Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: LIXO: A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM
AUTORES: Araujo, M.R.S. (UFPI) ; Rocha, T.L. (UFPI)
RESUMO: Antigamente nossos ancestrais viviam de região em região a procura de alimentos,
implicando na produção de lixo, pois apenas restos de alimentos eram deixados para
trás, porém essa realidade mudou com o advento da revolução industrial. A partir
de então o planeta encontra-se vulnerável devido à quantidade de lixo produzido.
Esse trabalho tem por objetivo refletir os problemas causados pelo lixo e, propor
soluções para amenizar o problema. Aplicou-se um questionário em uma escola
localizada no município de Castelo do Piauí coletando informações sobre o
conhecimento da comunidade escolar sobre a produção de lixo no planeta. Foi
constatado que o conhecimento sobre o assunto ainda é pouco, dada a importância do
tema para a manutenção da vida na Terra.
PALAVRAS CHAVES: Lixo; Reciclagem; Conscientização
INTRODUÇÃO: Nossos ancestrais eram nômades e por esse motivo viviam de região em
região a procura de alimentação, deixando para trás apenas restos de alimentos
que rapidamente eram decompostos. Portanto, a produção de lixo não
causava o impacto sobre o meio ambiente que causa hoje em dia, pois a maioria
dos resíduos produzidos eram de natureza orgânica(Cavalcante, 2002 apud HISATUGO
& MARÇAL JÚNIOR, 2007). Com a descoberta do fogo e a formação das primeiras
cidades, o lixo produzido pelas pessoas deixou de ser unicamente orgânico e
começou a se acumular em torno das cidades (BARROS & PAULINO, 2007).
Com o aumento das metrópoles a área disponível para o depósito de lixo começou a
se tornar cada vez mais escassa. Com isso, surgiram as seguintes perguntas: O
que fazer com esse lixo? Como evitar as doenças causadas pelo lixo? Podemos
reaproveitar alguns desses materiais produzidos? (BARROS & PAULINO, 2007; FADINI
& FADINI, 2001; SENOGRAFIA, 2011; CBSISO, 2000).
É válido lembrar que é possível haver desenvolvimento sustentável, pois este
visa um desenvolvimento econômico sem prejudicar o meio ambiente. Por esse
motivo, o trabalho divulga os problemas causados pelo lixo, reflete sobre as
conseqüências causadas pelo destino inadequado do lixo e sensibiliza as pessoas
sobre a importância do descarte adequado do lixo produzido.
MATERIAL E MÉTODOS: Aplicação de questionário a alunos do 1° ano do ensino médio da Unidade Escolar
Francisco Sales Martins (UEFSM), localizada no município de Castelo do Piauí- PI
sobre a temática " Lixo: a importância da reciclagem". Na entrevista, os alunos
foram analisados acerca do conhecimento sobre o assunto, bem como a
importância que a reciclagem tem para o meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de questionário em uma
turma de 1° ano do ensino médio, onde foram entrevistados 26 alunos (9 homens e
17 mulheres). Foi questionado aos alunos o que eles faziam para diminuir a
quantidade de lixo da cidade (Figura 1). Podemos observar pela figura 1 que
34,6% dos entrevistados queimam o lixo; 42,4% reciclam; 11,55% disseram que não
fazem nada e 11,55% deixam para o carro do lixo levar. Isso nos leva a pensar
que ainda temos que ter um cuidado especial em relação a esse assunto, pois os
alunos apesar da maioria dar um destino correto para o lixo, muitos ainda
utilizam a queima ou simplesmente não fazem nada. Quando foi perguntado sobre a
participação em alguma oficina de reciclagem, a grande maioria dos alunos
disseram que nunca participaram de uma oficina de reciclagem. Essa prática seria
de fundamental importância para a introdução desse conceito nas salas de aula e
conscientização dos alunos. O lixo é um problema grave que vem afetando muito o
nosso meio ambiente e através da entrevista observamos que 65,45% acha que a
solução do problema seria o incentivo a prática de reciclagem, 23,0% através de
campanhas de sensibilização das pessoas e 11,55% ainda acha que a melhor solução
seria a queima. Quando questionados se as campanhas voltadas para as práticas da
reciclagem ajudam na conscientização das pessoas, verificou-se que 92,3%
acreditam que sim e 7,7% acreditam que isso ajuda pouco. Já quando mencionado o
fato deles acreditarem que na escola funcionaria alguma prática de reciclagem,
34,6% disseram que não, 30,8% disseram que a escola já possuía práticas de
reciclagem, 26,9% falaram que não existia interesse por parte dos alunos e 7,7%
disseram que a escola não possuía recursos para a prática.
Figura 1
O que é feito para diminuir a quantidade de lixo da
cidade
CONCLUSÕES: De uma maneira geral, a maioria tem conhecimento do assunto abordado e uma parte
tenta ao seu modo fazer o seu papel, apesar de alguns ainda não terem despertado
para a importância do assunto. Temos muito que fazer pelo nosso planeta e podemos
iniciar pela juventude, ou seja, a escola é o ponto de partida.
AGRADECIMENTOS: A Unidade Escolar Francisco Sales Martins e ao curso EAD- Química (CEAD/UFPI) pelo
apoio na pesquisa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BARROS, C; PAULINO, W. R. Ciências o meio ambiente. São Paulo: Ática, 2007.
CBSISO. Coleta seletiva, 2000
FADINI, P. S; FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos temáticos de Química Nova na Escola, mai. 2011.
HISATUGO, E.; MARÇAL JÚNIOR, O. Coleta seletiva e reciclagem como instrumentos para conservação ambiental: um estudo de caso em Uberlândia, MG. Natureza & sociedade, Uberlândia, v. 19, n. 02, dez. 2007.
SENOGRAFIA. Educação ambiental, nov. 2011. Disponível em: <http://www.senografia.com.br/educacao-ambiental.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2011.