Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: MATERIAIS REUTILIZÁVEIS: UMA PROPOSTA INTERATIVA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL DO ENSINO DA QUÍMICA NA SALA DE AULA
AUTORES: Silva, V.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Nunes, E.P. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Souza, J.N.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Silva, C.M. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Barbosa, L.R.D. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Nazário, M.A. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Dias, M.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Santos, R.M.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Sá, S.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Leal, T.T.A. (IF SERTÃO PE Campus Floresta)
RESUMO: O projeto Materiais Reutilizáveis: uma proposta interativa da prática experimental
do ensino da Química na sala de aula tem o intuito de reforçar os conhecimentos
adquiridos, bem como explicitar novas aprendizagens. Esta atividade didática teve
como objetivo mostrar para o colegiado da referida escola as diversas utilidades
que alguns materiais considerados inutilizáveis podem adquirir, e despertar a
curiosidade e o interesse em estudar a química, ajudando assim a desmistificar o
fato de essa matéria ser uma disciplina chata e complicada. O conhecimento
relacionado à Química Verde se mostra de fundamental importância para a melhoria
da qualidade de vida das pessoas através de ações conscientes e sustentáveis.
PALAVRAS CHAVES: Química verde; materiais reutilizáveis; experiências qúimicas
INTRODUÇÃO: Uma das principais preocupações dos professores de química na atualidade é
desmistificar a química, que é vista por grande parte dos alunos em especial do
ensino médio como sendo uma disciplina cansativa e complexa, Contudo sabe-se que
grande parte dos docentes possui dificuldade em trabalhar a referida disciplina
de forma experimental, o que de certa forma, torna os conceitos químicos muito
mais complicados do que na realidade são, pois é imprescindível para
aprendizagem de inúmeras fórmulas, e propriedades a relação desses conteúdos com
a forma natural que ocorrem na natureza. Segundo o Centro de Gestão e Estudos
Estratégicos–GGE, a “Química verde, química ambiental ou química para o
desenvolvimento sustentável é um campo emergente que tem como objetivo final
conduzir as ações científicas e/ou processos industriais ecologicamente
corretos”. Nesse contexto foi desenvolvido o projeto Materiais Reutilizáveis:
uma proposta interativa da prática experimental do ensino da Química na sala de
aula, utilizando materiais reutilizáveis na Escola Municipal Major João Noves
Floresta-PE, por alunos do 3° período do Curso de Licenciatura em Química do IF
SERTÃO-PE- Campus Floresta.
Entretanto, verificamos que, a realidade das escolas estaduais e municipais não
oferece ao professor matérias necessários para uma aula mais dinâmica. Levando
em consideração essa problemática, utilizar materiais alternativos para
substituir vidrarias e reagentes, além de trabalhar o respeito à natureza o
docente poderá levar para sala de aula a atividade experimental que permitam ao
estudante uma compreensão de como a química se constrói e se desenvolve.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi conduzido na Escola Municipal Major João Novaes, no município de
Floresta – PE com alunos do 9° ano do ensino fundamental e EJA, por alunos do 3º
período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta.
No projeto Materiais Reutilizáveis: uma proposta interativa da prática
experimental do ensino da Química na sala de aula foi incluída no contexto do
mesmo, conteúdos já vivenciados na sala de aula no intuito de reforçar os
conhecimentos adquiridos, bem como explicitar novas aprendizagens. Como
materiais foram utilizados produtos do cotidiano reutilizáveis tais como:
garrafas pet, garrafas de vidro, copos de extratos de tomate, capas de cd, óleo
de fritura reutilizado, extintor para adquirir gelo seco, sonrisal, meias,
tecidos de cetim, água, fio de nylon, vela (parafina), prato de vidro, e
algodão. Várias ações foram desenvolvidas como pesquisa bibliográfica,
entrevistas, exposição de experiências, apresentações artísticas com os quatro
elementos da natureza (ar, água, fogo, terra), debates e seminários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação destas atividades didáticas romperam vários paradigmas a respeito da
visão dos alunos presentes com relação à química, apresentando para os mesmos esse
mundo “mágico” de experiências e fenômenos presentes no cotidiano. Dessa forma,
percebeu-se que houve uma grande interação com as experiências por parte dos
discentes, pois estes se mostraram bastantes entusiasmados, em relação aos
conteúdos abordados, (Gases, densidade, reações químicas, termodinâmica, ácidos e
base, separações de misturas). É importante ressaltar, que, este projeto, possui
ações continuativas.
CONCLUSÕES: A execução do projeto Materiais Reutilizáveis: uma proposta interativa da prática
experimental do ensino da Química na sala de aula, mostrou para o colegiado local
da Escola Municipal Major João Novaes como desenvolver experiências químicas
utilizando materiais e reagentes do cotidiano, e promoveu um debate, ressaltando a
preocupação em não agravar os problemas ambientais com o descarte de resíduos
sólidos nas ruas. Nesse contexto contribuiu-se também para despertar o gosto pela
química nos alunos que se faziam presentes.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a “Deus”,detentor único de todo o saber universal, ao IF
SERTÃO-PE Campus Floresta, e a Escola Municipal Major João Novaes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Química verde no Brasil: 2010-2030 - Ed. rev. e atual. - Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.