11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: FEIRA AMBIENTAL COMO CONSCIENTIZAÇÃO E ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

AUTORES: Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Fontinele, C.M. (UFPI) ; Cunha, C.P. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Siqueira Neto, E. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Sousa, J.R.S. (UFPI) ; Silva, M.A. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Oliveira, W.V. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI)

RESUMO: O trabalho desenvolvido pelos monitores do PIBID Química com os alunos da 3ª serie do ensino médio noturno da Unidade Escolar Professor Joca Vieira, objetivando despertar-los o interesse e a conscientização em relação às questões ambientais que os resíduos produzidos podem causar. Além de buscar alternativas para amenizar esses efeitos, como a reciclagem, a reutilização, a arborização e o conhecimento das fontes de energia. Para tanto, foi utilizado a feira ambiental como estratégia para alcançar os objetivos propostos. Desta forma tornou-se possível a conscientização tanto dos alunos que participaram da elaboração do trabalho quanto dos que prestigiaram a feira.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; química; meio ambiente

INTRODUÇÃO: A sociedade produz enormes quantidades de resíduo. Estima-se que o Brasil produz diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo. Esta grande quantidade de lixo quando não tem um destino causa enormes prejuízos ao meio ambiente exigindo da sociedade uma discussão sucinta sobre a questão. Os PCNs (BRASIL,1999;2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) destacam que a contextualização sócio-histórica é um fator importante para o ensino de química preocupado com a formação para a cidadania. Além disso, defendem a abordagem de temas sociais do cotidiano do aluno dissociados da teoria, e tampouco utilizados como meros elementos motivacionais ou Ilustrativos (BRASIL, 2006). Uma alternativa para uma discussão a cerca da problemática é promover esses momentos dentro do ambiente escolar, uma vez que esta é responsável por instruir os cidadãos que terão participação efetiva na sociedade do futuro. Para alcançar esse objetivo várias estratégias podem ser adotadas. Uma dessas estratégias pode ser a Feira Ambiental, em que o aluno é provocado e estimulado a desencadear ações e discussões em torno da questão ambiental provocado pela grande quantidade de lixo produzido quais sejam: questões econômicas, sociais, políticas e culturais. O presente trabalho teve como objetivo estimular, conscientizar e informar os alunos dos destinos dos resíduos, sua reutilização, reciclagem e a conseqüência que estes trazem ao meio ambiente quando não tratados adequadamente.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Química na Unidade Escolar Professor Joca Vieira com os alunos do 3º série do Ensino Médio. Inicialmente foi dividido um tema sobre o meio ambiente para cada turma, os quais foram subdividas da seguinte forma: Reciclagem (Vidro e metal, Papel e plástico, Pilhas e baterias, Coleta seletiva e Produção de materiais de limpeza); Fontes renováveis e não renováveis de energia (Eólica, Solar, Biodiesel e Petróleo); Poluição e meio ambiente (Água do Rio Poty, Solo e Ar). Em seguida uma data foi estabelecida para que cada grupo apresentasse os resultados das pesquisas as quais foram direcionados, assim como suas opiniões sobre como o trabalho seria desenvolvido. Após esta etapa os alunos organizaram a apresentação que foi realizada na própria escola e teve como público alvo os demais alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos foram observados durante todo o processo de elaboração, desenvolvimento e realização da feira ambiental os quais em um primeiro momento não demonstraram muito interesse uma vez que eram habituados a uma metodologia essencialmente conteudista. Após algumas visitas às turmas, houve divisão dos grupos e dos subtemas, onde os alunos realizaram discussões e foram propostas algumas formas de desenvolver o tema que cada grupo ficou responsável, dessa forma puderam implementar suas próprias idéias, passando assim a demonstrar interesse, pois se depararam com uma metodologia diferente da qual o professor utilizava em sala.

CONCLUSÕES: Com a realização do trabalho foi possível observar um maior interesse e participação dos alunos em relação aos conteúdos de química, além de despertar neles uma conscientização em relação ao destino do lixo, da poluição do meio ambiente e o conhecimento das fontes de energia, bem como transmitiram a conscientização adquirida para os demais alunos que prestigiaram o trabalho desenvolvido.

AGRADECIMENTOS: CAPES,PIBID,UFPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico; PCN: ensino médio, Brasília, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico; PCN+ Ensino Médio: orientações curriculares complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v.2. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília. SEB, 2006

DREWS, Franciele. Abordagem de temáticas ambientais no ensino de química: um olhar sobre textos destinados ao professor da escola básica. Florianópolis, 2011.

FONSECA, M.R.M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. São Paulo: FTD, 2010.

SCARPATO, M. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.