Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Uma Revisão da Literatura sobre a História da Ciência no Ensino de Ciências como importante mecanismo para o processo de ensino-aprendizagem
AUTORES: Costa, L.P. (IFF) ; Linhares, M.P. (UENF)
RESUMO: Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente
ao uso da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, que vem sendo
apresentado como uma alternativa pedagógica importante para promover a
aprendizagem significativa dos alunos. Adotamos periódicos da área de educação em
ciências como fontes de consulta, no período compreendido entre 2008 e 2012.
Organizamos nossa pesquisa, de acordo com as disciplinas em questão, relacionando-
as com o público alvo e os objetivos dos artigos. Concluímos que os artigos
analisados ressaltam a importância da abordagem histórica e filosófica nas aulas
de ciências, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
PALAVRAS CHAVES: história da ciência; ensino de ciências; revisão da literatura
INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) incentivam a contextualização e a
interdisciplinaridade como perspectivas para um melhor processo de ensino-
aprendizagem através da reorganização curricular e assim reconhecem que as
Histórias da Ciência e da Tecnologia são muito importantes e têm um papel
primordial e indispensável na vida humana no transcorrer das épocas e nas
mudanças que o ser humano pode desenvolver no meio em que vive.
Muitos autores apontam a utilização da História da Ciência como forma de
melhorar o ensino das ciências, ou seja, como forma de tornar o ensino mais
atrativo e eficaz, fazendo com que os alunos se sintam parte do processo e não
só meros espectadores.
Deparamos que a escola de hoje ainda está aquém do que preconiza os
PCNs, apesar de muitos anos de implantação, pois continuam sendo
predominantemente disciplinares, lineares e fragmentadas dos conhecimentos. Com
isso, devemos superar esse tradicionalismo, praticando e proporcionando um
conhecimento efetivo e consequentemente o acesso a um conhecimento que construa
uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, fazendo com que o
indivíduo se veja como participante de um mundo em constante transformação
(Brasil, 1999, p.241).
A educação atual precisa se libertar das limitações e das restrições
para dar lugar a um saber crítico, amplo e interdisciplinar. Já não mais se
satisfaz em formar técnicos para determinadas áreas, mas sim cidadãos capazes de
desenvolverem suas habilidades e cientes dos seus papéis perante a sociedade.
Baseado nas estreitas relações do Ensino de Ciências com a História das
Ciências e da importância da mesma para o processo de desenvolvimento da
educação e ensino-aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma
revisão da literatura sobre este assunto.
MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo analisar
artigos sobre História da Ciência a fim de melhorar as formas de aplicação desta
no Ensino de Ciências.
Pesquisamos os artigos que tratassem de História da Ciência, em especial
no ensino da Química e da Física, nos seguintes periódicos: Revista Ciência e
Educação, Revista Eletrónica Enseñanza de las Ciências (REEC), Revista
Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), Revista Experiências em Ensino de
Ciências (EENCI), Revista Química Nova, Revista Química Nova na Escola, Revista
Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Ensaio Pesquisa e
Educação em Ciência, Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e Alexandria
Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, no período de 2008 a 2012.
Foi encontrado um total de 26 artigos que tratavam da História da
Ciência, nas disciplinas de Química e Física, independente do público alvo e do
seu objetivo. Esses artigos foram analisados qualitativamente, com a análise do
seu discurso. Organizamos nossa pesquisa de acordo com as disciplinas em
questão, relacionando-as com o público alvo e os objetivos/estratégias dos
artigos.
Na tabela 1, estão organizados os trabalhos relacionados à disciplina de Física,
com relação ao seu público e objetivos/estratégias.
Na tabela 2, estão organizados os trabalhos relacionados à disciplina de
Química, com relação ao seu público e objetivos/estratégias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos perceber que dos 26 artigos analisados, com relação às disciplinas, 13
são de Física e 13 de Química, sendo que seis artigos referentes à Química,
somente narram a História da Química, não fazendo relação com o ensino desta
disciplina e também não explicitam o seu público.
Com relação ao público alvo, notamos um número significativo direcionado
para o ensino superior e para o ensino médio. Os artigos voltados para o ensino
superior são na sua maioria direcionados à formação de professores, discutindo a
respeito das práticas didáticas adotadas dentro de sala, fortalecendo a
necessidade de reconstrução destas.
Foram oito artigos direcionados ao ensino médio, dentre eles, percebemos
que são muitas as estratégias de ensino e metodologias adotadas, como:
utilização de textos históricos, estudo de casos, júri simulado, experimentação
histórica e relações interdisciplinares. Todas com o mesmo intuito de tornar as
aulas mais agradáveis e proveitosas.
O público de formação profissional/técnica, só é citado no artigo e
somente dois artigos estão voltados para o público do ensino fundamental.
Cinco artigos apresentam como objetivos a análise de livros didáticos
com relação à abordagem histórica dos conteúdos. Constatamos que se trata de um
assunto de grande interesse entre os pesquisadores.
Os artigos analisados apresentavam objetivos diversos, permeando sobre
uma melhor compreensão da natureza da ciência, um melhor aprendizado do
conhecimento científico, uma melhoria das práticas docentes e a análise dos
livros didáticos e dos parâmetros curriculares.
Observamos nesta revisão bibliográfica que a maioria dos artigos tratava
mais da importância da inclusão da história da ciência no ensino de ciências
através de diversos mecanismos didáticos, do que relatos de aplicações reais
destes em sala de aula.
tabela 1
Organização da pesquisa bibliográfica - disciplina
de Física
tabela 2
Organização da pesquisa bibliográfica - disciplina
de Química
CONCLUSÕES: Esta pesquisa foi importante para uma melhor compreensão da História da Ciência no
Ensino de Ciências, para conhecermos e identificarmos seus autores e como estão se
desenvolvendo as pesquisas sobre este assunto. A revisão mostra que, a maioria dos
artigos aborda a história da ciência no ensino de ciências e a sua importância,
mas poucos apresentam sua aplicação em sala de aula.
Nossos resultados revelam que a abordagem da história da ciência em aulas
de ciências, através de diversas estratégias de ensino, permite uma maior
compreensão da natureza das ciências e uma maior aprendizagem de conceitos
científicos. Assim, constatamos a necessidade e importância da inclusão da
História da Ciência nas aulas de ciências.
AGRADECIMENTOS:
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