Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: As evidências das reações como meio facilitador da aprendizagem de conceitos em química dos estudantes de ensino médio
AUTORES: Alves de Oliveira, M.D. (INTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ) ; Moreira da Paz, G. (INTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ) ; Rocha Silva, A. (INTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ)
RESUMO: As dificuldades dos alunos reforçam o caráter abstrato e complexo com relação ao
ensino de química, porém com o uso de laboratórios químicos é possível reverter
a o problema de aprendizagem dos estudantes. O trabalho objetiva identificar o
nível de conhecimento dos estudantes sobre reações químicas no cotidiano. O
mesmo foi realizado através de três etapas, o primeiro questionário realizado
como diagnostico, em seguida o experimento varinha mágica. A última etapa
verificou assimilação por parte dos alunos do conteúdo. Os resultados mostraram
que os alunos não possuem idéia clara sobre as reações químicas, demonstrando
dificuldade na definição das reações, porem, após o experimento conseguiram
exemplificar reações no cotidiano dando exemplos claros e concisos observados em
suas residências.
PALAVRAS CHAVES: reações ; evidências; experimento
INTRODUÇÃO: Uma reação química é a transformação da matéria na qual ocorrem mudanças na
composição química de uma ou mais substâncias, resultando em um ou mais
produtos. O conceito de reação química é fundamental no aprendizado dos estudos
de química e há vários séculos o homem convive com uma grande variedade de
materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas
e/ou químicas (ANÍSIO Rede Teixeira). Um exemplo de reação química muito comum
ao cotidiano é a reação de combustão, para que ela ocorra é necessária a
presença de três fatores: um combustível, um comburente e energia de ativação.
Essa reação consiste na queima de um combustível que pode ser a gasolina, o
álcool, etc., através da energia de ativação (calor de uma chama, faísca
elétrica), na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2)
(BRADY, 1986). Os Processos que ocorrem com liberação de energia na forma de
calor e também de luz são denominados reação exotérmica. Em geral a
identificação da ocorrência de uma transformação química se da através de
alterações que podem ocorrer no sistema, tais como, mudança de cor, liberação de
gás (efervescência), formação de um sólido (precipitado), aparecimento de chama
ou luminosidade e alteração de temperatura, um exemplo presente no cotidiano é a
reação queima (combustão) da madeira. (CAMARGO, São Paulo, 2009). Nas reações em
que mudanças de estado físico absorvem calor são denominados processos
endotérmicos, um exemplo de reação endotérmica o cozimento de alimentos, no qual
é necessário o fornecimento de energia (BRASIL ESCOLA, Brasil 2002). O presente
trabalho tem por objetivo identificar o nível de conhecimento que os estudantes
do ensino médio têm sobre reações químicas e suas aplicações no cotidiano.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Zacarias de Góis, no segundo
semestre de 2012, junto aos estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em
Administração. Utilizou procedimentos qualitativos para a obtenção, análise e
interpretação dos dados, referindo-se ao caráter subjetivo que envolveu o tema
tratado. O levantamento das informações sobre o conhecimento dos mesmos foi
realizado através da aplicação de dois questionários, antes (Questionário 1) e
após (Questionário 2) a aplicação do experimento. O experimento varinha mágica
normalmente é aplicado em práticas que envolvem reações de oxirredução, porém
neste experimento o mesmo será utilizado para evidenciar uma reação química
devido o brilho intenso e a caráter exotérmico da reação, além da oxidação do
KMnO4 ser observado uma mudança de coloração.
C2H5OH + KMnO4 + H2SO4 CH3COOH + Mn2SO4 + K2SO4 + H2O + calor Reação
01
O procedimento do experimento varinha magica encontra-se disponível em sites
como portal do professor, ciência hoje e ponto da ciência. Os questionários que
antecederão e sucederam o experimento foram dispostos da seguinte forma:
(questionário 1)antes da pratica 1.defina uma reação ou fenômeno químico?
2. quais as evidências de uma reação química? dê exemplos da presença de
reações químicas no dia-a-dia; 3. cite exemplos de processos endotérmicos
e exotérmicos? 4. as reações químicas podem ser usadas para geração de
energia? Exemplifique.
(questionário 2) 1. Durante o experimento ocorreu uma reação química? Quais
foram as evidencias?2. Escreva a reação química que ocorreu no experimento. 3. A
reação ocorrida no experimento pode ser utilizada para geração de energia?4.
Cite uma aplicação para a energia gerada no experimento.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado do primeiro questionário evidenciou que os estudantes não possuem
ideias concretas sobre as reações, pois os mesmos responderam com bastante
dificuldade as questões propostas. Apenas 14,07% conseguiram definir
satisfatoriamente o que era uma reação e dar exemplos aplicados ao cotidiano.
Foi observado também que somente 6% dos estudantes conseguiram citar uma
evidencia de uma reação, demonstrando assim uma grande dificuldade por parte dos
alunos em diferenciar reações endotérmicas e exotérmicas. Após a realização do
experimento observou-se que 76,93% dos alunos conseguiram relacionar a química
ao cotidiano e diferenciar processos endotérmicos e exotérmicos, visto que
responderam com mais clareza as questões propostas. O experimento mostrou a
necessidade de maior uso dos laboratórios químicos para que os estudantes
consigam tirar a química do campo imaginário e relacionem os estudos de reações
com o cotidiano. Foi possível também observar que eles conseguiram ter uma ideia
clara sobre o que é uma reação química e suas aplicabilidades, pois a maioria
citou situações onde se produzem energia e sugeriram aplicações para a energia
gerada.
CONCLUSÕES: As dificuldades dos alunos no primeiro questionário reforçam o caráter abstrato e
complexo com relação ao ensino de química no modo tradicional apenas de sala de
aula, porém foi observado um melhor desempenho dos estudantes depois de realizar
experimento, os mesmos conseguiram relacionar a química com o cotidiano tornando a
química mais palpável aos mesmos, com isso observou-se que se faz necessário o uso
de praticas laboratoriais com mais frequências para que haja correlação da química
com o cotidiano dos estudantes.
AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: CAPES , PIBID e IFPI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANÍSIO Rede Teixeira. Bahia .Disponível em<http://ambiente.educacao.ba.gov.br/guias_pedagogicos/1073.pdf > .Acesso em 08 de junho de 2013.
BRADY,E. James; HUMISTON Gerard E. Química Geral.2ed.Rio de Janeiro:1986.
CAMARGO, Geraldo Carvalho et al.Química de olho no mundo do trabalho.Editora Scipione. Vol. Único; 1ª edição. São Paulo, 2009
PONTO DA CIENCIA. Varias experiências em um lugar. Brasil. Disponível em:<http://pontociencia.org.br/gerarpdf/index.php?experiencia=790>.Acesso em 30 de Março de 2013.
BRASIL ESCOLA. Processos Endotérmicos e Exotérmicos. Brasil, 2002. Disponível em<http://www.brasilescola.com/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm >.Acesso em 30 de Março de 2013.
FELTRE, Ricardo. Físico-Química. Editora Moderna. Vol.2; 6ª edição. São Paulo, 2004.
PERUZZO, Francisco Miragaia. Canto, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. Química Geral e Inorgânica. Editora Moderna. 4ª edição.