11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA

AUTORES: Paz, C.C. (IFPI) ; Paz, G.M. (IFPI) ; Nascimento, L.F. (IFPI) ; Pinheiro, E.E.A. (IFPI) ; Silva, A.S. (IFPI) ; Silva, N.R. (IFPI)

RESUMO: O presente trabalho trata da utilização de um jogo como recurso didático no processo de ensino aprendizagem dos alunos da 2ª serie do ensino médio,uma alternativa pedagógica para trabalhar os conceitos de cinética química,tendo como objetivo avaliar a relevância da estratégia lúdica na aprendizagem dos educandos. Para isto, realizou-se uma pesquisa de avaliação de cunho qualitativo e quantitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa questionários e um jogo confeccionado para trabalhar os conceitos de cinética química. Com os resultados da pesquisa a função do recurso lúdico foi facilmente observada durante sua utilização na aula, onde obteve-se a participação ativa dos alunos na realização da atividade lúdica.

PALAVRAS CHAVES: recurso lúdico; ensino aprendizagem; cinética química

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, no Brasil, a educação tem passado por mudanças, especialmente desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB/1996) e,posteriormente, com os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs, 1999), que proporcionaram muitas reflexões a respeito de metodologias e de recursos a serem utilizados nas salas de aula (CUNHA, 2012).Segundo os PCNs (1999), diferentes métodos ativos, como a utilização de observações, experimentação, jogos, diferentes fontes textuais para obter e comparar informações, por exemplo, despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos e conferem sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Ciências Naturais apenas em um livro. Estudos de Santana (2008), Cunha(2004), Ferreira (2012), deixam explícitos que a falta da utilização de recursos didáticos que chamem a atenção dos educandos e os motivem a participarem ativamente do processo de ensino aprendizagem, é um dos fatores que contribuem para o desinteresse dos alunos nas aulas de química. Nessa perspectiva, o objetivo geral o trabalho é avaliar a utilização de um jogo como recurso lúdico no processo de ensino aprendizagem de cinética química, e os objetivos específicos são: aplicar a estratégia lúdica em uma aula de química do ensino médio, verificar possíveis contribuições da utilização do jogo para a melhor compreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo de química e avaliar a aceitação do jogo por parte dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para avaliar a relevancia do recurso lúdico no processo de ensino aprendizagem de cinética química, realizou-se uma pesquisa de avaliação de cunho qualitativo e quantitativo.O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em duas etapas, a primeira consiste na confecção do jogo para trabalhar o conteudo de cinética química, especificamente os conceitos sobre os fatores que interferem na velocidade de uma reação,o mesmo foi confeccionado através de um modelo de jogo conhecido como “Dominó atômico” do livro “Química através do lúdico” de Robaina (2008). Na segunda etapa do trabalho aplicou-se o jogo em uma turma com 34 alunos do curso Técnico Concomitante em Eletrônica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Isto foi desenvolvido em três momentos durante uma aula da disciplina de físico-química tendo a duração de 1h40min, vale ressaltar que o professor em aulas anteriores já tinha explicado o conteúdo de cinética química. No primeiro momento da aula aplicou-se um questionário para analisar os conhecimentos que os alunos possuíam sobre o conteúdo de cinética química, abordando principalmente os fatores que interferem na velocidade de uma reação e sua importância na vida profissional e cotidiana. No segundo momento utilizou-se o jogo confeccionado para os alunos recordarem o conteúdo já estudado, compreendendo de forma diferente os conceitos envolvidos na cinética química. E por último os alunos responderam um segundo questionário sobre a utilização do jogo no processo de ensino aprendizagem do conteúdo estudado por eles, como a aceitação e influência da estratégia lúdica no processo de ensino aprendizagem de cinética química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o desenvolvimento da atividade lúdica, os alunos perceberam algumas aplicações da cinética no cotidiano, e consequentemente a sua importância na vida deles. Logo, pode-se trabalhar os conceitos envolvidos no conteúdo de cinética química, mediante a aplicação do jogo que teve a interação da turma com os colegas e o professor. Como infere Castro et. al. (2011), os jogos são uma alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre professor- aluno-conhecimento, reconhecendo que estes podem proporcionar ao indivíduo um ambiente agradável, motivador, prazeroso e rico em possibilidades. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, observou-se que aproximadamente 70% dos alunos responderam que o jogo influenciou 75% na sua aprendizagem, 25% que o jogo influenciou 50%, e 5% que o jogo influenciou 100% na compreensão do conteúdo. Com isso os resultados apontam que o jogo utilizado como estratégia lúdica no ensino de química é um forte recurso didático, tendo uma grande aceitação entre os alunos.Os resultados do trabalho de pesquisa estão condizentes com os já previstos por Ferreira et. al. (2012), que no seu trabalho relata que o uso de recursos didáticos em sala de aula permite ao aluno participar do processo de construção de conhecimento, percebendo a verdadeira relação entre a teoria e a prática. Assim acredita-se que trabalhando com conceito, procedimentos e a prática na disciplina de química, a aprendizagem pode se tornar efetiva ou mais bem aceita, apresentando uma ferramenta nova que possa ser trabalhada de forma diferente do cotidiano escolar.

CONCLUSÕES: Através da utilização do jogo confeccionado baseado em modelos de jogos de Robaina (2008),foi possível os alunos recordarem e compreenderem conceitos do conteúdo de cinética química.Com os resultados da pesquisa verificou-se que o recurso lúdico foi um fator relevante na aprendizagem dos educandos,promovendo uma aprendizagem prazerosa e espontânea na compreensão de conceitos da cinética química.O jogo também pode ser confeccionado pelos alunos,sob a orientação do professor,tornando a aprendizagem mais significativa com um maior envolvimento dos educandos no processo de ensino aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFPI, ao PIBID e a turma 301 do Curso de Eletrônica desta IES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEB, 1996.BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.CASTRO, B. J. et. al. As TIC e o lúdico no Ensino de Química: potencialidades de um jogo educacional virtual. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 09 a 11 de Junho de 2011, Paraná. Anais do 3º Congresso Internacional de Educação, Paraná, 2011. CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em sala de aula.Química Nova. vol. 34, nº 2, maio 2012. _____________. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química, 12, Goiânia (Universidade Federal de Goiás; Goiás) 2004. Anais, 028, 2004.FERREIRA, Eduardo Adelino. et. al. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: auxilio nas aulas sobre tabela periódica. In: Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB, Paraíba, 2012.ROBAINA, José Vicente Lima. Química através do lúdico: brincando e aprendendo. Canoas: ULBRA, 2008.SANTANA, Eliana Moraes. Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnologia. Belo Horizonte, 2008.