11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS.

AUTORES: Nunes Chaves, J. (UEMA) ; Cunha e Silva, M.C. (UEMA) ; de Oliveira Lopes, T. (UEMA)

RESUMO: A formação continuada é componente essencial da profissionalização do professor, mostrando-se insuficiente para proporcionar todos os elementos imprescindíveis a uma prática docente consistente. O objetivo foi analisar como acontece a formação continuada dos professores de Química das escolas da rede estadual, na cidade de Caxias-Maranhão. Foram entrevistados 11 professores de Química de escolas de nível médio da rede estadual. Resultados obtidos: muitos são os desafios no que se refere educação permanente dos educadores, como as dificuldades sócio-econômicas da classe de professores, a falta de tempo em função da exaustiva jornada de trabalho, além da pouca oferta de cursos de formação continuada. Entretanto a maior dificuldade é o número de horas dedicadas ao exercício da docência.

PALAVRAS CHAVES: docentes; formação de professores; formação continuada

INTRODUÇÃO: A formação continuada deve ter como alicerce uma base pedagógica, que permita a atualização e ampliação do conhecimento científico-educacional, e uma base político-profissional que inclua estratégias de reformulação das condições da profissão docente.Todavia, para muitos educadores, tais desafios são agravados por deficiências em suas licenciaturas, pois a rapidez com que os conceitos se ampliam e surgem novas tecnologias faz com que a formação do professor possa ser considerada “obsoleta” poucos anos após sua graduação (LIMA E VASCONCELOS, 2006). Em virtude disso, verifica-se a necessidade de implementar programas que tenham como objetivo oferecer uma contínua formação aos docentes, que lhes permitam exercer eficazmente a sua função, possibilitando mudanças e/ou melhorias no ensino de Ciências e, em particular, no ensino de Química.Nessa perspectiva, pode se ressaltar que a formação continuada é um instrumento necessário para desenvolver uma ação educativa capaz de preparar os discentes para a compreensão e transformação positiva e crítica da sociedade em que vive. Em razão disso, traremos com esta pesquisa a proposta de investigar como vem acontecendo a formação continuada dos professores de Química do Ensino Médio, das escolas da rede estadual de ensino de Caxias - MA, enfatizando as possibilidades e os desafios referentes a essa formação. Na elaboração da pesquisa, aplicou-se um questionário a dez (10) professores de Química atuantes nas referidas instituições.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa é descritiva, tendo como alicerce a abordagem quantitativa. Em referência a pesquisa descritiva, conforme Gil (2008), esta tem como objetivo a descrição das características de uma população, fenômeno ou de uma experiência. A pesquisa foi realizada na cidade de Caxias situada na Região do Leste maranhense, tendo como campo de pesquisa 10(dez) escolas da rede pública estadual da referida cidade. Para realizar o levantamento de dados optou-se por aplicar um questionário aos sujeitos da pesquisa que teve como público-alvo dez (10) professores de Química. Após o levantamento dos dados, estes foram tabulados e transformados para a forma percentual e construídos gráficos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em referência à formação dos professores em cursos de pós-graduação foi observado que 50% dos professores têm formação em nível de especialização, 10% em nível de especialização e mestrado, 10% possui apenas mestrado e 30% não cursou qualquer tipo de pós-graduação. Embora, metade dos professores tenha curso de especialização, é expressivo o número de docentes que não cursou qualquer tipo de pós-graduação. Segundo Ribeiro (2008), esse tipo de formação é uma busca individual e de aperfeiçoamento pessoal da profissão. O fato dos professores buscarem ampliar os seus conhecimentos, através dos cursos de latu sensu e stricto senso, é algo que merece destaque, pois evidencia a preocupação dos professores com a formação continuada. Contudo, deve ser salientado, que muitos realizam esses cursos apenas como objetivo de ascensão profissional, e, por conseguinte, para uma melhoria salarial, realidade esta que também está presente no meio educacional, como em quaisquer outras áreas profissionais (MALACARNE, 2011).Ao serem questionados “quais as dificuldades para participar de encontros de formação continuada”, 30% dos envolvidos na pesquisa responderam ser por questões “financeiras”, enquanto 70% mencionaram à ausência de “tempo” como um obstáculo para formação continuada. Diante da participação em programas de formação contínua, os professores enfrentam dificuldades como falta de recursos financeiros e a ausência de tempo. Entretanto, a última opção revelou- se como a maior dificuldade enfrentada pelos docentes, o que está em consonância com a carga horária de trabalho exaustiva que a maioria desses educadores possui. Para Ribeiro (2006), essa jornada alucinante de trabalho é conseqüência da baixa remuneração salarial dos docentes.

CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, muitos são os desafios no que se refere educação permanente dos educadores. Esses consistem em dificuldades sócio- econômicas da classe de professores, a ausência de tempo. Entretanto, deve ser ressaltado que a maior dificuldade é o número de horas dedicadas ao exercício docente que além de comprometer a prática pedagógica desses professores, implica em falta de tempo para qualificação desejada. Esse trabalho que são inúmeros os desafios a serem enfrentados, para que a formação contínua seja algo recorrente no cotidiano desses educadores.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias. Análise da metodologia de. Ensaio: aval. pol. públ. Educ, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p.397-412, jul./set. 2006.

MALACARNE, Vilmar. Os professores de química, física e biologia: desafios na formação, desafios na atuação.Travessias, p. 526-546.Disponível em< http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_008/Educa%C3%A7%C3%A3o%20PDFs/Vilmar%20Malacarne%20PRONTO.pdf>Acesso em: 02/06/11


RIBEIRO, Ana Claudia de Freitas. Escola como tempo e espaço na formação continuada para a inclusão escolar: o instituído e o instituinte. 2008. 68 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal De Santa Maria, Santa Maria, 2008.