11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL: PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES E PRÁTICA DOCENTE

AUTORES: Cavalcante, G. (IFCE) ; Carneiro, I. (IFCE) ; Barroso, C. (IFCE) ; Silveira, R. (IFCE) ; Costa, A. (IFCE)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação dos estudantes e a prática docente do curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Maracanaú. Inserido numa abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo contou com informações obtidas através de um questionário aplicado com 27 estudantes que cursavam a disciplina de Libras, em 2011.2. A análise dos resultados revela que a motivações para o ingresso dos estudantes no curso foram, sobretudo, por afinidade. Porém, alguns estudantes revelam certo incômodo quanto a proposta pedagógica do curso ser direcionada para a formação de professores que atuarão em escolas. Sendo necessária uma reflexão contínua sobre a formação de professores oferecida pelo IFCE.

PALAVRAS CHAVES: Motivações; Formação Acadêmica; Avaliação Educacional

INTRODUÇÃO: A avaliação educacional apresenta em sua perspectiva a possibilidade de fornecer informações, diagnósticos e subsídios para a melhoria da Educação, além, de permitir um monitoramento necessário a fim de perceber se as políticas realizadas estão conseguindo obter resultados satisfatórios. Partindo desta proposição, avaliação dos cursos de licenciatura se torna uma realidade concreta e imprescindível para a melhoria da Educação no país, particularmente, dos institutos federais onde cada vez mais se persegue um quadro de qualidade na aprendizagem oferecida aos alunos e uma tecnologia avançada para a formação desses estudantes. Nessa perspectiva é que o trabalho realizado tem como objetivo avaliar a formação dos estudantes e a prática docente do curso de Licenciatura em Química de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para, a partir das dificuldades encontradas, contribuir para a melhoria da qualidade do mesmo.

MATERIAL E MÉTODOS: Inserido numa abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo contou com informações obtidas através de questionário com perguntas abertas e fechadas realizadas com 27 estudantes que cursavam a disciplina de Libras no semestre de 2011.2. Este grupo era composto por estudantes que já frequentavam o 6º e 7º semestres do curso. Os resultados e discussões apresentados a seguir estão organizados em alguns aspectos que são decorrentes dos eixos que norteiam a investigação, quais sejam: motivações para ingresso no curso de Licenciatura em Química e a formação recebida. Seguem- se, então, as conclusões sobre a pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um dos aspectos analisados neste estudo refere-se à questão das motivações para o ingresso no curso de Licenciatura em Química. Dentre as respostas dos estudantes, a afinidade foi citada de maneira mais significativa. A conveniência também se destaca como motivação bastante representativa pelos sujeitos quando 05 deles afirmam que optaram pelo curso devido ao fato da instituição de ensino ser próximo de sua residência, e por ser um curso com baixa concorrência, conforme a opinião de 03 estudantes. Em relação à formação, verificou-se que um número considerável de estudantes (13) sublinha falhas na própria matriz curricular do curso, eles criticam a “pouca quantidade de disciplinas específicas de Química” e o “excesso de disciplinas pedagógicas”. Os estudantes (05) também manifestam insatisfação em relação aos estágios realizados nas escolas durante o curso, sugerindo que eles também aconteçam nas indústrias. Acerca desta compreensão, podemos afirmar que a situação desprestigiada da profissão docente está associada a uma política de desvalorização que o considera como um mero técnico reprodutor de conhecimentos, um profissional desqualificado, um “semi-profissional” (SARMENTO,1994, p.39). Além disso, a “crescente desprofissionalização do docente” pode ser interpretada também como consequência dos baixos salários, articulados ao “déficit de professores, em algumas regiões, facilitando o ingresso de profissionais de outras áreas para exercer a docência” (PINTO, 1999, p.343). Uma quantidade significativa de estudantes (09) comenta a respeito da falta de contato com a prática seja em aulas de campo, seja no laboratório. Outro fator relevante na formação encontra-se nas atividades extracurriculares, conforme revelam 11 estudantes.

CONCLUSÕES: A análise dos resultados dos questionários revela uma realidade marcada por nítidas contradições. As motivações e seus relatos sobre a formação acadêmica contribuíram para a formação profissional destes alunos. Porém, alguns estudantes revelam um certo incômodo quanto a proposta pedagógica do curso ser direcionada para a formação de professores que atuarão em escolas. A partir das respostas dos estudantes confirma a importância de uma reflexão contínua sobre a formação de professores oferecida pelo IFCE, campus de Maracanaú a fim de garantir a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PINTO, L.G.de O. 1998. Política educacional e o salário do magistério público estadual. In:SERBINO, R.V. et. al. Formação de Professores. São Paulo: Fundação Editora da INESP.

SARMENTO, M.J. 1994. A vez e a voz dos professores. Lisboa: Porto.