Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A Disciplina de LIBRAS - uma discussão com os alunos do curso de licenciatura em química do IFPI
AUTORES: Vieira de Sá Cavalcante, M. (IFPI) ; Batista da Costa, F. (IFPI) ; de Sousa Assunção, P. (IFPI)
RESUMO: O presente trabalho trata de um assunto de fundamental importância para o
contexto da educação atual. A partir da Lei 10.436 de abril de 2002 que
reconhece a Língua Brasileira de Sinais, regulamentada posteriormente pelo
Decreto 5626/05, que obriga a inclusão da disciplina de LIBRAS no curso de
formação de professores e no curso de Fonoaudiologia. A pesquisa objetivou uma
discussão com alguns alunos do curso de Licenciatura em Química do IFPI que
participaram das aulas da disciplina de LIBRAS. Os acadêmicos responderam uma
questionário contendo 5 (cinco) perguntas que compreendiam sobre a importância
da disciplina; as dificuldades; a eficiência dos conteúdos ministrados;
pretensão do aprofundamento da língua e; se estão preparados para receber um
aluno surdo em sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: Surdos; Disciplina de LIBRAS; Formação de professores
INTRODUÇÃO: A concepção de educação como direito de todos foi assegurada pela Lei 4024/61 da
LDB - Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nos termos da
Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, é dever
do Estado estabelecer as pessoas com deficiência no âmbito escolar, além de
reconhecer seus direitos como qualquer educando. (TAVARES; CARVALHO, 2010) As
diversas formas de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais
(NEE’S) devem ser adaptadas de acordo com o modo de aprendizagem dos alunos,
oferecendo-lhes melhor desempenho educacional. A Língua Brasileira de Sinais -
LIBRAS - é utilizada como meio de comunicação entre os surdos e a sociedade,
portanto é uma ferramenta necessária para o acesso à educação (ROSSEN et al.,
2012). A lei 10.436 de 22 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5626/05
obriga a inclusão da disciplina LIBRAS no currículo nos cursos de Pedagogia,
Licenciaturas e Fonoaudiologia. Para os cursos de licenciaturas, o ensino de
LIBRAS tem como objetivo a preparação dos futuros professores para que quando
vierem a se deparar com alunos surdos, poderão utilizar com mais facilidade essa
forma de linguagem promovendo um melhor entendimento de ambos. (TAVARES;
CARVALHO, 2010) Este trabalho objetivou uma discussão com acadêmicos do curso
de Licenciatura em Química do IFPI a respeito da disciplina de LIBRAS.
Investigar quais as impressões destes estudantes com relação aos seguintes
critérios: a importância da disciplina para sua a formação como professor; a
carga horária e os conteúdos foram o suficiente para o aprendizado básico da
língua; dificuldades encontradas no decorrer da disciplina; preparação para
ministrar aulas de Química utilizando LIBRAS e; as pretensões de aprofundamento.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho é uma pesquisa de caráter qualitativo que foi realizada
junto a graduandos de licenciatura plena em química do Instituto Federal do
Piauí – Campus Teresina Central e trata das concepções destes estudantes acerca
da importância da disciplina LIBRAS para a formação inicial de futuros
professores. Aos 20 (vinte) participantes da pesquisa, foi dada a opção de
responder às 5 (cinco) perguntas do questionário (vide anexo) por escrito ou de
forma oral registrada em gravações. Destes 20 (vinte) entrevistados, 8 (oito)
estão cursando o 8º módulo do curso. A grade curricular destes alunos
contemplara 60 horas para a disciplina de LIBRAS. Os demais alunos encontram-se
ainda no 6º módulo e para estes alunos, a disciplina de LIBRAS foi ministrada
com carga horária de apenas 40 horas. As entrevistas foram realizadas no período
de 14 a 16 de janeiro de 2013. Os resultados foram submetidos a analise de
conteúdo proposta por Bardin (1977).
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A maioria dos alunos afirmou que o professor precisa está preparado para receber
alunos surdos na sala de aula, por isso acham a disciplina importante na sua
formação. De acordo com Rossi (2011) para que o professor compreenda a
importância da LIBRAS é necessário que a Lei que institui a inserção da
disciplina ser obrigatória seja cumprida no currículo dos cursos superiores
(Decreto 5626/05). Quanto as dificuldades na disciplina, a maioria respondeu que
foi aprender os sinais, porque não tiveram contato direto com os surdos. A
Língua de Sinais é uma língua como qualquer outra que necessita de muito mais
tempo do que algumas semanas ou meses para adquirir seu domínio. (ALMEIDA;
VITALIANO, 2012). Dos entrevistados, a maioria respondeu que aprendeu o básico
para iniciar apenas uma conversa, quando se perguntou sobre a eficiência do
aprendizado da Língua. Para Rossen et. al (2012), a obrigatoriedade da
disciplina no curso de Licenciatura seria uma forma de criar laços entre
ouvintes e surdos, uma maneira de trabalhar conhecimento seja falado ou
sinalizado. Todos os alunos responderam que não estão preparados para ministrar
aulas para alunos surdos. O motivo seria a ausência de sinais relacionados com
os conteúdos de Química. O maior problema para o ensino de Química utilizando a
LIBRAS seria a complexidade da adaptação dos termos e linguagens químicas para
os sinais (SOUSA e SILVEIRA, 2010). A maioria dos alunos entrevistados afirmou
que gostariam de aprofundar os conhecimentos na área de LIBRAS, porque é uma
necessidade profissional. A formação continuada é um compromisso do sistema de
ensino com a qualidade de ensino, para que estejam aptos a formular e executar
novas práticas pedagógicas (SILVA e SILVA, 2011).
CONCLUSÕES: Para que a inclusão escolar seja bem sucedida, é preciso que os profissionais da
educação estejam preparados para atendê-los. A disciplina de LIBRAS implantada no
curso de formação de professores tem proporcionado aos estudantes de Licenciatura
uma possível preparação para receber alunos surdos, porém é visto que apenas a
disciplina cursada não oferece o preparo suficiente para este fim. Os aspirantes a
docência não se sentem preparados ao ponto de ensinar os alunos surdos, mas a
maioria não pretende se limitar ao que foi ofertado na disciplina. Portanto, os
objetivos foram alcançados.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, J. J. F.; VITALIANO, C. R. A disciplina de libras na formaçãoinicial de pedagogos: experiência dos graduandos. 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. 3 ed. 1977
ROSSEN, M. E. et al. A impotância das disciplinas obrigatórias de Libras para a formação de professores de Química. 2012.
SILVA, D. C. S.; MELO, E. B.; CAVALCANTE, T. C. F. As filosofia educacionais na educação dos surdos: uma analise da prática docente e da interação do surdo-ouvinte. 2010.
SILVA, L. B.; SILVA, L. B. Incusão dos alunos surdos na Escol Municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soares. 2011.
SOUSA, S. F.; SILVEIRA, H. E. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova, v. 33, 2010.
TAVARES, I. M. S.; CARVALHO, T. S. S. Inclusão escolar e a formação de professores para o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais): do texto oficial ao contexto. 2010.