Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Contribuição dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Química Industrial da UEPB na Produção de Artigos Científicos
AUTORES: Brito, I.P. (UEPB) ; Brito, F.C.P. (SEDUC/PMCG)
RESUMO: O objetivo principal desta pesquisa é quantificar o percentual dos Trabalhos de
Conclusão de Curso (TCCs), dos últimos 12 anos (2001-2012), do curso de graduação
em Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que originaram
artigos publicados em anais de eventos científicos ou em revistas científicas
especializadas. Foi feito um levantamento dos TCCs no acervo da Biblioteca Central
da UEPB e nos Currículos Lattes dos professores e graduandos do curso. Verificou-
se que 38,7% dos TCCs fomentaram artigos em anais de eventos e 9,7% em revistas,
totalizando 48,4% dos TCCs. Portanto, conclui-se que quase 50% dos TCCs
contribuíram para algum tipo de publicação científica.
PALAVRAS CHAVES: TCC; ensino; pesquisa científica
INTRODUÇÃO: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de fundamental importância para o
desenvolvimento acadêmico do aluno. Em geral, o TCC explora um assunto único, no
qual o graduando deve aprofundar-se. Além disso, o TCC leva o aluno a cumprir
normas previamente estabelecidas e seguir as regras de elaboração de um trabalho
acadêmico. O TCC também contribui para elevar o padrão de ensino da faculdade,
pois um bom TCC é ótimo tanto para o aluno como para o Curso. É salutar
mencionar que a importância do TCC no universo acadêmico tem sido o objetivo de
muitos trabalhos e artigos científicos, como por exemplo, FERREIRA et al.
(2008), FAUSTINI e VILLAR (2009), BIM (2012), GEDRAITE et al. (2012), entre
outros. GEDRAITE et al. (2012) ainda mencionaram que as vezes o TCC leva a
publicação de artigos científicos, contribuindo para o currículo do discente e
do professor orientador. É oportuno salientar que os TCCs que não levam a
publicação de artigos também são importantes e contribuem para o currículo dos
alunos e dos professores, pois, em geral, estes trabalhos cumprem uma função
acadêmica, técnica e científica relevante para o aluno, o professor orientador e
o curso, independente de sua publicação como artigo científico ou não.
Entretanto, se é desejo do aluno ou professor publicá-lo é interessante que o
faça. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo verificar qual o
percentual dos TCCs, nos últimos 12 anos (2001-2012), do curso de graduação em
Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que originaram
artigos científicos publicados em anais de eventos do tipo Congresso, Simpósio,
Workshop e assemelhados ou em revista científicas especializadas.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, foi feito um levantamento dos TCCs do curso de Química Industrial da
UEPB no acervo On-line TCCs do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB, nas
fichas catalográficas da Biblioteca Central da Universidade e nos Currículos
Lattes dos professores do curso. Em seguida, foram escolhidos aleatoriamente 62
(sessenta e dois) TCCs. De posse dos TCCs selecionados foi feita uma procura nos
Currículos Lattes do CNPq dos professores orientadores e dos graduandos,
verificando quais deles tinham gerados artigos publicados em anais de eventos ou
em revistas científicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos TCCs analisados verificou-se que 48,4% foram oriundos ou originaram algum
tipo de publicação científica, destes 38,7% foram publicados em anais de eventos
científicos diversos e 9,7% em revista. Dos TCCs publicados em Revistas, três
foram na revista Higiene Alimentar ISSN 0101-9171, dois na Revista Brasileira de
Engenharia Agrícola e Ambiental ISSN 1807-1929 e um na Revista Verde
Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável ISSN 1981-8203. Estas três revistas
são indexadas em mais de um sistema de indexação. Para comparar estes dados com
os de outros cursos no Brasil, foi realizado um levantamento e não foi
encontrada nenhuma publicação que trate da origem ou destino do TCCs, como uma
publicação cientifica para os cursos de Graduação de Química Industrial,
Engenharia Química e Licenciatura em Química. Foram encontrados cursos de outras
áreas do conhecimento, tais como: Serviço Social, curso localizado na Região Sul
do Brasil (FAUSTINI & VILLAR, 2009) e Administração, cursos de instituições de
ensino superior na cidade de Fortaleza (COSTA, 2008). Vale ressaltar que os
trabalhos de COSTA (2008) e FAUSTINI e VILLAR (2009) apresentam resultados
qualitativos e não quantitativos. Entretanto, pelas análises dos autores
percebe-se que os TCCs do Curso de Serviço Social proporcionaram um número de
publicações científicas semelhantes ao de Química Industrial da UEPB, em relação
aos cursos de Administração verificou-se poucas publicações científicas oriundas
dos TCCs. Ressalta-se que os TCCs que não produziram publicações em anais de
eventos e em revistas científicas têm o mesmo grau de grandeza e relevância na
formação acadêmica dos alunos quanto àqueles que produziram.
CONCLUSÕES: Em geral, 38,7% dos TCCs de Graduação de Química Industrial da UEPB geraram
publicações científicas em anais de congressos, simpósios, workshop ou
assemelhados. Enquanto, 9,7% produziram publicações em revistas científicas
indexadas em mais de um sistema de indexação. Portanto, 48,4% dos TCCs do curso
são vinculados com publicações cientificas diversas. Conclui-se que quase 50%
dos TCCs contribuíram para a produção de artigos científicos em anais de eventos e
revistas.
AGRADECIMENTOS: À Biblioteca Central da UEPB.
Ao revisor anônimo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIM, R. H. Temática dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) Produzidos por Acadêmicos de Educação Física. Revista Diálogos & Saberes, v. 8, n. 1, p. 233-246, 2012.
COSTA, F. J. Um Análise da Formação Científica em Cursos de Graduação em Administração: A Perspectiva dos Alunos. Revista de Gestão USP, v. 15, n. 1, p. 47-60, janeiro/março, 2008.
FAUSTINI, M. S. A.; VILLAR, V. L. C. Formação Profissional em Serviço Social - uma ênfase no processo de construção do TCC. Revista Pedagógica, v. 2, n. 23, p. 252-273, 2009.
FERREIRA, A. L.; SOUZA, D. K. T.; SANTOS, F. C. P. Contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação do Pesquisador em Educação Física. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física. v.3, n.1, fev./jul., 2008.
GEDRAITE, R.; NEIRO, S. M. S.; KUNIGK, L. O TCC como Ferramenta Alavancadora do Processo de Ensino e Aprendizagem. IN: FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA, 2, 2012, Uberlândia. Anais. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. p. 515-522.