Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: O USO DA INTERNET POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI: Um caminho para novas metodologias no ensino de Química
AUTORES: Araújo, M.M. (UFPI) ; da Silva, L.K.R. (UESPI) ; Nascimento, L.A. (UFPI) ; Moraes, M.I. (UFPI) ; Paiva, G.M.S. (UFPI) ; Aquino, T.P.B. (UFPI)
RESUMO: A Revolução Digital da década de 1970 e a ampliação do uso da internet nos anos
90 provocaram significativas mudanças nas mais diversas atividades humanas, e
até mesmo a educação de Química. Portanto, neste trabalho procurou-se evidenciar
a importância do desenvolvimento de metodologias com o uso de tecnologias
computacionais. Para tanto, foi aplicado questionários com 96 alunos do nível
médio, de duas escolas públicas da capital do Piauí, também foi realizado, em um
período de 9 meses, buscas no Google com palavras-chave relacionadas com a
Química. Os dados confirmam que os recursos oferecidos pela internet ainda são
mau utilizados e que há necessidade de se pensar em estratégias capazes de
otimizar os recursos da rede de computadores, para só então poderem ser
aplicados em sala de aula.
PALAVRAS CHAVES: Educação em Química; Iternet; Recursos visuais
INTRODUÇÃO: Iniciada no início da década de 1970, a chamada Revolução Digital ganhou força a
partir da comercialização da Internet em meados dos anos 1990, provocando
significativas mudanças nas mais diversas atividades humanas. A educação é uma
das áreas que está sendo consideravelmente afetada por esta onda tecnológica
(ABREU et al., 2006). A química apesar de ser uma ciência eminentemente
experimental, também tem um lado visual e, já está bem disseminada na Internet.
Desta forma estudantes e professores, podem utilizá-las como suporte em suas
atividades acadêmicas (VÍTOR, 1998). Procurou-se nesta pesquisa, ponderar sobre
o uso da Internet no ensino de Química, em escolas públicas de Teresina-PI,
esperando contribuir para aprofundamento da discussão do uso da Internet como
uma ferramenta didática na Química para que o professor possa usar em suas
atividades, bem como evidenciar a importância do desenvolvimento de metodologias
com o uso dessa tecnologia.
MATERIAL E MÉTODOS: Participaram da pesquisa 96 alunos do nível médio de ensino, de duas escolas
públicas da capital do Piauí, os alunos participantes da pesquisa têm idades entre
15 e 20 anos. Os dados foram colhidos mediante a aplicação de um questionário
durante o período de aulas dos alunos, com o consentimento dos professores
responsáveis pelas turmas. O questionário foi composto por perguntas fechadas e
abertas. Também foi realizado, num período de 9 meses, buscas no Google com as
palavras-chave “Chemistry”, “Química”, “Química, tabela periódica” e “Química,
ácidos e bases” para verificar a quantidade de respostas obtidas, nessa ferramenta
de busca para cada palavra-chave.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados confirmam que há uma grande quantidade de informação disponível para as
palavras relacionadas com a Química (Fig. 1). Muitos sites são criados e
excluídos diariamente; os alunos não têm orientações de seus professores para
usarem a internet adequadamente; 68,2% dos alunos não se aprofundam na leitura
das informações contidas nos sites pesquisados; somente 45,5% têm internet em
suas residências; 84,4% dos alunos indicaram que gostariam de usar mais a
internet em suas atividades acadêmicas, porém a grande maioria recorre ao
professor para sanar dúvidas (Fig. 2). Com base nos dados aponta-se que, em uma
pesquisa na internet, as palavras-chave devem ser específicas. O professor pode
criar uma página na internet para ficar a seu critério a escolha dos conteúdos
que o aluno irá ter acesso. Ficou claro que o professor não deve passar para o
aluno uma pesquisa de um tópico isolado, pois este deve estar ciente que a
internet tem muito mais a oferecer que simplesmente conceitos. O professor, para
desenvolver um trabalho com internet deve estar atento as condições
socioeconômicos dos seus alunos, bem como a estrutura da escola onde trabalha.
Fig. 1 - Resposta do Google para palavra-chave por mês
Fonte: O autor, 2012.
Fig. 2 - Recursos acessados pelos alunos de Química
Fonte: O autor, 2012
CONCLUSÕES: Nas possíveis metodologias que se podem pensar para o uso da internet no ensino de
Química. Ressalta-se para o professor, a importância de orientação quanto aos
sites de pesquisa; a necessidade de analisar junto com os alunos os dados
levantados e não apenas sugerir uma pesquisa de um tópico isolado na internet.
AGRADECIMENTOS: agradecemos aos alunos e colaboradores que ajudaram na construção deste trabalho,
e ao grupo PET-QUÍMICA da UESPI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABREU, R. A. S. et al. Mudanças Geradas pela Internet no Cotidiano Escolar: as Reações dos Professores. Paidéia. 2006. p. 193-203.
VÍTOR F. FERREIRA. As Tecnologias Interativas no Ensino. Química Nova. 1998.