11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO SATURADO NA ESCOLA JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO NA CIDADE DE BOM JESUS-PI

AUTORES: da Silva Folha, K. (UAP/UFPI) ; Correia Maia, T. (UAP/UFPI) ; da Silva Araújo, J. (UAP/UFPI) ; Lopes Novais, A.R. (UAP/UFPI) ; Feitosa Alves, E. (UAP/UFPI) ; Cardoso, S. (UAP/UFPI) ; Folha de Oliveira, J. (UAP/UFPI) ; Leal Alencar, R. (UAP/UFPI) ; Brito de Miranda, K. (UAP/UFPI)

RESUMO: O consumo de alimentos fritos tem tido um aumento conseiderável nos últimos anos, uma vez que as pessoas dispõem de menos tempo para preparar seus alimentos e o processo de fritura é uma alternativa rápida. Com isso, tem gerado grande quantidade de óleos residuais de fritura. Este trabalho tem como objetivo, Discutir procedimentos alternativos, para a o descarte de forma correta de óleos saturados, através da reciclagem do mesmo, para uma abordagem sistêmica da preservação ambiental no Ensino de Química. Para este estudo, foram estabelecidos instrumentos de pesquisa como livros, jornais, artigos, internet e entrevistas. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o total médio de descarte de óleo e gordura de acordo com a quantidade de estabelecimentos (restaurantes, bares, lanch

PALAVRAS CHAVES: ÓLEO SATURADO; COLETA SELETIVA; RECICLAGEM

INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como OBJETIVO GERAL: Discutir procedimentos alternativos, para o descarte de forma correta de óleos saturados, através da reciclagem do mesmo, para uma abordagem sistêmica da preservação ambiental no Ensino de Química. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Elucidar, problemas ambientais causados pelo descarte de forma errada dos óleos saturados; Proporcionar aos alunos uma compreensão dos danos ambiental causado por esse descarte de forma errada, dos óleos saturados que é feito pela população de Bom Jesus; Contribuir para a formação de alunos críticos no que diz respeitos a tais conceitos de preservação do meio ambiente. Uma das maiores dificuldades no ensino de Química, tanto na graduação quanto no ensino médio, é a visualização tridimensional das moléculas. Assim, tem-se que a representação molecular a partir de modelos simples passa a ser uma ferramenta útil no processo de ensino-aprendizagem e, ao mesmo tempo, inspiradora fazendo com que o ato de estudar Química não seja uma simples obrigação. Partindo do pressuposto de que o ensino pode ser mais eficaz com uso de procedimentos alternativos de ensino (como construção de modelos), tem-se mais tempo para a abordagem de temas cotidianos relacionados à Química propiciando uma conscientização mais efetiva do educando, preparando não apenas um vestibulando, mas também um cidadão pleno.

MATERIAL E MÉTODOS: Para atingir os objetivos propostos, serão desenvolvidas atividades pedagógicas, em quatro etapas, tendo como público alvo: Alunos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, nos turnos vespertino e noturno, da Unidade Educacional, José Lustosa Elvas Filho, num total de 200 alunos à serem atendidos, durante o período de maio a Junho de 2013. Essa Unidade Educacional está localizada no município de Bom Jesus, Piauí - PI, inserida no Vale do Rio Gurguéia, tendo como o cerrado e caatinga à vegetação predominante, mas que a cada dia que passa esta sendo ameaçado devido o crescimento populacional.Por isso entende-se que a educação ambiental deva formar agentes multiplicadores em prol da qualidade ambiental, considerando as ações como mais um exercício da cidadania. Não resta duvida de que somente por meio da conscientização e respectiva ação transformadora a questão ambiental será sedimentada, ganhando um número maior de adeptos. 1ª Etapa: Aplicação de Questionário: com a finalidade de identificar as principais dúvidas, percepções e questionamentos sobre meio ambiente e o ecossistema cerrado. 2ª Etapa: Após a análise dos questionários serão desenvolvidas atividades como minicurso com a finalidade de esclarecer sobre as principais dúvidas e questionamentos apontados pelos estudantes. 3ª Etapa: Coletas em residencias, lanchonetes e restaurantes da cidade. Oficinas para fabricação de sabão caseiro: Confecção de sabão: Como fabricar sabão líquido e sabão em pedra 4ª Etapa: Por fim, com o intuito proporcionar a comunidade escolar uma visão ampla sobre o tema e contribuir para a percepção dos mesmos da importância de sua participação ativa e sua responsabilidade na conservação do meio em que vivemos, será realizada uma exposição “Viva os encanamentos das nossas residencias”.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Resultados: Na análise do questionário, realizado com cinquenta pessoas, foi possível identificar como os entrevistados destinam o óleo comestível usado em suas casas e qual seu nível de conhecimento relacionado aos problemas ambientais que foram mostraram que 30% descartam o óleo no ralo da pia da cozinha 60% depositam em sacos plásticos ou garrafas pet e depositam no lixo que vai para o lixão da cidade. 10% não responderam. Discussão: Há pessoas que aconselham colocar o resíduo dentro de uma garrafa PET e jogar no lixo, porém essa não é a solução ideal, já que o óleo pode vazar, contaminando o solo e as águas subterrâneas (ATITUDE VERDE, 2008). De acordo com a Resolução nº 275 de 25 de abril de 2001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, descreve que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais DESCARTE de óleo de cozinha, usado no ralo da pia, direto na rede de esgoto. ENTUPIMENTO da rede, prejudicial ao funcionamento das estações de tratamento de esgoto. Para retirar o óleo, são necessários produtos químicos altamente tóxicos o que cria uma cadeia perniciosa. Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), de origem animal, vegetal ou mesmo microbiana, formadas predominantemente de produtos de condensação entre “glicerol” e “ácidos graxos” chamados triglicerídeos. A diferença entre óleo (líquido) e gordura (sólida), reside na proporção de grupos acila saturados e insaturados presentes nos triglicerídeos, nos óleos as cadeias carbônicas são insaturadas, tornando-os líquidos à temperatura ambiente de 20º C, ao passo que nas gorduras as cadeias carbônicas são saturadas, deixando-as sólidas à mesma temperatura ambiente.

CONCLUSÕES: Com o estudo realizado sobre a reutilização de óleos saturados para a fabricação de sabão caseiro, pode-se perceber que a coleta seletiva além de transformar o óleo/gordura residual em matéria-prima para aproveitamento industrial e/ou uso caseiro, irá contribuir para a economia dos recursos naturais e a minimização de impactos ambientais.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AMBIENTE BRASIL. Reciclagem. Disponível em: <www.ambientebrasil.com.br>. Acessado em março de 2008.

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