11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Uma Revisão da Literatura sobre a História da Ciência no Ensino de Ciências como importante mecanismo para o processo de ensino-aprendizagem

AUTORES: Costa, L.P. (IFF) ; Linhares, M.P. (UENF)

RESUMO: Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão da literatura referente ao uso da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências, que vem sendo apresentado como uma alternativa pedagógica importante para promover a aprendizagem significativa dos alunos. Adotamos periódicos da área de educação em ciências como fontes de consulta, no período compreendido entre 2008 e 2012. Organizamos nossa pesquisa, de acordo com as disciplinas em questão, relacionando- as com o público alvo e os objetivos dos artigos. Concluímos que os artigos analisados ressaltam a importância da abordagem histórica e filosófica nas aulas de ciências, contribuindo para a formação integral dos estudantes.

PALAVRAS CHAVES: história da ciência; ensino de ciências; revisão da literatura

INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) incentivam a contextualização e a interdisciplinaridade como perspectivas para um melhor processo de ensino- aprendizagem através da reorganização curricular e assim reconhecem que as Histórias da Ciência e da Tecnologia são muito importantes e têm um papel primordial e indispensável na vida humana no transcorrer das épocas e nas mudanças que o ser humano pode desenvolver no meio em que vive. Muitos autores apontam a utilização da História da Ciência como forma de melhorar o ensino das ciências, ou seja, como forma de tornar o ensino mais atrativo e eficaz, fazendo com que os alunos se sintam parte do processo e não só meros espectadores. Deparamos que a escola de hoje ainda está aquém do que preconiza os PCNs, apesar de muitos anos de implantação, pois continuam sendo predominantemente disciplinares, lineares e fragmentadas dos conhecimentos. Com isso, devemos superar esse tradicionalismo, praticando e proporcionando um conhecimento efetivo e consequentemente o acesso a um conhecimento que construa uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada, fazendo com que o indivíduo se veja como participante de um mundo em constante transformação (Brasil, 1999, p.241). A educação atual precisa se libertar das limitações e das restrições para dar lugar a um saber crítico, amplo e interdisciplinar. Já não mais se satisfaz em formar técnicos para determinadas áreas, mas sim cidadãos capazes de desenvolverem suas habilidades e cientes dos seus papéis perante a sociedade. Baseado nas estreitas relações do Ensino de Ciências com a História das Ciências e da importância da mesma para o processo de desenvolvimento da educação e ensino-aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão da literatura sobre este assunto.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como objetivo analisar artigos sobre História da Ciência a fim de melhorar as formas de aplicação desta no Ensino de Ciências. Pesquisamos os artigos que tratassem de História da Ciência, em especial no ensino da Química e da Física, nos seguintes periódicos: Revista Ciência e Educação, Revista Eletrónica Enseñanza de las Ciências (REEC), Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), Revista Experiências em Ensino de Ciências (EENCI), Revista Química Nova, Revista Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Ensaio Pesquisa e Educação em Ciência, Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, no período de 2008 a 2012. Foi encontrado um total de 26 artigos que tratavam da História da Ciência, nas disciplinas de Química e Física, independente do público alvo e do seu objetivo. Esses artigos foram analisados qualitativamente, com a análise do seu discurso. Organizamos nossa pesquisa de acordo com as disciplinas em questão, relacionando-as com o público alvo e os objetivos/estratégias dos artigos. Na tabela 1, estão organizados os trabalhos relacionados à disciplina de Física, com relação ao seu público e objetivos/estratégias. Na tabela 2, estão organizados os trabalhos relacionados à disciplina de Química, com relação ao seu público e objetivos/estratégias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Podemos perceber que dos 26 artigos analisados, com relação às disciplinas, 13 são de Física e 13 de Química, sendo que seis artigos referentes à Química, somente narram a História da Química, não fazendo relação com o ensino desta disciplina e também não explicitam o seu público. Com relação ao público alvo, notamos um número significativo direcionado para o ensino superior e para o ensino médio. Os artigos voltados para o ensino superior são na sua maioria direcionados à formação de professores, discutindo a respeito das práticas didáticas adotadas dentro de sala, fortalecendo a necessidade de reconstrução destas. Foram oito artigos direcionados ao ensino médio, dentre eles, percebemos que são muitas as estratégias de ensino e metodologias adotadas, como: utilização de textos históricos, estudo de casos, júri simulado, experimentação histórica e relações interdisciplinares. Todas com o mesmo intuito de tornar as aulas mais agradáveis e proveitosas. O público de formação profissional/técnica, só é citado no artigo e somente dois artigos estão voltados para o público do ensino fundamental. Cinco artigos apresentam como objetivos a análise de livros didáticos com relação à abordagem histórica dos conteúdos. Constatamos que se trata de um assunto de grande interesse entre os pesquisadores. Os artigos analisados apresentavam objetivos diversos, permeando sobre uma melhor compreensão da natureza da ciência, um melhor aprendizado do conhecimento científico, uma melhoria das práticas docentes e a análise dos livros didáticos e dos parâmetros curriculares. Observamos nesta revisão bibliográfica que a maioria dos artigos tratava mais da importância da inclusão da história da ciência no ensino de ciências através de diversos mecanismos didáticos, do que relatos de aplicações reais destes em sala de aula.

tabela 1

Organização da pesquisa bibliográfica - disciplina de Física

tabela 2

Organização da pesquisa bibliográfica - disciplina de Química

CONCLUSÕES: Esta pesquisa foi importante para uma melhor compreensão da História da Ciência no Ensino de Ciências, para conhecermos e identificarmos seus autores e como estão se desenvolvendo as pesquisas sobre este assunto. A revisão mostra que, a maioria dos artigos aborda a história da ciência no ensino de ciências e a sua importância, mas poucos apresentam sua aplicação em sala de aula. Nossos resultados revelam que a abordagem da história da ciência em aulas de ciências, através de diversas estratégias de ensino, permite uma maior compreensão da natureza das ciências e uma maior aprendizagem de conceitos científicos. Assim, constatamos a necessidade e importância da inclusão da História da Ciência nas aulas de ciências.

AGRADECIMENTOS:

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