Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: CORRIDA DOS ELEMENTOS UM JOGO QUE ENSINA
AUTORES: Lopes, J.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Sousa, J.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Araújo, M.R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rocha, M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Silva, J.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Silva, D.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)
RESUMO: As muitas dificuldades para ensinar a tabela periódica levam a buscas de novas
metodologias que chamem a atenção dos alunos de uma forma inovadora, e entre elas,
estão os jogos lúdicos, que é uma nova metodologia para o aprendizado, sendo cada
vez mais presente, pois facilita a aproximação do aluno com o conteúdo por
apresentar formas diferenciadas do mesmo ser aplicado, pois é uma inovação que
permite ao professor atingir seus objetivos de uma forma satisfatória evitando a
monotonia das aulas tradicionais.
PALAVRAS CHAVES: Jogos Lúdicos; Aprendizagem; PIBID
INTRODUÇÃO: Desde cedo verificou - se que a tabela com seus muitos elementos causam muitas
confusões na cabeça dos estudantes por causa das muitas propriedades que a
constituem (famílias, períodos, grupos, etc.), e uma maneira de ultrapassar
essas barreiras é através do jogo lúdico que é uma forma diferente de ensinar,
pois os jogos segundo HAMZE (2005) estão em correlação direta com o pensamento
lógico, apresentando regras, instruções, operações, desenvolvimento, utilização
de conceitos e operacionalizações, quebrando assim as barreiras colocadas pelos
próprios alunos.
O jogo ”Corrida dos elementos” incentiva uma nova maneira dos alunos estudarem
de forma mais prazerosa, onde aprenderam os principais conceitos que constituem
a tabela. Segundo FIALHO (2010) tais jogos desenvolvem aspectos como a
sociabilidade, na criatividade e no espírito de competição e cooperação entre os
alunos.
MATERIAL E MÉTODOS: O jogo “Corrida dos Elementos” foi aplicado para 19 alunos de uma turma de 1° ano
do ensino médio do turno manhã em uma escola da cidade de Sobral – Ce.
Elaborado com um material de fácil acesso, o jogo foi feito no Word na forma de
uma trilha, impresso em papel A4, recortado e colado em cartolina, em alguns
quadrados contem perguntas com prêmios e conseqüências a quais cada aluno ira que
responder para ganhar o premio e avançar ou sofrer a conseqüência e voltar, logo
após foi passado um questionário perguntando sobre o que eles acharam do jogo e de
como foi aplicado o conteúdo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou - se com o jogo que os alunos ficaram muitos mais atentos, se tornando
mais participativos, fazendo perguntas e até indagando sugestões aos demais
deixando de serem apenas ouvintes e levando a um resultado surpreendente de 79%
dos alunos preferirem o jogo em vez do tradicionalismo.
O jogo proporcionou uma aprendizagem descontraída e ao mesmo tempo proveitosa,
sendo que a educação através do lúdico propõe-se a uma nova postura existencial,
cujo modelo é um novo sistema de aprendizagem inspirado numa concepção de
educação para além de apenas ensinar.
CONCLUSÕES: Percebeu – se que com o jogo os alunos chegaram a um novo nível de compreensão,
perdendo duvidas e se aprofundando no conteúdo apenas para se tornarem mais apitos
a competir com os demais, de uma forma divertida e sem pressão, notou – se também
que eles apreciam a leitura e entendem muito mais, melhor ainda foi notar que ao
passar de cada pergunta eles tiravam muito mais duvidas através das suas próprias
perguntas
AGRADECIMENTOS: Agradecendo ao apoio do PIBID/CAPES e da Universidade Estadual Vale do Acaraú -
UVA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FIALHO, N. N. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.
HAMZE, AMÉLIA. O jogo de dominó como comunicação e construção compartilhadas. (2005) Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/jogodedomino.htm. Acesso: 17 de fevereiro de 2013