Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL: PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES E PRÁTICA DOCENTE
AUTORES: Cavalcante, G. (IFCE) ; Carneiro, I. (IFCE) ; Barroso, C. (IFCE) ; Silveira, R. (IFCE) ; Costa, A. (IFCE)
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação dos estudantes e a prática
docente do curso de Licenciatura em Química ofertado pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Maracanaú. Inserido numa
abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo contou com informações obtidas através
de um questionário aplicado com 27 estudantes que cursavam a disciplina de Libras,
em 2011.2. A análise dos resultados revela que a motivações para o ingresso dos
estudantes no curso foram, sobretudo, por afinidade. Porém, alguns estudantes
revelam certo incômodo quanto a proposta pedagógica do curso ser direcionada para
a formação de professores que atuarão em escolas. Sendo necessária uma reflexão
contínua sobre a formação de professores oferecida pelo IFCE.
PALAVRAS CHAVES: Motivações; Formação Acadêmica; Avaliação Educacional
INTRODUÇÃO: A avaliação educacional apresenta em sua perspectiva a possibilidade de fornecer
informações, diagnósticos e subsídios para a melhoria da Educação, além, de
permitir um monitoramento necessário a fim de perceber se as políticas
realizadas estão conseguindo obter resultados satisfatórios.
Partindo desta proposição, avaliação dos cursos de licenciatura se torna
uma realidade concreta e imprescindível para a melhoria da Educação no país,
particularmente, dos institutos federais onde cada vez mais se persegue um
quadro de qualidade na aprendizagem oferecida aos alunos e uma tecnologia
avançada para a formação desses estudantes.
Nessa perspectiva é que o trabalho realizado tem como objetivo avaliar a
formação dos estudantes e a prática docente do curso de Licenciatura em Química
de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para, a partir das
dificuldades encontradas, contribuir para a melhoria da qualidade do mesmo.
MATERIAL E MÉTODOS: Inserido numa abordagem qualitativa de pesquisa, o estudo contou com informações
obtidas através de questionário com perguntas abertas e fechadas realizadas com 27
estudantes que cursavam a disciplina de Libras no semestre de 2011.2. Este grupo
era composto por estudantes que já frequentavam o 6º e 7º semestres do curso. Os
resultados e discussões apresentados a seguir estão organizados em alguns aspectos
que são decorrentes dos eixos que norteiam a investigação, quais sejam: motivações
para ingresso no curso de Licenciatura em Química e a formação recebida. Seguem-
se, então, as conclusões sobre a pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Um dos aspectos analisados neste estudo refere-se à questão das motivações para
o ingresso no curso de Licenciatura em Química. Dentre as respostas dos
estudantes, a afinidade foi citada de maneira mais significativa. A conveniência
também se destaca como motivação bastante representativa pelos sujeitos quando
05 deles afirmam que optaram pelo curso devido ao fato da instituição de ensino
ser próximo de sua residência, e por ser um curso com baixa concorrência,
conforme a opinião de 03 estudantes.
Em relação à formação, verificou-se que um número considerável de
estudantes (13) sublinha falhas na própria matriz curricular do curso, eles
criticam a “pouca quantidade de disciplinas específicas de Química” e o “excesso
de disciplinas pedagógicas”. Os estudantes (05) também manifestam insatisfação
em relação aos estágios realizados nas escolas durante o curso, sugerindo que
eles também aconteçam nas indústrias. Acerca desta compreensão, podemos afirmar
que a situação desprestigiada da profissão docente está associada a uma política
de desvalorização que o considera como um mero técnico reprodutor de
conhecimentos, um profissional desqualificado, um “semi-profissional”
(SARMENTO,1994, p.39). Além disso, a “crescente desprofissionalização do
docente” pode ser interpretada também como consequência dos baixos salários,
articulados ao “déficit de professores, em algumas regiões, facilitando o
ingresso de profissionais de outras áreas para exercer a docência” (PINTO, 1999,
p.343).
Uma quantidade significativa de estudantes (09) comenta a respeito da
falta de contato com a prática seja em aulas de campo, seja no laboratório.
Outro fator relevante na formação encontra-se nas atividades extracurriculares,
conforme revelam 11 estudantes.
CONCLUSÕES: A análise dos resultados dos questionários revela uma realidade marcada por
nítidas contradições. As motivações e seus relatos sobre a formação acadêmica
contribuíram para a formação profissional destes alunos. Porém, alguns estudantes
revelam um certo incômodo quanto a proposta pedagógica do curso ser direcionada
para a formação de professores que atuarão em escolas. A partir das respostas dos
estudantes confirma a importância de uma reflexão contínua sobre a formação de
professores oferecida pelo IFCE, campus de Maracanaú a fim de garantir a qualidade
do processo ensino-aprendizagem.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PINTO, L.G.de O. 1998. Política educacional e o salário do magistério público estadual. In:SERBINO, R.V. et. al. Formação de Professores. São Paulo: Fundação Editora da INESP.
SARMENTO, M.J. 1994. A vez e a voz dos professores. Lisboa: Porto.