11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: LIXO: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

AUTORES: Araujo, M.R.S. (UFPI) ; Rocha, T.L. (UFPI)

RESUMO: Antigamente nossos ancestrais viviam de região em região a procura de alimentos, implicando na produção de lixo, pois apenas restos de alimentos eram deixados para trás, porém essa realidade mudou com o advento da revolução industrial. A partir de então o planeta encontra-se vulnerável devido à quantidade de lixo produzido. Esse trabalho tem por objetivo refletir os problemas causados pelo lixo e, propor soluções para amenizar o problema. Aplicou-se um questionário em uma escola localizada no município de Castelo do Piauí coletando informações sobre o conhecimento da comunidade escolar sobre a produção de lixo no planeta. Foi constatado que o conhecimento sobre o assunto ainda é pouco, dada a importância do tema para a manutenção da vida na Terra.

PALAVRAS CHAVES: Lixo; Reciclagem; Conscientização

INTRODUÇÃO: Nossos ancestrais eram nômades e por esse motivo viviam de região em região a procura de alimentação, deixando para trás apenas restos de alimentos que rapidamente eram decompostos. Portanto, a produção de lixo não causava o impacto sobre o meio ambiente que causa hoje em dia, pois a maioria dos resíduos produzidos eram de natureza orgânica(Cavalcante, 2002 apud HISATUGO & MARÇAL JÚNIOR, 2007). Com a descoberta do fogo e a formação das primeiras cidades, o lixo produzido pelas pessoas deixou de ser unicamente orgânico e começou a se acumular em torno das cidades (BARROS & PAULINO, 2007). Com o aumento das metrópoles a área disponível para o depósito de lixo começou a se tornar cada vez mais escassa. Com isso, surgiram as seguintes perguntas: O que fazer com esse lixo? Como evitar as doenças causadas pelo lixo? Podemos reaproveitar alguns desses materiais produzidos? (BARROS & PAULINO, 2007; FADINI & FADINI, 2001; SENOGRAFIA, 2011; CBSISO, 2000). É válido lembrar que é possível haver desenvolvimento sustentável, pois este visa um desenvolvimento econômico sem prejudicar o meio ambiente. Por esse motivo, o trabalho divulga os problemas causados pelo lixo, reflete sobre as conseqüências causadas pelo destino inadequado do lixo e sensibiliza as pessoas sobre a importância do descarte adequado do lixo produzido.

MATERIAL E MÉTODOS: Aplicação de questionário a alunos do 1° ano do ensino médio da Unidade Escolar Francisco Sales Martins (UEFSM), localizada no município de Castelo do Piauí- PI sobre a temática " Lixo: a importância da reciclagem". Na entrevista, os alunos foram analisados acerca do conhecimento sobre o assunto, bem como a importância que a reciclagem tem para o meio ambiente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário em uma turma de 1° ano do ensino médio, onde foram entrevistados 26 alunos (9 homens e 17 mulheres). Foi questionado aos alunos o que eles faziam para diminuir a quantidade de lixo da cidade (Figura 1). Podemos observar pela figura 1 que 34,6% dos entrevistados queimam o lixo; 42,4% reciclam; 11,55% disseram que não fazem nada e 11,55% deixam para o carro do lixo levar. Isso nos leva a pensar que ainda temos que ter um cuidado especial em relação a esse assunto, pois os alunos apesar da maioria dar um destino correto para o lixo, muitos ainda utilizam a queima ou simplesmente não fazem nada. Quando foi perguntado sobre a participação em alguma oficina de reciclagem, a grande maioria dos alunos disseram que nunca participaram de uma oficina de reciclagem. Essa prática seria de fundamental importância para a introdução desse conceito nas salas de aula e conscientização dos alunos. O lixo é um problema grave que vem afetando muito o nosso meio ambiente e através da entrevista observamos que 65,45% acha que a solução do problema seria o incentivo a prática de reciclagem, 23,0% através de campanhas de sensibilização das pessoas e 11,55% ainda acha que a melhor solução seria a queima. Quando questionados se as campanhas voltadas para as práticas da reciclagem ajudam na conscientização das pessoas, verificou-se que 92,3% acreditam que sim e 7,7% acreditam que isso ajuda pouco. Já quando mencionado o fato deles acreditarem que na escola funcionaria alguma prática de reciclagem, 34,6% disseram que não, 30,8% disseram que a escola já possuía práticas de reciclagem, 26,9% falaram que não existia interesse por parte dos alunos e 7,7% disseram que a escola não possuía recursos para a prática.

Figura 1

O que é feito para diminuir a quantidade de lixo da cidade

CONCLUSÕES: De uma maneira geral, a maioria tem conhecimento do assunto abordado e uma parte tenta ao seu modo fazer o seu papel, apesar de alguns ainda não terem despertado para a importância do assunto. Temos muito que fazer pelo nosso planeta e podemos iniciar pela juventude, ou seja, a escola é o ponto de partida.

AGRADECIMENTOS: A Unidade Escolar Francisco Sales Martins e ao curso EAD- Química (CEAD/UFPI) pelo apoio na pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, C; PAULINO, W. R. Ciências o meio ambiente. São Paulo: Ática, 2007.
CBSISO. Coleta seletiva, 2000
FADINI, P. S; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos temáticos de Química Nova na Escola, mai. 2011.
HISATUGO, E.; MARÇAL JÚNIOR, O. Coleta seletiva e reciclagem como instrumentos para conservação ambiental: um estudo de caso em Uberlândia, MG. Natureza & sociedade, Uberlândia, v. 19, n. 02, dez. 2007.
SENOGRAFIA. Educação ambiental, nov. 2011. Disponível em: <http://www.senografia.com.br/educacao-ambiental.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2011.