Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos.
AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Coelho, A.S.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (UFPI)
RESUMO: O presente artigo discute o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos.
O trabalho apresenta a importância da reflexão e encontrar os caminhos para a
compreensão da ciência e tecnologia, com intenção da aproximação da cidadania.
Primeiramente fizemos 6 ( seis) observações das aulas de Ciências e em seguida
uma aplicação de um questionário com os alunos do ensino médio da turma de
Educação de Jovens e Adultos, turno noturno, em uma escola pública na cidade de
Picos - PI.
Essa investigação mostrou uma concepção simplista em relação ao conhecimento de
ciências. Tendo em vista que esta abordagem é relevante, pois possibilitará
novos estudos e informações dos reais significados do ensino de Ciências e suas
contribuições em muitas áreas de saberem científicos e culturais.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de Ciências; Educação Jovens e Adultos; Alunos
INTRODUÇÃO: Tendo em vista que há muito poucos trabalhos sobre o ensino de ciências na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) na literatura; esse estudo tem como objetivo
identificar e analisar as aulas de Ciências na Educação de Jovens e Adultos e
as concepções dos discentes. Costa e Strieder (2008), questionam os aspectos do
ensino de Ciências na EJA, colocam que o aluno jovem e adulto possui uma boa
bagagem de conhecimentos empíricos em diversos fenômenos relacionados à Ciência,
fruto de suas crenças e costumes locais. Esse legado cultural, construído no
cotidiano, com base no senso comum, deve ser adequadamente articulado ao saber
sistematizado. Os autores Santos, Bispo e Omena (2005) corroboram com tais
argumentos ao
afirmarem que no ensino da EJA é importante levar em conta a condição de aluno-
trabalhador, suas relações interpessoais, experiências, conhecimentos
acumulados, reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras
pessoas. Ribeiro (1999) também reforça essa questão argumentando que os
educadores devem considerar, na elaboração de suas aulas, as especificidades do
público dessa modalidade de ensino. O ensino e a aprendizagem de Jovens Adultos
não é tarefa fácil, pois os alunos já carregam consigo uma série de
experiências, de vivências na sociedade. A maioria dos alunos da EJA procuram as
escolas novamente porque a necessidade social e a demanda do mercado de trabalho
exigir atualização para exercer um cargo profissional . O objetivo principal
deste trabalho é investigar os motivos que dificultam a aprendizagem
principalmente no ensino de ciências de turmas de EJA de uma escola pública de
Picos - PI.
MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2012, em uma turma da EJA
compunha-se de 38 alunos matriculados, com idades entre 19 e 35 anos, nas aulas
de ciências de uma escola pública na cidade de Picos – PI.No desenvolvimento da
pesquisa foram realizadas 6 (seis) observações de aulas do professor de ciências
da EJA,os objetivos dessas observações foram analisar as interações que são
construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados;
identificar a metodologia e didática aplicada pelo docente, proporcionando
reflexões sobre o ensino de ciências na EJA.
Os critérios avaliados, priorizaram as discussões e questionamentos entre o
professor e os discentes, e também as metodologias empregadas para ministração
de aulas, melhorando o processo ensino aprendizagem. Foi aplicado um
questionário com 17 questões para os alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos dados obtidos, observou-se que a maioria dos pesquisados, afirmou
possuir dificuldades de aprendizagem em Ciências (69%), e que uma grande parte
dos alunos não tem fundamentos alicerçado nos conhecimentos de Ciências (87 %).
Alguns discentes citaram “não entender o que o professor explica”, também foi
mencionados os principais problemas na sala de aula, relacionado à precariedade
em recursos didáticos e condições inadequadas de trabalhos durante a aula o que
desestimula o interesse pelo processo de ensino-aprendizagem.
Há muitos fatores que dificultam à aprendizagem dos Jovens e Adultos, um deles
é o despreparo do educador sem formação específica na área, e por isso as aulas
não tem estratégias nem didática que promovam a atividade cognitiva do educando;
outra questão é a metodologia do professor que não visa uma aprendizagem
significativa contextualizada, onde os educandos se relacionam com o saber.
COSTA, SANTOS e et al (2011).
CONCLUSÕES: A realização desta pesquisa foi muito proveitosa, fizemos uma reflexão dessa
modalidade educacional. Concluindo que, através desta atividade conseguimos
entender um pouco mais a respeito da Educação de Jovens e Adultos, infelizmente
ainda possui uma lacuna e certo preconceito em nosso país. Vivenciamos a realidade
do EJA na escola dentro do seu contexto, tivemos a oportunidade de ouvimos
depoimentos reais dos discentes que estudam neste ensino.
É de suma importância para nós acadêmicos de Química e futuros educadores,
vivenciar momentos e diferentes realidades dentro de nossa profissão.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA, S. J. D.; STRIDER, D. M. O ensino de Ciencias e a educação de jovens e adultos – caminhos para a formação da cultura cientifica http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2020.pdf
Acesso em 20 de fevereiro de 2013.
COSTA, SANTOS e et al. Dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências em uma turma de EJA da rede pública de Teresina-PI
http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/6645.htm
Acesso em 16 de abril de 2013.
RIBEIRO, V. M. https://docs.google.com/file/d/0B9e0dW_jtY4TTGRKX0MxbDR2M2s/edit?pli=1
Acesso em 10 de abril de 2013.
SANTOS, P. O. ; BISPO, J. dos S. https://docs.google.com/file/d/0B9e0dW_jtY4TTGRKX0MxbDR2M2s/edit?pli=1
Acesso em 12 de maio de 2013.