11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA.

AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Coelho, A.S.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Silva, F.C.A. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS)

RESUMO: O presente artigo discutir o envolvimento dos alunos de licenciatura com a história da química . O trabalho apresenta a importância da química, com descobertas relevantes em diferentes épocas e momentos históricos. Foi aplicado um questionário com os alunos dos módulos I e VII, do curso de Licenciatura em Química, turno noturno, no IFPI Campus Picos. Essa investigação mostrou uma concepção simplista em relação ao conhecimento da história da química. Tendo em vista que esta abordagem é relevante, pois possibilitará novos estudos e informações para explicações dos reais significados da Química e suas contribuições em muitas áreas de saberem científicos.

PALAVRAS CHAVES: HISTÓRIA DA QUÍMICA; QUÍMICA; ALUNOS

INTRODUÇÃO: A História da Química tem uma grande relevância dentro da Ciência; pois é através dela que podemos estudar quanto ao progresso que o homem tem feito no decorrer dos últimos séculos, obtendo experiência, analisando e reconhecendo fatos que fizeram com que a qualidade de vida das gerações pudessem ser melhoradas. A abordagem da história da Química é necessária para a compreensão de teorias; é preciso abordar os contextos históricos nos quais os conceitos químicos foram elaborados e substituídos em função de outras descobertas. O avanço da Química pode ser dividido em cinco principais temas: Alquimia, cronologia, a Química em diversos momentos históricos, a química atual e a química do futuro (Silva e Silva 2009). Com o desenvolvimento tecnológico da Química, é importante conhecer a história que cerca estes fatos. Na química moderna, foi nesta época que a química se desenvolveu como Ciência; ampliando conhecimentos e técnicas que ainda hoje são utilizados, podemos considerar a Alquimia como a fase mais marcante da química moderna, fundamentalmente destacaram das práticas da alquimia: Produzir a Pedra filosofal, era a meta, pois através desta seria capaz de alcançar as outras metas, que era a transmutação de metais inferiores ao ouro, e finalmente adquirir o Elixir da Longa Vida, um medicamento que poderia curar todas as doenças e prolongar a vida ( Sardella, 2000). Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções prévias dos discentes do curso de licenciatura em química sobre a história da química ressaltando a importância da disciplina no curso.

MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento da pesquisa teve abordagem qualitativa. Foi realizado pesquisas bibliográficas, utilizando os seguintes instrumentos: Livros, revistas, documentos e sites na internet que mencionam o referido assunto no período de maio de 2013. Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário no IFPI Campus Picos, nas turmas do Módulo I com vinte quatro componentes e Módulo VII com sete componentes no curso de Licenciatura no turno noite. O questionário abordou a temática referente ao conceito de história da química, a alquimia, os grandes nomes da química, a importância da disciplina no curso. Buscando sondar as concepções dos discentes ingressantes e formandos a cerca da história da química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos dados obtidos, observou-se que a maioria dos pesquisados do módulo I, afirmou possuir o hábito da leitura (89%), ressaltando a importância deste hábito para o conhecimento e novas concepções. A análise conceitual dos pesquisados a cerca da história da química, alquimia e pedra filosofal mostrou uma visão simplista, pouco fundamentada e contraditória. Tendo em vista que ao discorrer sobre o conceito de história da química relatam ideias a respeito da origem, desenvolvimento e evolução em uma abordagem superficial. Muitas respostas mostraram caráter contraditório em relação ao conceito da história da química, sendo descrito o conceito da ciência química abordando a tríade matéria, transformação e fenômenos. Em relação à questão se alquimia era uma ciência, a maioria dos entrevistados (74%) demostraram não ter conhecimento do termo. Alguns discentes citaram que: “Não sei se alquimia é uma ciência ou não, pois todos os alquimistas estudaram fenômenos.” (89%) Ressaltaram a importância da disciplina de História da química no curso de licenciatura para sua formação. Comparando com os discentes do módulo VII, que já cursaram a disciplina, percebe-se uma melhor concepção dos temas abordados dentro a disciplina e a valorização esta na sua formação.

CONCLUSÕES: Com esse trabalho percebemos que os alunos ingressantes no curso de química não têm fundamentos necessários de elementos que envolve, não só da disciplina mais conceitos gerais. Necessita-se de maior número de investigações empíricas, para que seja a avaliada a influencia deste tipo de abordagem e sua eficácia na formação inicial. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos, conhecerem a natureza a ciência, adquirindo concepções mais fundamentadas, contextualizadas e criticas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SARDELLA, Antônio. Química. São Paulo: Editora ática, v. único, 2000.

SILVA e SILVA. ALQUÍMICA: DA ALQUIMIA A QUÍMICA DO FUTURO

http://www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/91-6163.htm
acesso em 29 de abril de 2013.