Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Separação de Misturas em Cruzadinha: Uma Atividade Lúdica para alunos de Ensino Médio
AUTORES: Araújo, M.R.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; André, A.S.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Rocha, M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Lopes, J.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Costa, I.C.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ) ; Silva, D.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ)
RESUMO: Por muito tempo o ensino de química foi repassado aos alunos apenas na forma de
aulas teóricas, muitas vezes sem uma intervenção compreensiva do professor de
forma didática, para que o aluno tivesse um melhor aproveitamento do conteúdo
estudado. O Projeto PIBID/UVA 2011, Subprojeto de Química tem como objetivo
colocar acadêmicos bolsistas licenciandos dentro de escolas públicas da Cidade de
Sobral-CE, visando uma melhor qualidade do ensino para os alunos e uma
oportunidade para os acadêmicos desenvolverem as suas capacidades profissionais.
Sendo assim na busca por novas formas para qualificar o ensino na rede pública os
professores estão realizando mais atividades lúdicas, pois acreditam ser esta uma
das formas para fortalecer a educação teórica e cultural.
PALAVRAS CHAVES: jogos lúdico; crusadinha; PIBID
INTRODUÇÃO: O Ensino de Química por muito tempo foi transmitido para os alunos apenas como
conceitos e fórmulas químicas, como exemplo temos o ensino sobre a separação de
misturas que é ministrada para os alunos sem ao menos mostrar uma relação com o
seu cotidiano. A atividade lúdica desenvolvida foi uma cruzadinha e tem como
propósito de melhorar a compreensão dos alunos da 1° série do Ensino Médio sobre
separação de misturas, relacionando a aula com o seu dia-a-dia de uma forma
lúdica e prazerosa, segundo Santos: “... levando em conta as idéias dos alunos
e oferecendo-se condições para que se criem soluções para os problemas colocados
é que, de fato, se pode propiciar a participação deles no processo educativo...”
(SANTOS E SCHNETZLER, 2003).
Dessa forma busca-se mostrar que a química esta inserida no cotidiano dos
alunos, sendo assim através do jogo é possível chamar atenção dos alunos para o
conteúdo estudado, assim como melhorar o relacionamento entre alunos e
professores, além de incentivar a pesquisa no caderno e livro didático.
Segundo Filho: “... Atualmente são propostas novas metodologias de levar aos
alunos um ensino mais dinâmico, nesse contexto, está inserida a utilização de
atividades lúdicas...” (FILHO, et al, 2009), atrelando o cotidiano à atividade
lúdica o processo de ensino-aprendizagem se tornará mais significativo, pois os
alunos já terão o conhecimento prévio da matéria estudada.
MATERIAL E MÉTODOS: A atividade foi desenvolvida pelos acadêmicos bolsistas cadastrados no
Subprojeto de Química, Projeto PIBID/UVA 2011, na E. F. M. Sinhá Sabóia na
cidade de Sobral-CE, no turno da manhã nas 1a séries do Ensino Médio com cerca
de 60 alunos das referidas séries.
A cruzadinha foi construída a partir da matéria teórica sobre separação de
misturas, dando maior ênfase o dia-a-dia dos alunos como, por exemplo: Catação
(principal uso cotidiano, catar feijão); Ventilação (separação da casca de
arroz); Peneiração (peneirar areia em construções) etc.
A proposta era preencher a cruzadinha na qual os alunos poderiam pesquisar no
seu material didático, interpretando assim os conceitos e relacionando as
palavras e letras com os espaços, lacunas, existentes na respectiva atividade.
Figura 1.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho proposto substituiu os exercícios convencionais de sala despertando
maior interesse dos alunos, pois a atividade tornou-se mais prazerosa e menos
formal do que os exercícios normais do colégio. Pois acredita-se que quando os
alunos são submetidos a novas forma de aprendizagem tendem a despertar maior
interesse pelo assunto estudado.
Durante a aplicação da atividade percebe-se grande interesse na maioria dos
alunos em participar da atividade lúdica proposta a eles como método de
intervenção. Após realizar a atividade aplicou-se um pequeno questionário para
aprimorar a cruzadinha e também observar a opinião dos alunos a cerca da
atividade desenvolvida. Figuras 2 e 3.
A figura 2 mostrou que 92,73% dos alunos acharam que relacionar a atividade com
seu cotidiano é de extrema importância e que relacionando com o seu dia-a-dia a
sua aprendizagem será muito mais significativa.
Observa-se que na figura 3 a atividade foi considerada ótima (21,05 %) e boa
(73, 68%) pelos alunos, os quais gostaram muito da atividade lúdica e que
aprenderam o conteúdo facilmente, mostrando que são bem vindas às atividades
diferenciadas, em relação às convencionais do colégio, aumentando o interesse
dos alunos com os jogos lúdicos.
CONCLUSÕES: Através dos dados mostrados pode-se concluir que o jogo lúdico (cruzadinha)
aumentou o interesse da maioria dos alunos, motivando também a pesquisa no seu
material didático e a relação entre os alunos.
Como foi utilizado o material de acordo com o dia-a-dia dos alunos, estes já
possuíam um conhecimento prévio do assunto, por conseguinte a atividade tornou-se
prazerosa e de maior compreensão.
AGRADECIMENTOS: Agradecendo ao apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –
PIBID, a CAPES e a Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FILHO, Edemar Benedetti; FIORUCCI, Antonio Rogério; BENEDETTI, Luiza Pires dos Santos; CRAVEIRO, Jéssica Alves. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Química Nova na Escola, Vol. 31, N° 2, Maio 2009.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química, Compromisso com a Cidadania. 3° Ed. Unijuí, 2003. 144p.