11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: COMPOSTAGEM: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Pedrosa, M. (UECE) ; Guerra, M. (UECE) ; Souza, C. (UECE) ; Lima, I. (UECE) ; Pereira, C. (UECE)

RESUMO: O projeto sobre compostagem realizado na EEEP Joaquim Antônio Albano surge da necessidade de propor um destino mais viável para os resíduos sólidos gerados diariamente, assim como, diminuir a quantidades de resíduos que serão levados aos lixões. Como os resíduos orgânicos correspondem a 60% do lixo total urbano, a alternativa mais eficiente a ser empregada é a redução do volume que são destinados aos aterros sanitários. A compostagem é um processo natural de decomposição da matéria, esse processo gera um composto que pode ser utilizado como fertilizante de solos. Desta forma, esse trabalho incentiva a participação dos alunos na redução desses resíduos e desenvolve uma consciência ambiental.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental; compostagem; meio ambiente

INTRODUÇÃO: A gestão e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), comumente denominados lixo, constituem grandes problemas a serem enfrentados pela humanidade. No Brasil, este é um problema de grande dimensão ante o enorme volume gerado e a forma, na maioria das vezes inadequada, em que o resíduo tem sido gerenciado e disposto (Carvalho et al., 2006). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas IBGE (2000) indicam que 76% do lixo coletado no país cerca de 20 milhões de toneladas por ano são jogados a céu aberto. Restos orgânicos, sobretudo de alimentos e papéis sanitários, compõem 60%desses despejos, enquanto que nos países desenvolvidos, os restos orgânicos representam apenas 10%. Segundo Gripii (2001), a compostagem é um processo biológico de decomposição de matéria orgânica que pode ser de origem animal ou vegetal. Este processo tem como resultado um produto que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características produtivas, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O objetivo desse trabalho foi proporcionar aulas experimentais com problemas atuais e do cotidiano dos alunos articulando-os com a temática ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia desse projeto consistiu em primeiro lugar na conscientização dos alunos sobre a necessidade da preservação ambiental com temas abordados em sala. Os resíduos gerados na cantina da EEEP Joaquim Antonio Albano foram recolhidos por uma semana, separados e preparados para colocar no composto. Os resíduos foram dispostos em pilhas. A construção da pilha iniciou-se com uma camada de material vegetal seco com folhas, troncos e galhos picados recolhidos na própria escola. A segunda camada, foi composta por restos dos alimentos, grama e esterco. Novamente, depositamos material seco, seguida por outra camada de alimentos, grama e esterco e assim sucessivamente até completar a composteira. O material permaneceu em repouso por alguns dias. Após, foi feito o envolvimento da pilha. O processo foi acompanhado durante 90 dias por uma turma de 35 alunos do 2° ano do ensino médio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram realizadas aulas expositivas com o intuito de esclarecer a cerca dos problemas ambientais causados pela produção e descartes do lixo domiciliar. Alertar sobre o consumo desenfreado dos recursos naturais e contribuir com atitudes ecologicamente corretas para reduzir a agressão ao meio ambiente. Durante o período de formação do composto foi possível observar o processo de decomposição da matéria orgânica. O resultado observado nos garantiu a capacidade da composteira e a análise periódica da temperatura nos permitiu constatar as condições necessárias para a decomposição da matéria orgânica. O material obtido da composteira mostrou-se fértil para a manutenção da horta da escola.

CONCLUSÕES: Através do projeto de compostagem realizado na EEEP Joaquim Antonio Albano foi possível sensibilizar a escola com relação ao desperdício e a importância de encontrar alternativas de reduzir e destinar o material orgânico corretamente. Através desse projeto, a escola pode conhecer alternativas menos impactantes para o meio ambiente e puderam vivenciar a transformação do resíduo orgânico em um composto fértil. Este trabalho transmitiu a todos os envolvidos conceitos e valores sobre a preservação do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A. L.; MATOS, A. T.; HAMAKAWA, P. J.;AZEVEDO, R. F. Produção de percolado por resíduos sólidos urbanos de diferentes idades, na presença de resíduos da construção civil e sob recirculação. Engenharia na Agricultura, v.14, n.2, p.131-138, 2006.GRIPII, S .Lixo Reciclagem e sua História: guia para as prefeituras brasileiras. Rio de Janeiro: Interciência, 2001