenciar processos endotérmicos e exotérmicos, visto que responderam com mais clareza as questões propostas. O experimento mostrou a necessidade de maior uso dos laboratórios químicos para que os estudantes consigam tirar a química do campo imaginário e relacionem os estudos de reações com o cotidiano. Foi possível também observar que eles conseguiram ter uma ideia clara sobre o que é uma reação química e suas aplicabilidades, pois a maioria citou situações onde se produzem energia e sugeriram aplicações para a energia gerada.

CONCLUSÕES: As dificuldades dos alunos no primeiro questionário reforçam o caráter abstrato e complexo com relação ao ensino de química no modo tradicional apenas de sala de aula, porém foi observado um melhor desempenho dos estudantes depois de realizar experimento, os mesmos conseguiram relacionar a química com o cotidiano tornando a química mais palpável aos mesmos, com isso observou-se que se faz necessário o uso de praticas laboratoriais com mais frequências para que haja correlação da química com o cotidiano dos estudantes.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: CAPES , PIBID e IFPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANÍSIO Rede Teixeira. Bahia .Disponível em<http://ambiente.educacao.ba.gov.br/guias_pedagogicos/1073.pdf > .Acesso em 08 de junho de 2013.
BRADY,E. James; HUMISTON Gerard E. Química Geral.2ed.Rio de Janeiro:1986.
CAMARGO, Geraldo Carvalho et al.Química de olho no mundo do trabalho.Editora Scipione. Vol. Único; 1ª edição. São Paulo, 2009
PONTO DA CIENCIA. Varias experiências em um lugar. Brasil. Disponível em:<http://pontociencia.org.br/gerarpdf/index.php?experiencia=790>.Acesso em 30 de Março de 2013.
BRASIL ESCOLA. Processos Endotérmicos e Exotérmicos. Brasil, 2002. Disponível em<http://www.brasilescola.com/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm >.Acesso em 30 de Março de 2013.
FELTRE, Ricardo. Físico-Química. Editora Moderna. Vol.2; 6ª edição. São Paulo, 2004.
PERUZZO, Francisco Miragaia. Canto, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. Química Geral e Inorgânica. Editora Moderna. 4ª edição.