Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA
AUTORES: Paz, C.C. (IFPI) ; Paz, G.M. (IFPI) ; Nascimento, L.F. (IFPI) ; Pinheiro, E.E.A. (IFPI) ; Silva, A.S. (IFPI) ; Silva, N.R. (IFPI)
RESUMO: O presente trabalho trata da utilização de um jogo como recurso didático no
processo de ensino aprendizagem dos alunos da 2ª serie do ensino médio,uma
alternativa pedagógica para trabalhar os conceitos de cinética química,tendo
como objetivo avaliar a relevância da estratégia lúdica na aprendizagem dos
educandos. Para isto, realizou-se uma pesquisa de avaliação de cunho qualitativo
e quantitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa questionários e um jogo
confeccionado para trabalhar os conceitos de cinética química. Com os resultados
da pesquisa a função do recurso lúdico foi facilmente observada durante sua
utilização na aula, onde obteve-se a participação ativa dos alunos na realização
da atividade lúdica.
PALAVRAS CHAVES: recurso lúdico; ensino aprendizagem; cinética química
INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, no Brasil, a educação tem passado por mudanças, especialmente
desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB/1996)
e,posteriormente, com os Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs, 1999), que
proporcionaram muitas reflexões a respeito de metodologias e de recursos a serem
utilizados nas salas de aula (CUNHA, 2012).Segundo os PCNs (1999), diferentes
métodos ativos, como a utilização de observações, experimentação, jogos,
diferentes fontes textuais para obter e comparar informações, por exemplo,
despertam o interesse dos estudantes pelos conteúdos e conferem sentidos à
natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Ciências Naturais
apenas em um livro. Estudos de Santana (2008), Cunha(2004), Ferreira (2012),
deixam explícitos que a falta da utilização de recursos didáticos que chamem a
atenção dos educandos e os motivem a participarem ativamente do processo de
ensino aprendizagem, é um dos fatores que contribuem para o desinteresse dos
alunos nas aulas de química. Nessa perspectiva, o objetivo geral o trabalho é
avaliar a utilização de um jogo como recurso lúdico no processo de ensino
aprendizagem de cinética química, e os objetivos específicos são: aplicar a
estratégia lúdica em uma aula de química do ensino médio, verificar possíveis
contribuições da utilização do jogo para a melhor compreensão dos conceitos
envolvidos no conteúdo de química e avaliar a aceitação do jogo por parte dos
alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: Para avaliar a relevancia do recurso lúdico no processo de ensino aprendizagem
de cinética química, realizou-se uma pesquisa de avaliação de cunho qualitativo
e quantitativo.O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em duas etapas, a
primeira consiste na confecção do jogo para trabalhar o conteudo de cinética
química, especificamente os conceitos sobre os fatores que interferem na
velocidade de uma reação,o mesmo foi confeccionado através de um modelo de jogo
conhecido como “Dominó atômico” do livro “Química através do lúdico” de Robaina
(2008). Na segunda etapa do trabalho aplicou-se o jogo em uma turma com 34
alunos do curso Técnico Concomitante em Eletrônica, do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI. Isto foi desenvolvido em três
momentos durante uma aula da disciplina de físico-química tendo a duração de
1h40min, vale ressaltar que o professor em aulas anteriores já tinha explicado o
conteúdo de cinética química. No primeiro momento da aula aplicou-se um
questionário para analisar os conhecimentos que os alunos possuíam sobre o
conteúdo de cinética química, abordando principalmente os fatores que interferem
na velocidade de uma reação e sua importância na vida profissional e cotidiana.
No segundo momento utilizou-se o jogo confeccionado para os alunos recordarem o
conteúdo já estudado, compreendendo de forma diferente os conceitos envolvidos
na cinética química. E por último os alunos responderam um segundo questionário
sobre a utilização do jogo no processo de ensino aprendizagem do conteúdo
estudado por eles, como a aceitação e influência da estratégia lúdica no
processo de ensino aprendizagem de cinética química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o desenvolvimento da atividade lúdica, os alunos perceberam algumas
aplicações da cinética no cotidiano, e consequentemente a sua importância na
vida deles. Logo, pode-se trabalhar os conceitos envolvidos no conteúdo de
cinética química, mediante a aplicação do jogo que teve a interação da turma com
os colegas e o professor. Como infere Castro et. al. (2011), os jogos são uma
alternativa viável e interessante para aprimorar as relações entre professor-
aluno-conhecimento, reconhecendo que estes podem proporcionar ao indivíduo um
ambiente agradável, motivador, prazeroso e rico em possibilidades. De acordo com
os resultados obtidos na pesquisa, observou-se que aproximadamente 70% dos
alunos responderam que o jogo influenciou 75% na sua aprendizagem, 25% que o
jogo influenciou 50%, e 5% que o jogo influenciou 100% na compreensão do
conteúdo. Com isso os resultados apontam que o jogo utilizado como estratégia
lúdica no ensino de química é um forte recurso didático, tendo uma grande
aceitação entre os alunos.Os resultados do trabalho de pesquisa estão
condizentes com os já previstos por Ferreira et. al. (2012), que no seu trabalho
relata que o uso de recursos didáticos em sala de aula permite ao aluno
participar do processo de construção de conhecimento, percebendo a verdadeira
relação entre a teoria e a prática. Assim acredita-se que trabalhando com
conceito, procedimentos e a prática na disciplina de química, a aprendizagem
pode se tornar efetiva ou mais bem aceita, apresentando uma ferramenta nova que
possa ser trabalhada de forma diferente do cotidiano escolar.
CONCLUSÕES: Através da utilização do jogo confeccionado baseado em modelos de jogos de Robaina
(2008),foi possível os alunos recordarem e compreenderem conceitos do conteúdo de
cinética química.Com os resultados da pesquisa verificou-se que o recurso lúdico
foi um fator relevante na aprendizagem dos educandos,promovendo uma aprendizagem
prazerosa e espontânea na compreensão de conceitos da cinética química.O jogo
também pode ser confeccionado pelos alunos,sob a orientação do professor,tornando
a aprendizagem mais significativa com um maior envolvimento dos educandos no
processo de ensino aprendizagem.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao IFPI, ao PIBID e a turma 301 do Curso de Eletrônica desta IES.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEB, 1996.BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.CASTRO, B. J. et. al. As TIC e o lúdico no Ensino de Química: potencialidades de um jogo educacional virtual. In: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 09 a 11 de Junho de 2011, Paraná. Anais do 3º Congresso Internacional de Educação, Paraná, 2011. CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em sala de aula.Química Nova. vol. 34, nº 2, maio 2012. _____________. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química, 12, Goiânia (Universidade Federal de Goiás; Goiás) 2004. Anais, 028, 2004.FERREIRA, Eduardo Adelino. et. al. Aplicação de jogos lúdicos para o ensino de química: auxilio nas aulas sobre tabela periódica. In: Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia da UEPB, Paraíba, 2012.ROBAINA, José Vicente Lima. Química através do lúdico: brincando e aprendendo. Canoas: ULBRA, 2008.SANTANA, Eliana Moraes. Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Anais do Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnologia. Belo Horizonte, 2008.