11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A PESQUISA CIENTIFICA COMO FORMA DE DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL NO ENSINO MÉDIO: A ANÁLISE QUÍMICA DAS ÁGUAS DE RIOS.

AUTORES: Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Silva, V.M.P. (UFPA) ; Alencar, A.C.A. (FUNBOSQUE E SEDUC-PA) ; Andrade, E.H.A. (UFPA) ; Turiel, N.A. (UFPA E SEDUC-PA)

RESUMO: A experimentação no ensino de Química constitui um recurso importante e é fundamental que se considere como experimento um problema real. Este trabalho demostra uma pratica de pesquisa científica envolvendo a experimentação onde os alunos de uma escola pública de Belém/PA analisaram quimicamente a água de uma praia que se localiza próximo da escola onde estudavam. Houve grande interesse dos alunos na realização da pratica e grandes questionamentos nas aulas teóricas indicando que a metodologia foi de grande importância na construção do conhecimento técnico-cientifico e somou positivamente na maneira de como eles passaram a ver o conteúdo químico teórico e experimental.

PALAVRAS CHAVES: análise de águas; pesquisa; ensino médio

INTRODUÇÃO: A experimentação no ensino de Química constitui um recurso pedagógico importante que pode auxiliar na construção de conceitos, é fundamental que se considere a necessidade dos alunos com um problema (preferencialmente real) e contextualizado (FERREIRA et al, 2010). A experimentação desperta um forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização, em seus depoimentos os alunos também costumam atribuir à experimentação um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos (GIORDAN, 1999). Sendo que a maioria dos alunos tem dificuldades para utilizar o conteúdo trabalhado nas aulas experimentais em situações extraídas do cotidiano porque as realizam em um contexto não significativo, pode-se citar como exemplo uma titulação ácido-base envolvendo o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio. É comum o professor não discutir com os alunos a importância industrial, social e econômica dos produtos envolvidos, assim como do processo em si. Em geral, as discussões se limitam apenas a exemplificação dos conceitos, sem relacioná-los com o cotidiano dos alunos. Caracteriza-se aí o experimento pelo experimento e o conceito pelo conceito, muito distantes de implicações sociais (FERREIRA et al, 2010). O objetivo desde trabalho foi propor aos alunos uma pesquisa científica envolvendo a experimentação do tipo titulação para que os mesmos possam analisar quimicamente a água de uma praia próxima à escola que eles estudam.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente, uma explanação e conscientização foram feitas acerca da importância da qualidade e preservação das aguas dos rios e praias, uma vez que próximo à escola onde os alunos estudavam há uma praia em que eles alegavam costumar tomar banho. Após essa explanação foi feita uma explicação do conteúdo teórico necessário para a execução da prática experimental. Após essas etapas, os alunos se dividiram em grupos e saíram das dependências da escola para realizaram a coleta da água para análise. As amostras foram levadas para o laboratório de química da escola para as analises de acidez titulável, pH e teor de cloro que foram realizadas através de titulações com hidróxido de sódio, pHmetro e titulação com nitrato de prata, respectivamente. Após as analises os alunos compararam os resultados obtidos de cada grupo e discutiram as diferenças de resultados e possíveis erros que poderiam ter ocorridos na execução prática de cada equipe. Apos a mesa de discussão um trabalho de pesquisa na forma de relatório técnico científico foi solicitado para os alunos para que eles escrevessem o que fizeram e comparassem os resultados obtidos com as normas para uma água potável.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas avaliações qualitativas, verificou-se o grande interesse e a interação dos alunos com esse trabalho. Durante as aulas experimentais, pode-se observar a motivação dos alunos diante da realização dos experimentos uma vez que muitos queriam trazer a água da casa deles para fazer análise. Durante as aulas teóricas, a interação dos alunos com o conteúdo resultou em perguntas, curiosidades e comentários sobre as técnicas de titulação, a importância da preservação da água da praia, e a educação que deveriam ter com o lixo produzido por eles e dos bares ao redor. Nas avaliações dos relatórios, a grade maioria dos alunos conseguiu expor de maneira clara e sucinta o que fizeram no laboratório, pra que fizeram e a importância do trabalho desenvolvido por leves mesmos, demonstrando o bom desempenho dos alunos quanto à aprendizagem sobre o conteúdo abordado.

CONCLUSÕES: Ao termino de todo o processo de pesquisa dos alunos pode-se concluir que o experimento proposto foi de grande importância na construção do conhecimento técnico-cientifico e somou positivamente na maneira de como eles passaram a ver o conteúdo químico teórico, agora sabendo como utiliza-lo, para que utiliza-lo e como aquela metodologia de pesquisa pode ser ferramentas dos próprios alunos do dia-a-dia.

AGRADECIMENTOS: A fundação escola bosque (FUNBOSQUE) e a Universidade Federal do Pará (UFPA)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química nova na escola. Vol. 32, N° 2, MAIO 2010.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. química nova na escola. N° 10, NOVEMBRO 1999.