Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXERCÍCIO DE CIDADANIA E SONDAGEM PARA SUSTENTABILIDADE
AUTORES: Cunha, F.S. (IFRN) ; Azevedo, A.C. (IFRN) ; Moreira, K.C. (IFRN) ; Silva, C.C.D. (UFRN)
RESUMO: Diante dos problemas ambientais que aumenta cada vez mais, a busca por
alternativas torna-se essencial para suprir tais ensejos. O artigo em questão
busca explicitar a eficiência da produção do sabão como alternativa para o
ensino de Química; analisando através de um questionário como é feito o descarte
do óleo de cozinha depois de seu uso nas residências dos alunos em uma
determinada escola na cidade de Acari-RN. É de fundamental importância que os
alunos tenha consciência não apenas dos danos causados pelo óleo que é jogado
fora no meio ambiente, mas também das vantagens de sua reutilização. Com isso os
problemas ambientais pode ser usado nas disciplinas de Química trazendo
vantagens para os professores, usando em suas aulas a produção do sabão,
envolvendo as reações químicas.
PALAVRAS CHAVES: Sustentabilidade; Ensino de Química; Descarte do óleo
INTRODUÇÃO: No nosso planeta a poluição ambiental vem se agravando cada vez mais e tem se
tornado uma das situações mais delicada da atualidade, como solução podemos
contemplar a reciclagem em sala de aula, visando um mundo mais sustentável
envolvendo o ensino de química; onde o lixo é transformado em produtos de alguma
utilidade pera a sociedade. É imprescindível para preservação do meio ambiente a
conscientização, para que o homem aprenda a lidar com substâncias químicas no
dia a dia, sendo assim, a formação escolar pode-lhe muito contribuir para
sensibilizar o cidadão aos problemas relacionados aos cuidados com o meio
ambiente. Na escola o aluno poderá aprender a ter uma relação com o ensino de
química no seu cotidiano, buscando uma vida mais sustentável. Assim, como Silva
et al. (2010) enfatiza: “Mas, para que essa conscientização seja despertada é
necessário que se promova uma educação mais contextualizada voltada para a
realidade do aluno bem como trabalhar as temáticas sobre educação ambiental.
Tendo como referência esses aspectos, este artigo tem como objetivo analisar o
descarte do óleo utilizada pelos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio – EJA –
Noturno, em uma determinada escola estadual no município de Acari-RN. Através de
uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário, no qual analisamos
a questão do descarte inadequado do óleo, para demonstrar nessa análise do
descarte do óleo a viabilidade socioambiental e sustentável.
MATERIAL E MÉTODOS: Buscando saber para onde é destinado o óleo das residências dos alunos, fizemos
uso de um questionário que abordasse o descarte do óleo residual como um
processo de reflexão em que os alunos venham ter respeito ao descarte, que em
muitas vezes nas residências o descarte do óleo é destinado no ralo da pia e em
lugares inapropriados, como, no vaso sanitário, em lixos, entre outros.
Antes de ser aplicado o questionário, foi explicado de forma clara qual
era o objetivo e que o mesmo não era obrigatório responder, nem preciso a
identificação, já que não estava vinculado à atividade da escola.
A pesquisa foi feita com 22 (vinte e dois) alunos da segunda e terceira série,
que puderam responder 5 (cinco) perguntas objetivas que tratava do descarte do
óleo nas residências.
Questionário aplicados aos alunos na escola Professor Iracema Brandão de Araújo
1. Para onde é destinado o óleo utilizado na sua residência? Ralo da pia ( )
Reutiliza ( )
2. Você é a favor de reciclagem do óleo de cozinha? Sim ( ) Não ( )
3. Você acha que o óleo utilizado e jogado na pia, polui o meio ambiente?Sim ( )
Não ( )
4. Você reaproveita na fritura o óleo depois de usá-lo? Sim ( ) Não ( )
5. Você já ouviu falar que se pode reutilizar o óleo usado? Sim ( ) Não ( )
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta da pesquisa é sensibilizar os alunos para que ao se depararem com
situação próximas a sua realidade, procurarem atribuir sentido aquilo que estão
vivenciando,utilizando-se dos conceitos disciplinares de forma que,ao tentarem
atribuir sentido ao que estão aprendendo em sala de aula, formularão suas
próprias de articular aquilo que está sendo ensinado na aula,com que já
"sabiam".Na análise do questionário, realizado com vinte e dois alunos,foi
possível identificar como os entrevistados destinam o óleo comestível usado em
suas casas e qual seu nível de conhecimento relacionado aos problemas
ambientais.Devido à provável falta de informação, na figura 1 ao responderem o
questionário das concepções prévias, 14 alunos afirmaram que jogam os resíduos
do óleo óleo utilizado em fritura no ralo da pia, e apenas 8 alunos disseram que
o reutiliza. Na figura 2 podemos ver o nível de conhecimento ao descarte do
óleo, 20(vinte) dos alunos responderam que são a favor da reciclagem e dois
responderam que não, pelo que foi analisado pela fundamentação teórica e pelo
questionário, os dois alunos não fizeram nenhuma relação com danos ao meio
ambiente, ou seja,não tem conhecimento dos danos que o descarte indevido pode
causar ao meio ambiente,e existência de incentivos a reciclagem do óleo.Na
terceira pergunta,17 alunos responderam que acham que óleo jogado na pia,polui o
meio ambiente e 5 disseram que não polui.Na quarta pergunta,9 alunos disseram
que reaproveita na fritura o óleo depois de usá-lo e 13 disseram que não
reaproveita o óleo novamente.A última pergunta, foi sobre se os alunos já tinham
ouvido falar que se pode reutilizar o óleo usado,20 disseram que já ouviram
falar sobre a reciclagem do óleo,apenas 2 dos alunos disseram que não sabiam que
o óleo poderia reutilizado.
Na figura 2 foi observado o nível de conhecimento ao descarte do óleo.
Figura 2: Nível de conhecimento relacionado ao
descarte do óleo.
Figura 1: Destinação do óleo residual.
Na figura 1 foi feita a seguinte pergunta: Para onde
é destinado o óleo utilizado na sua residência?
CONCLUSÕES: Buscou-se realizar um diagnóstico da forma como é feito o descarte do óleo usado
proveniente de frituras, para assim, compreender-nos como ocorre o rejeito e o
grau de conscientização dos alunos quanto às possibilidades de reciclagem desse
óleo e ao que se pode trabalhar em sala de aula usando a reações química na
produção do sabão. Pode-se perceber através do que foi exposto no artigo, que é
sim possível a utilização dos óleo residuais para a produção do sabão em sala de
aula. É evidente as vantagens que se obtêm, afinal será despertado o interesse nos
alunos em estudar as reações químicas.
AGRADECIMENTOS:
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