Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: REVELANDO DIGITAIS: A CIÊNCIA FORENSE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Santos, E.B.R. (IFAL) ; Santos, S.L.L. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Lira, F.L.C. (SEE) ; Melo, E.J.M.V.C.F. (IFAL)
RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido por alunas do curso de Licenciatura em Química do
IFAL e bolsistas do PIBID, teve por objetivo elaborar e aplicar atividades
experimentais interligadas a Química Forense para alunos do ensino médio. A
prática foi escolhida e desenvolvida após verificação da curiosidade dos alunos a
cerca do tema e elaborado conforme a disponibilidade de materiais e reagentes
disponíveis na escola. Em suma, a aplicação de atividades experimentais contribui
de forma significativa no processo ensino aprendizado dos alunos estimulando-os a
estudar e conhecer a Química.
PALAVRAS CHAVES: Ciência forense; Ensino; Experimentação.
INTRODUÇÃO: A ciência forense, em nenhum momento foi tão notória como atualmente. Essa
popularidade deve-se principalmente às famosas séries televisivas que demonstram
o propósito dessa ciência. A ciência forense consiste na aplicação de técnicas
com o objetivo de promover a resolução de questões legais, proporcionando provas
conclusivas através de testes realizados em laboratórios. Esta parte da ciência
abrange várias áreas de aplicação, dentre elas, a Química que, quando aplicada a
fins investigativos passa a ser denominada de Química Forense.
Para FARIAS (2007), é possível definir Química Forense como a aplicação dos
conhecimentos da ciência Química à atividade forense, com especial ênfase na
interdisciplinaridade.
Com o intuito de mostrar aos alunos do ensino médio a amplitude da química e os
diversos campos de atuação de um profissional desta área, aproximando estes
estudantes da pesquisa científica e da experimentação, que é parte essencial da
química. O projeto buscou despertar o interesse dos discentes pela Química, não
apenas como disciplina, mas como uma profissão a ser seguida,
trabalhando/aproveitando a curiosidade dos alunos em saber como surgiu, o que é
e como funciona este ramo da Química. Desfrutando do momento para disseminar os
conceitos de reações químicas, demonstrando aos alunos a importância teórica e
prática no processo ensino aprendizagem.
De acordo com ALVES (2007) no ensino de Química especificamente, a
experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo
distinguir duas atividades: a prática e a teoria.
MATERIAL E MÉTODOS: A realização das atividades ocorreu na Escola Estadual Dr. José Maria Correia
das Neves, localizada na cidade de Maceió/AL. A escolha da prática experimental
deu-se após levantamento realizado pelas bolsistas do PIBID, a cerca do que os
alunos gostariam de aprender a respeito da química. Além do entusiasmo sobre o
tema, outro fator importante durante o planejamento da atividade foi a realidade
da escola, assim como, a disponibilidade de materiais e reagentes encontrados no
laboratório de ciências da mesma.
O experimento escolhido foi: revelação de impressões digitais, já o conteúdo
abordado através da realização dessa prática experimental foi Reações químicas.
A fim de verificar o grau de conhecimento dos estudantes em torno do assunto
elaborou-se um questionário contendo as seguintes perguntas: (1º) O que você
entende por Reações Químicas? (2º) Você acredita que no corpo humano acontece
algum tipo de reação química? Caso sim dê exemplos. (3º) O que você acha que
acontece no estômago com a ingestão de bebidas alcóolicas? (4º) Qual a
substância presente no corpo que torna possível a identificação do homem através
da impressão digital? (5º) Você acredita que a realização de experimentos
contribui no seu processo ensino- aprendizagem? De que forma se deu essa
contribuição? Para melhor averiguação, o mesmo foi aplicado antes e após a
prática experimental e a discussão a cerca do conteúdo trabalhado. A proposta
foi desenvolvida com 90 alunos do primeiro ano do ensino médio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O objetivo principal desse projeto foi incentivar os alunos a reconhecer a
Química não apenas como disciplina obrigatória do ensino médio, mostrando sua
ligação com outras ciências e incentivando-os a se aprofundar nesta área de
conhecimento através do estímulo da sua curiosidade.
A metodologia utilizada durante o desenvolvimento dessa atividade possibilitou
grande interação e troca de informações entre o grupo de alunos, foco de estudo,
que conseguiram relacionar a discussão levantada a cerca do tema Ciência
Forense, pelo qual apresentavam bastante curiosidade, ao conteúdo Reações
Químicas. Conseguindo associar conhecimentos prévios com conhecimentos
adquiridos fazendo alusão ao cotidiano.
Um fato de grande repercussão no Estado foi, recentemente, o julgamento do caso
PC Farias a qual os alunos conseguiram fazer analogia da prática desenvolvida
diretamente com o ocorrido, os estudantes chegaram a mencionar uma reportagem
que constava um trecho do depoimento de um dos peritos evolvidos no caso. “A
primeira perícia, segundo o perito, não teve "o cuidado" de analisar a
existência de impressões digitais de Suzana Marcolino na arma, o que para ele é
"básico" num exame de local de crime. Numa segunda perícia, diz ele, foram
encontrados apenas borrões que impossibilitavam o confronto com as impressões
digitais de Suzana.” Domingos Tochetto.
Dentre tantas, tiveram respostas que chamaram bastante atenção, estas serão
apresentadas na tabele 1. A fim de preservar a identidade dos alunos os mesmo
serão chamados respectivamente de A, B e C.
Foi perceptível a evolução dos estudantes diante das respostas e discussões por
eles apresentadas. Os estudantes passaram a ter uma nova percepção sobre a
química, conseguindo associar uma simples atividade com referenciais
Tabela 1
Comparativa entre as repostas, dadas pelos alunos A,
B e C, antes (R.A) e depois (R.D) da aplicação da
atividade prática.
CONCLUSÕES: Com a realização das atividades pudemos notar que os alunos compreendam a
imensidão da química, não apenas como disciplina obrigatória no ensino médio, mas
enquanto ciência. Ressaltando sua importância tanto em acontecimentos simples do
dia a dia quanto em questões mais complexas que possam ter influência em
diferentes contextos.
AGRADECIMENTOS: CAPES, Instituto Federal de Alagoas - IFAL e Secretaria de Educação do Estado de
Alagoas (SEE)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007.
FARIAS, Robson Fernandes. Introdução à Química Forense. Campinas, Editora Átomo, 2007.
Caso PC Farias, disponível:
http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/caso-pc-farias/2013/05/09/244625/suzana-nao-atirou-em-pc-farias-nem-cometeu-suicidio-afirma-perito. Acesso em 26/05/2013.