Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: QUÍMICARD: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS NO ENSINO MÉDIO.
AUTORES: dos Santos, M.F. (UEMA- CESC) ; Ferreira Lima, T.A. (UEMA- CESC) ; Sousa de Alencar, A.C. (UEMA- CESC) ; Lima Feitosa, F.A. (UEMA- CESC) ; Soares dos Santos, R. (UEMA- CESC) ; Cunha e Silva, M.C. (UEMA- CESC)
RESUMO: O presente trabalho apresenta um jogo didático chamado QuímiCard, que foi aplicado
na escola de ensino médio da rede pública estadual, Centro de Ensino Thales
Ribeiro Gonçalves (Caxias-MA), com o intuito de facilitar o aprendizado no ensino
de funções orgânicas especialmente as oxigenadas. Os métodos utilizados foram
diferenciados do habitual, atraindo o aluno para o assunto em questão. Na
confecção do jogo utilizou - se livros didáticos do terceiro ano, e materiais
acessíveis como também na confecção dos cartões. Foi possível verificar que esse
jogo contribui para um melhor aprendizado dos alunos e uma alternativa de apoio ao
professor, para a motivação no estudo de química.
PALAVRAS CHAVES: funções organicas; oxigenadas; químicard
INTRODUÇÃO: A química é uma das disciplinas que despertam pouco interesse entre os alunos,
pois na maioria dos casos esta matéria não é apresentada de forma que chame
atenção, principalmente em relação aos alunos do Ensino Médio. Diante disso, há
uma necessidade da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, algo
que, mesmo brincando, desperte a atenção dos alunos à assimilação dos conteúdos,
como por exemplo, o jogo educativo.
O jogo é dividido em duas classes: jogo didático e educativo. O jogo didático é
aquele que é aplicado depois do assunto ser ministrado no qual utilizou - se
para realização de nosso projeto. O QuímiCard que é um jogo de cartas com
perguntas e respostas foi desenvolvido por acadêmicas de licenciatura em
química, visando ajudar no ensino de química orgânica em especial às funções
oxigenadas. Através dessa aplicação pretende - se que os alunos do terceiro ano
do ensino médio consigam assimilar o conteúdo com a ajuda do jogo.
“[...] Se, por um lado, o jogo ajuda este a construir novas formas de
pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o
professor, o jogo o leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da
aprendizagem.” (CUNHA, 2012). Quando joga - se não se tem consciência de que
está aprendendo, pois assim vamos aderindo uma capacidade de armazenamento de
informações. A partir do momento em que o professor ministra uma aula com jogos,
ele submete-se a uma função de mediador e estimulador, pois tendo controle da
situação fica mais fácil avaliar seus alunos.
“Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino-
aprendizagem e o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar em
tal processo.” (ZANON et al 2008).
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente elaborou - se as perguntas e respostas através de pesquisas em
livros didáticos e, posteriormente, confeccionou - se as cartas. A aplicação do
jogo foi realizada com 30 alunos no terceiro ano do ensino médio na escola da
rede publica estadual de Caxias Maranhão, Centro de Ensino Thales Ribeiro
Gonçalves. Para o desenvolvimento do jogo os alunos foram divididos em dois
grupos iguais. Utilizou - se 30 cartas, 15 com perguntas e15 com respostas e
foram distribuídas; uma carta para cada pessoa, sendo que a pergunta estava em
um grupo à resposta estava no outro, para cada grupo que acertasse a resposta
tinha direito a uma carta coringa, e a equipe que respondesse errado perdia um
componente, o grupo vencedor seria aquele o que ficasse com mais componentes. O
método que utilizou - se para o recolhimento dos dados foi através de
questionários quantitativos aplicados antes e depois do jogo, para avaliação do
jogo elaborou - se um questionário discursivo para o professor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Fez - se a analise dos dados, pois assim conseguiu - se coletar a diferença do
aprendizado dos alunos na sala de aula, em algumas questões, como por exemplo:
segundo a natureza do átomo de carbono, como os alcoóis são classificados? Houve
um aumento de 18 acertos depois da aplicação do jogo; são compostos carboxílicos?
Houve aumento de 10 acertos. Mas também foi possível perceber uma regressão em
algumas como, por exemplo: onde está presente o ácido carboxílico? Houve
retrocesso de 2 acertos; os odores característicos da amêndoa da canela e do limão
devem – se a que grupo funcional? Houve um retrocesso de 1 acerto, supõe - se que
essa pequena regressão foi devido a uma falta de atenção no jogo por parte dos
alunos.
Gráfico de Acertos
CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o jogo de certa forma veio
auxiliar e diversificar no ensino de funções orgânicas oxigenadas, podendo ainda
ser usado como recurso didático na abordagem de outros conteúdos de química.
Através deste recurso desenvolvido foi possível verificar a importância do jogo no
ensino, pois além de apresentar o conteúdo de forma contextualizada os alunos
aprendem de forma divertida e prazerosa.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, Marcia Borin. Jogos no ensino de química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova Na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p.92-98, maio 2012.
SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. Curitiba. 2008.
ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva; OLIVEIRA, Robson Caldas de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, Araraquara, p.72-81, 2008.