Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A EaD e a formação de professores de química no Polo da UAB Professor Possidônio Queiroz
AUTORES: Fernandes Lima, H. (CEAD-UFPI) ; Cordeiro Gales, G. (UESPI)
RESUMO: Este trabalho apresenta as principais contribuições da EaD para a formação de professores de química no Polo de Apoio Presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em Oeiras/PI. Foram entrevistados acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Química que estão cursando o sexto período na modalidade a distância, tutores e a coordenadora do polo, utilizando questionários com questões abertas e fechadas. Por estar distante de centros universitários que oferecem o curso de Licenciatura em Química há na região uma carência de profissionais formados na área. A educação a distância está contribuindo para que essa problemática seja amenizada não apenas na sede do polo, estendendo-se também às cinco cidades onde residem esses futuros professores de química.
PALAVRAS CHAVES: EaD; Formação de Professores; Química
INTRODUÇÃO: Há uma carência exorbitante de professores de Química em todo o Brasil. Dados do Censo Escolar 2009 mostram que 152.454 profissionais da educação ministram aulas sem a formação adequada para alunos do ensino médio nas cinco regiões do país (MORELLI, 2010). A realidade não é distinta nas cidades alcançadas pelo Polo de Apoio Presencial Prof. Possidônio Queiroz simplesmente por que na região não há Instituição de Ensino Superior que oferte o curso de Lic. em Química deixando os discentes a mercês de um ensino feito por um profissional da educação sem a formação adequada. A EaD se apresenta como “ ... uma modalidade de ensino e aprendizagem possibilitada pela mediação de suportes tecnológicos digitais e de rede, seja esta inserida em sistema de ensino presencial, misto ou completamente realizada por meio da distância física ( ALVES, 2003). De acordo com Correia (2007,p. 9 - 10), a EaD tem sido uma alternativa de ensino aprendizagem, em um cenário marcado pelas dificuldades de acesso da população ao ensino formal e pelas altas taxas de defasagem da escolarização e analfabetismo. O objetivo deste trabalho é relatar a contribuição da EaD para a formação de professores de química na região do Polo de apoio Presencial Prof. Possidônio Queiroz que de forma significativa e imediata está suprindo uma parcela da carência de docentes nessa área.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliográficas e de campo. Para a pesquisa de campo optou-se pela aplicação de questionário aos acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química na modalidade EaD do Polo de Apoio Presencial Prof. Possidônio Queiroz que tem sede em Oeiras, tutores que atuam na turma e a coordenadora do referido polo. Os questionários elaborados tinham questões fechadas, para coleta de informações que requerem dados mais precisos, e abertas, que fornecem informações mais ricas e variadas quanto à temática em estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram entrevistados 14 acadêmicos do curso de química na modalidade EaD do Polo dos quais 50% já atuam como professores de química em escolas de Ensino Médio. É consenso entre eles que a EaD está contribuindo de forma significativa para a formação profissional e realização pessoal de cada um deles bem como para a formação dos cidadãos da sociedade em que estão inseridos.50% dos entrevistados afirmam que a implantação do curso de química na modalidade EaD em Oeiras possibilitou a permanência deles em suas regiões sem terem que se deslocar para os grandes centros urbanos em busca de um curso de graduação de qualidade. Foram unânimes ao afirmar que o ensino aprendizagem não fica comprometido por conta da modalidade de ensino em que é ofertado e que se sentem preparados para exercer o magistério apenas com preocupação ao associar teoria e prática em sala de aula. Para Maldaner (2003), a parte experimental da ciência química, que costuma ser pobre nos cursos de licenciatura, pode trazer complicação na formação dos professores de Química, pois o professor sente-se inseguro para propor práticas que sejam adequadas ao Ensino Médio, resultando num ensino pautado pela memorização de conteúdos isolados e abstratos. Para os tutores, o aprendizado online estimula o pensamento crítico – reflexivo dos estudantes, os conteúdos específicos ministrados no curso são os mesmos de um curso presencial com a vantagem de o aluno do curso à distância ter mais recursos e informações sempre atualizadas que poderão ser bem aproveitadas, favorecendo a formação profissional dos mesmos. Para a coordenação do Polo, a grande contribuição da EaD para a região está na oferta de cursos que carecem de profissionais no mercado de trabalho como é o caso de química.
CONCLUSÕES: Com base nos resultados apresentados pelos questionários, pode- se concluir que a EaD tem contribuído para a formação pessoal e profissional de professores de química na região do polo de apoio presencial. Esses novos professores já estão incluídos no mercado de trabalho ajudando a sanar parte da carência de profissionais na área. Com o curso de licenciatura em química na modalidade à distância nesse polo muito jovens têm a possibilidade de fazer um curso de graduação de qualidade sem que necessitem dirigir-se aos grandes centros urbanos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. EaD: Limites e possibilidades. In: Educação a Distância: uma nova concepção de aprendizagem e interatividade. São Paulo: Futura, 2003.
CORRÊA, Juliane (Org). Educação a distância: orientações metodológicas. Porto Alegre: Artmed, 2007.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estatísticas dos Professores no Brasil. Ministério da Educação (MEC), 2003.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química. – 2ª ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003
MORELI, Silvana. Professores Leigos crescem 35% em dois anos. Disponível em: <http://silmoreli.blogspot.com/2010/05/formacao-de-professores-inep-aponta-que.html>. Acesso em: 15 maio de 2013.