Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Os fatores que influenciam o rendimento escolar na disciplina de Química nas escolas Estaduais de Ensino Médio no bairro José Walter na cidade de Fortaleza-CE
AUTORES: Souza, C.A.G. (UECE) ; Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Pedrosa, M.R.G. (UECE)
RESUMO: A disciplina de Química é uma das que fazem parte do programa curricular do ensino
fundamental e médio. Este trabalho teve como objetivo geral estudar os dados
estatísticos sobre o rendimento escolar da disciplina de Química. Foi desenvolvida
uma pesquisa de campo em três escolas da Rede Estadual de Ensino Médio no bairro
José Walter de Fortaleza-CE. Os resultados da aplicação dos questionários foram
descrito no desenvolvimento. A análise dos dados foi expressa pela percentagem do
nível de concordância dos participantes em relação às respostas obtidas, o que
fornece uma visão panorâmica da percepção do aluno acerca da disciplina de química
no Ensino Médio. Com os dados estatísticos em estudo, deu-se para ter uma noção do
real problema que se foi observado na comunidade estudada.
PALAVRAS CHAVES: Escolas públicas; Ensino; Aprendizagem
INTRODUÇÃO: A disciplina de Química é uma das que fazem parte do programa curricular do
ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos
alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de
forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos,
as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o
aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com mundo enquanto indivíduo
e cidadão (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999).
A pesquisa respondeu o problema em questão sobre os fatores que influenciam o
rendimento escolar dos alunos na disciplina de Química. Pois conhecer esses
fatores que influenciam no aprendizado na disciplina de química, caracteriza o
papel das relações sociais e escolares nesta motivação e no processo
educacional. O foco do trabalho foi nas Escolas Estaduais no Bairro José Walter
na Cidade de Fortaleza-CE nas três séries do Ensino Médio. Tais indicadores
foram à falta de interpretação, a deficiência no raciocínio lógico dos problemas
químicos, a falta de aula prática que é uma maneira eficiente de ensinar e
melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem, as
contextualizações dos conteúdos que são de extrema importância, como fator
motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística.
O Trabalho em estudo teve como objetivo estudar os dados estatísticos sobre o
rendimento escolar da disciplina de Química dos alunos da rede pública do estado
do Ceará no bairro José Walter em Fortaleza através de uma pesquisa de campo com
a finalidade de registrar, relatar, traçar e medir os fatores em dados
estatísticos que influenciam no rendimento escolar dos alunos através dos dados
coletados.
MATERIAL E MÉTODOS: Foi desenvolvida uma pesquisa de campo que englobou todos estes fatos para
identificar o índice de rendimento escolar da disciplina de química nas três
escolas da Rede Estadual de Ensino Médio no bairro José Walter de Fortaleza-Ce
no período dos dias 26 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012 no fim do Ano Letivo
de 2011. As 19 perguntas da entrevista foram diretas e objetivas para facilitar
nas coletas de dados. A população objeto de estudo foi constituída de 662 alunos
o seja 30% da população total de 2206 alunos das três escolas estudadas: “A”,
“B” e “C”. A relação de alunos participantes ficou assim relacionada:
• Na instituição “A”, de 341 alunos- a pesquisa foi feita com 102 alunos,
ou seja, 30% de alunos dessa instituição.
• Na instituição “B” de 920 alunos- a pesquisa foi feita com 277 alunos,
ou seja, 30% também de alunos dessa instituição.
• Na instituição “C” de 945- a pesquisa foi feita com 284 alunos , ou seja
30% de alunos dessa instituição
Com o objetivo de destacar a importância dos fatores que influenciam o índice de
aprendizagem na disciplina de química nesse contexto, a pesquisa priorizou o
Método Qualitativo, com a interpretação de estudos anteriores, observando sua
postura teórica, seus valores e sua visão de mundo. Segundo Erickson (1990), a
abordagem qualitativa tem se firmado como promissora possibilidade de
investigação em pesquisas na área da educação. Afirma que uma pesquisa com essa
abordagem caracteriza-se pelo enfoque interpretativo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados mostram a insatisfação dos estudantes em relação às aulas de química
(76,92%), porém o resultado no rendimento escolar foi bom (53,84%) concordando
com o dado de que a maioria gosta da disciplina (61,53%). Para a maioria dos
estudantes (65%) afirmam que os professores indicam outros recursos didáticos e
que as três instituições pesquisadas possuem laboratório de Ciências como apoio
prático-pedagógico nas aulas de química. De acordo com 72% dos alunos eles
afirmaram que as aulas práticas ajudam na compreensão teórica do conteúdo, logo,
cabe ressaltar que esse mecanismo pedagógico vem surtindo efeitos positivos,
para formar futuros cientistas, a minoria dos alunos (57,69%) demonstrou ter
interesse em participar de algum projeto de pesquisa, porém afirmam que algumas
vezes as aulas práticas estão relacionadas ao conteúdo estudado (42,23%). E
ainda, esses alunos dizem que algumas vezes (62,30%) revisam o conteúdo estudo
em casa constatando que não possuem o hábito de estudo em casa, mas a grande
maioria não utiliza apenas o livro didático como fonte de estudo, demostrando
assim que eles têm vontade de aprender atividade (73,07%), demonstrando assim o
interesse em buscar mais informações sobre o conteúdo mesmo contrastando que
apenas (5,70%) sempre procuram ler, notícias e artigos relacionados à química.
Os alunos também tem a necessidade de trabalharem em grupo, a grande maioria
(72,60%) afirma que trabalhar em equipe ajuda na compreensão teórica da
disciplina. Um dado preocupante é a dificuldade em resolver problemas químicos
como a interpretação (39,6%) e os cálculos (38,7%), além disso, (17,9%) possuem
dificuldades nos dois. Isto significa que o professor de Química, precisa ter
uma interação maior entre a área de Linguagens e Códigos e a Matemática.
CONCLUSÕES: Ao registrar os fatores que influenciam no rendimento escolar dos alunos em
Química, foi permitido relatar cada fator de influência na aprendizagem da
disciplina, o que se pode mudar ou aperfeiçoar, pois neste trabalho os objetivos
foram alcançados.
Com os dados estatísticos em estudo, deu-se para ter uma noção do real problema
que se foi observado na comunidade estudada, contribuindo assim para traçar o
perfil dos alunos em relação à aprendizagem na Química como disciplina nas escolas
estaduais do bairro José Walter com a finalidade de melhorar o rendimento escolar
da mesma.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais – adaptações curriculares: estratégias para educação de alunos com necessidades especiais. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1999.
ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: M. C. Wittrock,
Handbook of Research on Teaching, 3. Macmillan Publishing Company, 1990:
119-158.