11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: CORRIDA DOS ELEMENTOS UM JOGO QUE ENSINA

AUTORES: Lopes, J.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Sousa, J.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Araújo, M.R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rocha, M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Silva, J.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Silva, D.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)

RESUMO: As muitas dificuldades para ensinar a tabela periódica levam a buscas de novas metodologias que chamem a atenção dos alunos de uma forma inovadora, e entre elas, estão os jogos lúdicos, que é uma nova metodologia para o aprendizado, sendo cada vez mais presente, pois facilita a aproximação do aluno com o conteúdo por apresentar formas diferenciadas do mesmo ser aplicado, pois é uma inovação que permite ao professor atingir seus objetivos de uma forma satisfatória evitando a monotonia das aulas tradicionais.

PALAVRAS CHAVES: Jogos Lúdicos; Aprendizagem; PIBID

INTRODUÇÃO: Desde cedo verificou - se que a tabela com seus muitos elementos causam muitas confusões na cabeça dos estudantes por causa das muitas propriedades que a constituem (famílias, períodos, grupos, etc.), e uma maneira de ultrapassar essas barreiras é através do jogo lúdico que é uma forma diferente de ensinar, pois os jogos segundo HAMZE (2005) estão em correlação direta com o pensamento lógico, apresentando regras, instruções, operações, desenvolvimento, utilização de conceitos e operacionalizações, quebrando assim as barreiras colocadas pelos próprios alunos. O jogo ”Corrida dos elementos” incentiva uma nova maneira dos alunos estudarem de forma mais prazerosa, onde aprenderam os principais conceitos que constituem a tabela. Segundo FIALHO (2010) tais jogos desenvolvem aspectos como a sociabilidade, na criatividade e no espírito de competição e cooperação entre os alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo “Corrida dos Elementos” foi aplicado para 19 alunos de uma turma de 1° ano do ensino médio do turno manhã em uma escola da cidade de Sobral – Ce. Elaborado com um material de fácil acesso, o jogo foi feito no Word na forma de uma trilha, impresso em papel A4, recortado e colado em cartolina, em alguns quadrados contem perguntas com prêmios e conseqüências a quais cada aluno ira que responder para ganhar o premio e avançar ou sofrer a conseqüência e voltar, logo após foi passado um questionário perguntando sobre o que eles acharam do jogo e de como foi aplicado o conteúdo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou - se com o jogo que os alunos ficaram muitos mais atentos, se tornando mais participativos, fazendo perguntas e até indagando sugestões aos demais deixando de serem apenas ouvintes e levando a um resultado surpreendente de 79% dos alunos preferirem o jogo em vez do tradicionalismo. O jogo proporcionou uma aprendizagem descontraída e ao mesmo tempo proveitosa, sendo que a educação através do lúdico propõe-se a uma nova postura existencial, cujo modelo é um novo sistema de aprendizagem inspirado numa concepção de educação para além de apenas ensinar.

CONCLUSÕES: Percebeu – se que com o jogo os alunos chegaram a um novo nível de compreensão, perdendo duvidas e se aprofundando no conteúdo apenas para se tornarem mais apitos a competir com os demais, de uma forma divertida e sem pressão, notou – se também que eles apreciam a leitura e entendem muito mais, melhor ainda foi notar que ao passar de cada pergunta eles tiravam muito mais duvidas através das suas próprias perguntas

AGRADECIMENTOS: Agradecendo ao apoio do PIBID/CAPES e da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
HAMZE, AMÉLIA. O jogo de dominó como comunicação e construção compartilhadas. (2005) Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/jogodedomino.htm. Acesso: 17 de fevereiro de 2013