Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: A PESQUISA CIENTIFICA COMO FORMA DE DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL NO ENSINO MÉDIO: A ANÁLISE QUÍMICA DAS ÁGUAS DE RIOS.
AUTORES: Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Silva, V.M.P. (UFPA) ; Alencar, A.C.A. (FUNBOSQUE E SEDUC-PA) ; Andrade, E.H.A. (UFPA) ; Turiel, N.A. (UFPA E SEDUC-PA)
RESUMO: A experimentação no ensino de Química constitui um recurso importante e é
fundamental que se considere como experimento um problema real. Este trabalho
demostra uma pratica de pesquisa científica envolvendo a experimentação onde os
alunos de uma escola pública de Belém/PA analisaram quimicamente a água de uma
praia que se localiza próximo da escola onde estudavam. Houve grande interesse dos
alunos na realização da pratica e grandes questionamentos nas aulas teóricas
indicando que a metodologia foi de grande importância na construção do
conhecimento técnico-cientifico e somou positivamente na maneira de como eles
passaram a ver o conteúdo químico teórico e experimental.
PALAVRAS CHAVES: análise de águas; pesquisa; ensino médio
INTRODUÇÃO: A experimentação no ensino de Química constitui um recurso pedagógico importante
que pode auxiliar na construção de conceitos, é fundamental que se considere a
necessidade dos alunos com um problema (preferencialmente real) e
contextualizado (FERREIRA et al, 2010). A experimentação desperta um forte
interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização, em seus depoimentos
os alunos também costumam atribuir à experimentação um caráter motivador,
lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos (GIORDAN, 1999).
Sendo que a maioria dos alunos tem dificuldades para utilizar o conteúdo
trabalhado nas aulas experimentais em situações extraídas do cotidiano porque as
realizam em um contexto não significativo, pode-se citar como exemplo uma
titulação ácido-base envolvendo o ácido clorídrico e o hidróxido de sódio. É
comum o professor não discutir com os alunos a importância industrial, social e
econômica dos produtos envolvidos, assim como do processo em si. Em geral, as
discussões se limitam apenas a exemplificação dos conceitos, sem relacioná-los
com o cotidiano dos alunos. Caracteriza-se aí o experimento pelo experimento e o
conceito pelo conceito, muito distantes de implicações sociais (FERREIRA et al,
2010).
O objetivo desde trabalho foi propor aos alunos uma pesquisa científica
envolvendo a experimentação do tipo titulação para que os mesmos possam analisar
quimicamente a água de uma praia próxima à escola que eles estudam.
MATERIAL E MÉTODOS: Primeiramente, uma explanação e conscientização foram feitas acerca da
importância da qualidade e preservação das aguas dos rios e praias, uma vez que
próximo à escola onde os alunos estudavam há uma praia em que eles alegavam
costumar tomar banho. Após essa explanação foi feita uma explicação do conteúdo
teórico necessário para a execução da prática experimental. Após essas etapas,
os alunos se dividiram em grupos e saíram das dependências da escola para
realizaram a coleta da água para análise. As amostras foram levadas para o
laboratório de química da escola para as analises de acidez titulável, pH e teor
de cloro que foram realizadas através de titulações com hidróxido de sódio,
pHmetro e titulação com nitrato de prata, respectivamente. Após as analises os
alunos compararam os resultados obtidos de cada grupo e discutiram as diferenças
de resultados e possíveis erros que poderiam ter ocorridos na execução prática
de cada equipe. Apos a mesa de discussão um trabalho de pesquisa na forma de
relatório técnico científico foi solicitado para os alunos para que eles
escrevessem o que fizeram e comparassem os resultados obtidos com as normas para
uma água potável.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nas avaliações qualitativas, verificou-se o grande interesse e a interação dos
alunos com esse trabalho. Durante as aulas experimentais, pode-se observar a
motivação dos alunos diante da realização dos experimentos uma vez que muitos
queriam trazer a água da casa deles para fazer análise.
Durante as aulas teóricas, a interação dos alunos com o conteúdo resultou em
perguntas, curiosidades e comentários sobre as técnicas de titulação, a
importância da preservação da água da praia, e a educação que deveriam ter com o
lixo produzido por eles e dos bares ao redor.
Nas avaliações dos relatórios, a grade maioria dos alunos conseguiu expor de
maneira clara e sucinta o que fizeram no laboratório, pra que fizeram e a
importância do trabalho desenvolvido por leves mesmos, demonstrando o bom
desempenho dos alunos quanto à aprendizagem sobre o conteúdo abordado.
CONCLUSÕES: Ao termino de todo o processo de pesquisa dos alunos pode-se concluir que o
experimento proposto foi de grande importância na construção do conhecimento
técnico-cientifico e somou positivamente na maneira de como eles passaram a ver o
conteúdo químico teórico, agora sabendo como utiliza-lo, para que utiliza-lo e
como aquela metodologia de pesquisa pode ser ferramentas dos próprios alunos do
dia-a-dia.
AGRADECIMENTOS: A fundação escola bosque (FUNBOSQUE) e a Universidade Federal do Pará (UFPA)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química nova na escola. Vol. 32, N° 2, MAIO 2010.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. química nova na escola. N° 10, NOVEMBRO 1999.