Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: COMPOSTAGEM: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Pedrosa, M. (UECE) ; Guerra, M. (UECE) ; Souza, C. (UECE) ; Lima, I. (UECE) ; Pereira, C. (UECE)
RESUMO: O projeto sobre compostagem realizado na EEEP Joaquim Antônio Albano surge da
necessidade de propor um destino mais viável para os resíduos sólidos gerados
diariamente, assim como, diminuir a quantidades de resíduos que serão levados aos
lixões. Como os resíduos orgânicos correspondem a 60% do lixo total urbano, a
alternativa mais eficiente a ser empregada é a redução do volume que são
destinados aos aterros sanitários. A compostagem é um processo natural de
decomposição da matéria, esse processo gera um composto que pode ser utilizado
como fertilizante de solos. Desta forma, esse trabalho incentiva a participação
dos alunos na redução desses resíduos e desenvolve uma consciência ambiental.
PALAVRAS CHAVES: educação ambiental; compostagem; meio ambiente
INTRODUÇÃO: A gestão e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), comumente
denominados lixo, constituem grandes problemas a serem enfrentados pela
humanidade. No Brasil, este é um problema de grande dimensão ante o enorme
volume gerado e a forma, na maioria das vezes inadequada, em que o resíduo tem
sido gerenciado e disposto (Carvalho et al., 2006). Dados do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatísticas IBGE (2000) indicam que 76% do lixo
coletado no país cerca de 20 milhões de toneladas por ano são jogados a céu
aberto. Restos orgânicos, sobretudo de alimentos e papéis sanitários, compõem
60%desses despejos, enquanto que nos países desenvolvidos, os restos orgânicos
representam apenas 10%. Segundo Gripii (2001), a compostagem é um processo
biológico de decomposição de matéria orgânica que pode ser de origem animal ou
vegetal. Este processo tem como resultado um produto que pode ser aplicado no
solo para melhorar suas características produtivas, sem ocasionar riscos ao meio
ambiente. O objetivo desse trabalho foi proporcionar aulas experimentais com
problemas atuais e do cotidiano dos alunos articulando-os com a temática
ambiental.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia desse projeto consistiu em primeiro lugar na conscientização dos
alunos sobre a necessidade da preservação ambiental com temas abordados em sala.
Os resíduos gerados na cantina da EEEP Joaquim Antonio Albano foram recolhidos
por uma semana, separados e preparados para colocar no composto. Os resíduos
foram dispostos em pilhas. A construção da pilha iniciou-se com uma camada de
material vegetal seco com folhas, troncos e galhos picados recolhidos na própria
escola. A segunda camada, foi composta por restos dos alimentos, grama e
esterco. Novamente, depositamos material seco, seguida por outra camada de
alimentos, grama e esterco e assim sucessivamente até completar a composteira. O
material permaneceu em repouso por alguns dias. Após, foi feito o envolvimento
da pilha. O processo foi acompanhado durante 90 dias por uma turma de 35 alunos
do 2° ano do ensino médio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram realizadas aulas expositivas com o intuito de esclarecer a cerca dos
problemas ambientais causados pela produção e descartes do lixo domiciliar.
Alertar sobre o consumo desenfreado dos recursos naturais e contribuir com
atitudes ecologicamente corretas para reduzir a agressão ao meio ambiente. Durante
o período de formação do composto foi possível observar o processo de decomposição
da matéria orgânica. O resultado observado nos garantiu a capacidade da
composteira e a análise periódica da temperatura nos permitiu constatar as
condições necessárias para a decomposição da matéria orgânica. O material obtido
da composteira mostrou-se fértil para a manutenção da horta da escola.
CONCLUSÕES: Através do projeto de compostagem realizado na EEEP Joaquim Antonio Albano foi
possível sensibilizar a escola com relação ao desperdício e a importância de
encontrar alternativas de reduzir e destinar o material orgânico corretamente.
Através desse projeto, a escola pode conhecer alternativas menos impactantes para
o meio ambiente e puderam vivenciar a transformação do resíduo orgânico em um
composto fértil. Este trabalho transmitiu a todos os envolvidos conceitos e
valores sobre a preservação do meio ambiente.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A. L.; MATOS, A. T.; HAMAKAWA, P. J.;AZEVEDO, R. F. Produção de percolado por resíduos sólidos urbanos de diferentes idades, na presença de resíduos da construção civil e sob recirculação. Engenharia na Agricultura, v.14, n.2, p.131-138, 2006.GRIPII, S .Lixo Reciclagem e sua História: guia para as prefeituras brasileiras. Rio de Janeiro: Interciência, 2001