Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: FEIRA AMBIENTAL COMO CONSCIENTIZAÇÃO E ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
AUTORES: Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Fontinele, C.M. (UFPI) ; Cunha, C.P. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Siqueira Neto, E. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Sousa, J.R.S. (UFPI) ; Silva, M.A. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Oliveira, W.V. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI)
RESUMO: O trabalho desenvolvido pelos monitores do PIBID Química com os alunos da 3ª
serie do ensino médio noturno da Unidade Escolar Professor Joca Vieira,
objetivando despertar-los o interesse e a conscientização em relação às questões
ambientais que os resíduos produzidos podem causar. Além de buscar alternativas
para amenizar esses efeitos, como a reciclagem, a reutilização, a arborização e
o conhecimento das fontes de energia.
Para tanto, foi utilizado a feira ambiental como estratégia para alcançar os
objetivos propostos. Desta forma tornou-se possível a conscientização tanto dos
alunos que participaram da elaboração do trabalho quanto dos que prestigiaram a
feira.
PALAVRAS CHAVES: PIBID; química; meio ambiente
INTRODUÇÃO: A sociedade produz enormes quantidades de resíduo. Estima-se que o Brasil produz
diariamente cerca de 240 mil toneladas de lixo. Esta grande quantidade de lixo
quando não tem um destino causa enormes prejuízos ao meio ambiente exigindo da
sociedade uma discussão sucinta sobre a questão.
Os PCNs (BRASIL,1999;2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio
(BRASIL, 2006) destacam que a contextualização sócio-histórica é um fator
importante para o ensino de química preocupado com a formação para a cidadania.
Além disso, defendem a abordagem de temas sociais do cotidiano do aluno
dissociados da teoria, e tampouco utilizados como meros elementos motivacionais
ou Ilustrativos (BRASIL, 2006).
Uma alternativa para uma discussão a cerca da problemática é promover esses
momentos dentro do ambiente escolar, uma vez que esta é responsável por instruir
os cidadãos que terão participação efetiva na sociedade do futuro. Para alcançar
esse objetivo várias estratégias podem ser adotadas.
Uma dessas estratégias pode ser a Feira Ambiental, em que o aluno é provocado e
estimulado a desencadear ações e discussões em torno da questão ambiental
provocado pela grande quantidade de lixo produzido quais sejam: questões
econômicas, sociais, políticas e culturais.
O presente trabalho teve como objetivo estimular, conscientizar e informar os
alunos dos destinos dos resíduos, sua reutilização, reciclagem e a conseqüência
que estes trazem ao meio ambiente quando não tratados adequadamente.
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência) Química na Unidade Escolar Professor Joca Vieira
com os alunos do 3º série do Ensino Médio. Inicialmente foi dividido um tema
sobre o meio ambiente para cada turma, os quais foram subdividas da seguinte
forma: Reciclagem (Vidro e metal, Papel e plástico, Pilhas e baterias, Coleta
seletiva e Produção de materiais de limpeza); Fontes renováveis e não renováveis
de energia (Eólica, Solar, Biodiesel e Petróleo); Poluição e meio ambiente (Água
do Rio Poty, Solo e Ar).
Em seguida uma data foi estabelecida para que cada grupo apresentasse os
resultados das pesquisas as quais foram direcionados, assim como suas opiniões
sobre como o trabalho seria desenvolvido.
Após esta etapa os alunos organizaram a apresentação que foi realizada na
própria escola e teve como público alvo os demais alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos foram observados durante todo o processo de elaboração, desenvolvimento
e realização da feira ambiental os quais em um primeiro momento não demonstraram
muito interesse uma vez que eram habituados a uma metodologia essencialmente
conteudista.
Após algumas visitas às turmas, houve divisão dos grupos e dos subtemas, onde os
alunos realizaram discussões e foram propostas algumas formas de desenvolver o
tema que cada grupo ficou responsável, dessa forma puderam implementar suas
próprias idéias, passando assim a demonstrar interesse, pois se depararam com uma
metodologia diferente da qual o professor utilizava em sala.
CONCLUSÕES: Com a realização do trabalho foi possível observar um maior interesse e
participação dos alunos em relação aos conteúdos de química, além de despertar
neles uma conscientização em relação ao destino do lixo, da poluição do meio
ambiente e o conhecimento das fontes de energia, bem como transmitiram a
conscientização adquirida para os demais alunos que prestigiaram o trabalho
desenvolvido.
AGRADECIMENTOS: CAPES,PIBID,UFPI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico; PCN: ensino médio, Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico; PCN+ Ensino Médio: orientações curriculares complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v.2. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília. SEB, 2006
DREWS, Franciele. Abordagem de temáticas ambientais no ensino de química: um olhar sobre textos destinados ao professor da escola básica. Florianópolis, 2011.
FONSECA, M.R.M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. São Paulo: FTD, 2010.
SCARPATO, M. Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.