11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Conscientização Ambiental sobre o Plantio de Mudas Promovida pelo PIBID Química envolvendo os Alunos do 3º ano do Ensino Médio

AUTORES: Silva, M.A. (UFPI) ; Frazão, A.M.B. (UFPI) ; Fontinele, C.M. (UFPI) ; Cunha, C.P. (UFPI) ; Silva, E.M.F. (UFPI) ; Siqueira Neto, E. (UFPI) ; Silva, F.C.R. (UFPI) ; Sousa, J.R.S. (UFPI) ; Silva, R.N. (UFPI) ; Nunes, V.D.B. (UFPI) ; Oliveira, W.V. (UFPI) ; Oliveira, A.L.N.F. (UFPI) ; Vieira, L.M.C. (UFPI)

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo despertar nos alunos a importância do plantio de árvores na cidade de Teresina, através da distribuição de mudas, promovida pelo PIBID de Química por meio de uma feira do meio ambiente realizada na Unidade Escolar Professor Joca Vieira, tomando a conscientização ambiental como ponto de partida. Foram utilizadas exposições de vídeos e pôsteres relacionadas ao tema para serem apresentados na escola. O evento proporcionou aprendizagens significativas, pois desenvolveu nos alunos da 3ª serie do ensino médio um aprendizado diferenciado visando uma formação de um aluno cidadão consciente.

PALAVRAS CHAVES: meio ambiente; conscientização; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Segundo o PCN+ (BRASIL, 2002, p. 87), o aprendizado em Química no ensino médio “[...]deve possibilitar ao aluno à compreensão tanto dos processos químicos em si, quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas”. O Ensino de química, nessa perspectiva, facilita o desenvolvimento de competências e habilidades e enfatiza situações problemáticas reais de forma crítica, permitindo ao aluno desenvolver capacidades como interpretar e analisar dados, argumentar, tirar conclusões, avaliar e tomar decisões. Por exemplo, uma discussão sobre meio ambiente em sala de aula pode envolver a questão do desmatamento, a poluição atmosférica e os meios eficazes para minimizá-los ou evitá-los (BRASIL, 2002). A Cidade de Teresina é considerada com o título de “Cidade Verde”, por possuir suas ruas e avenidas com muitas árvores. Entretanto com o crescimento da zona urbana, a cidade está perdendo esse título. Visando minimizar esse problema, a prefeitura desenvolve projetos de arborização de toda a cidade, e tem como meta, plantar 300 mil mudas de árvores até dezembro de 2016. O plantio de árvores promove a absorção de CO2 da atmosfera, diminuindo a concentração deste gás e consequentemente desempenhando uma importante função no combate à intensificação do efeito estufa e das mudanças climáticas. O trabalho foi desenvolvido por intermédio de uma feira do meio ambiente, realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da área de Química, com alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Teresina, com o objetivo de conscientizar e mobilizar alunos, funcionários e comunidade sobre a importância do plantio de árvores.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado pelo PIBID de Química por meio da aquisição de cerca de 200 mudas de plantas dos mais diversos tipos e tamanhos, frutíferas e não frutíferas, no Centro de Distribuição de Mudas em Teresina. O projeto foi realizado com os estudantes do 3º ano do ensino médio da Unidade Escolar Professor Joca Vieira. Primeiramente, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa em livros, revistas e internet, com orientações dos monitores do PIBID, temas sobre as implicações ambientais provocadas pelo desmatamento e suas consequências ao meio ambiente, e à importância do reflorestamento. Concluído a primeira parte de pesquisa e estudo, os alunos elaboraram materiais como pôsteres, cartazes, vídeos e slides, para serem apresentados durante a feira do meio ambiente. Após a etapa de preparação, os alunos da escola realizaram as apresentações para os outros estudantes da instituição, funcionários e comunidade, em seguida foram distribuídas as mudas de plantas aos visitantes do evento, sugerindo o plantio na sua comunidade ou na sua residência.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta de trabalhar com a conscientização ambiental na escola por meio da feira do meio ambiente, nos permitiu explorar a importância do plantio de mudas através da exposição de vídeos e pôsteres relacionados ao assunto. Os alunos que participaram da feira desenvolveram uma consciência ambiental, pois ao apresentarem a temática os mesmos atuaram como construtores de seus conhecimentos e formadores de opiniões. Durante a realização da feira pode-se observar grande empenho, motivação e participação dos alunos, funcionários e comunidade que frequentou o local do evento. Todos receberam a feira do meio ambiente de forma muito positiva, mostrando-se bastantes interessados. Através de seus questionamentos, expressões e vontade de levar as mudas, percebeu-se uma mudança significava de suas concepções. Algumas pessoas relataram que há tempos não tinham sequer uma planta em suas residências e, devido a esse incentivo, iriam voltar a plantar árvores e contribuir com a arborização na cidade.

CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho pode-se concluir que o ensino de Química também deve está relacionado com as implicações ambientais. A aprendizagem e a educação ambiental devem estar em unidade. O ensino contextualizado com o uso de novas metodologias torna o ensino satisfatório e contribui para a formação de cidadãos conscientes.

AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, UFPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARCELOS, V. Educação Ambiental: Sobre princípios, metodologias e atitudes. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2002.