Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E O PIBID: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO.
AUTORES: Coelho, T.L.S. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Pimentel, I.C. (IFPI)
RESUMO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, tem o intuito de promover a melhoria da qualidade da educação básica a partir do incentivo à carreira docente. Nesse sentido, este trabalho busca ampliar o debate que envolve esse tema, discutindo a influência do referido programa na decisão do licenciando bolsita do PIBID do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, no Campus Picos, em seguir a carreira do magistério. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, aplicando-se questionários tanto para alunos bolsistas do PIBID, quanto a não bolsistas. Os dados obtidos demonstrou que o programa tem uma significativa influência na decisão dos estudantes em seguirem a carreira do magistério.
PALAVRAS CHAVES: Formação de professores ; PIBID; Carreira do magistério
INTRODUÇÃO: formação do professor. Somado isso a pouca procura de profissionais para o esnino, em especial nas áreas das ciências da natureza e da matemática, o Governo Federal vem investindo em programas que minimizem esses problemas.
Dentre alguns programas, em 2007, criou-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido a partir de parcerias entre as secretarias estaduais e municipais de educação e as Instituições Públicas de ensino superior, cujos objetivos estão pautados na elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. O programa visa ainda proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais, como Prova Brasil, ENEM, entre outras (MEC).
Nesse sentido, o Instituto Federal do Piauí- Campus Picos, preocupado em ofercer uma melhor formação aos licenciandos, a partir da proposta pedagógica dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física, incluiu o PIBID como integrante das ações institucionais que visam o atendimento com qualidade aos requisitos de formação para o desenvolvimento de competências específicas ao perfil do magistério.
Dessa forma, nosso estudo aponta para a necessidade de ampliarmos o debate acerca do PIBID e nossa contribuição perpassa pela visão do próprio bolsista em relação aos impactos do programa na própria decisão em seguir carreira na profissão do magistério.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho tem como abordagem a pesquisa qualitativa que, segundo Triviños, possibilita uma melhor abordagem para pesquisas educacionais (1987). Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido no primeiro semestre de 2012 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, no Campus Picos.
Na época da aplicação da pesquisa o total de alunos bolsistas do PIBID na instituição era 30, sendo que 15 são do curso de Licenciatura em Química e 15 do curso de Licenciatura em Física. Vale ressaltar, que devido ao sucesso e vários resultados significativos, o projeto conta hoje com 50 alunos bolsistas, sendo que 25 são do curso de licenciatura em química e 25 do curso de licenciatura em física.
Para coleta de dados aplicou-se questionários a todos os 15 estudantes que faziam parte do subprojeto do PIBID do curso de licenciatura em química, intitulado de Formação de Professores numa perspectiva reflexiva: Caminhos a Desbravar. Foram aplicados também questioários a 30 % dos estudantes que não faziam parte de tal programa, contemplando alunos matriculados em todos os módulos dos referidos cursos. Para determinar a quantidade de alunos não bolsistas do PIBID entrevistados, necessitou-se saber o total de alunos regularmente matriculados por turma em cada curso superior.
Foi desenvolvida uma análise qualitativa, comparando os resultados dos estudantes bolsistas e não bolsistas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As entrevistas dessa análise foram realizadas por intermédio de questionários com todos os bolsistas do PIBID do curso de licenciatura em química do IFPI-campus Picos, e com 30% dos alunos de cada turma não bolsistas de tal programa.
De forma geral, os resultados obtidos nas análises as entrevistas foram detalhados em dois grupos: o primeiro dos alunos bolsistas e o segundo dos não bolsistas.
Como resultados, temos que a maioria dos estudantes bolsistas do curso de licenciatura em química considerou imprescindível a participação no PIBID como parte de sua formação, por envolvê-lo na escola, tendo o programa como principal evento que os motivou a permanecer no curso e a seguir carreira no magistério, enquanto que a maioria dos estudantes não bolsistas ainda não sabe se irá abraçar ou não a carreira do magistério, o que nos leva a perceber a importância do programa na formação do estudante para concluir o curso e seguir a carreira do magistério e atuar na educação básica enquanto futuro professor de química.
CONCLUSÕES: O Brasil muito tem ainda que mudar, porém o PIBID tem-se mostrado um eficiente e eficaz programa no que diz respeito à possibilidade de ampliar a formação do licenciando para além dos muros das instituições formadoras, dando condições aos estudantes bolsistas de analisarem a realidade na qual será inserido como profissional do magistério.O programa possibilita aos estudantes bolsistas momentos de reflexão/ação/reflexão, tornando-o, já em sua formação, ator do processo educacional, tomando também para si a responsabilidade social de mudar a realidade na qual se encontram as escolas do seu país.
AGRADECIMENTOS: Primeiramente a deus e às nossas famílias, ao IFPI e ao PIBID e a professora Iracema Pimentel pela significativa orientação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em http://www.mec.gov.br. Acesso em 15/04/2012.
TRIVIÑOS, Augusto N. Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Socias: A Pesquisa Qualittiva em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.