Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA.
AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Coelho, A.S.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Silva, F.C.A. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS)
RESUMO: O presente artigo discutir o envolvimento dos alunos de licenciatura com a
história da química . O trabalho apresenta a importância da química, com
descobertas relevantes em diferentes épocas e momentos históricos.
Foi aplicado um questionário com os alunos dos módulos I e VII, do curso de
Licenciatura em Química, turno noturno, no IFPI Campus Picos.
Essa investigação mostrou uma concepção simplista em relação ao conhecimento da
história da química. Tendo em vista que esta abordagem é relevante, pois
possibilitará novos estudos e informações para explicações dos reais significados
da Química e suas contribuições em muitas áreas de saberem científicos.
PALAVRAS CHAVES: HISTÓRIA DA QUÍMICA; QUÍMICA; ALUNOS
INTRODUÇÃO: A História da Química tem uma grande relevância dentro da Ciência; pois é
através dela que podemos estudar quanto ao progresso que o homem tem feito no
decorrer dos últimos séculos, obtendo experiência, analisando e reconhecendo
fatos que fizeram com que a qualidade de vida das gerações pudessem ser
melhoradas.
A abordagem da história da Química é necessária para a compreensão
de teorias; é preciso abordar os contextos históricos nos quais os conceitos
químicos foram elaborados e substituídos em função de outras descobertas.
O avanço da Química pode ser dividido em cinco principais temas: Alquimia,
cronologia, a Química em diversos momentos históricos, a química atual e a
química do futuro (Silva e Silva 2009).
Com o desenvolvimento tecnológico da Química, é importante conhecer a história
que cerca estes fatos. Na química moderna, foi nesta época que a química se
desenvolveu como Ciência; ampliando conhecimentos e técnicas que ainda hoje são
utilizados, podemos considerar a Alquimia como a fase mais marcante da química
moderna, fundamentalmente destacaram das práticas da alquimia: Produzir a Pedra
filosofal, era a meta, pois através desta seria capaz de alcançar as outras
metas, que era a transmutação de metais inferiores ao ouro, e finalmente
adquirir o Elixir da Longa Vida, um medicamento que poderia curar todas as
doenças e prolongar a vida ( Sardella, 2000). Este trabalho tem como objetivo
analisar as concepções prévias dos discentes do curso de licenciatura em química
sobre a história da química ressaltando a importância da disciplina no curso.
MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento da pesquisa teve abordagem qualitativa. Foi realizado pesquisas
bibliográficas, utilizando os seguintes instrumentos: Livros, revistas, documentos
e sites na internet que mencionam o referido assunto no período de maio de 2013.
Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário no IFPI Campus Picos, nas turmas
do Módulo I com vinte quatro componentes e Módulo VII com sete componentes no
curso de Licenciatura no turno noite. O questionário abordou a temática referente
ao conceito de história da química, a alquimia, os grandes nomes da química, a
importância da disciplina no curso. Buscando sondar as concepções dos discentes
ingressantes e formandos a cerca da história da química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos dados obtidos, observou-se que a maioria dos pesquisados do módulo
I, afirmou possuir o hábito da leitura (89%), ressaltando a importância deste
hábito para o conhecimento e novas concepções. A análise conceitual dos
pesquisados a cerca da história da química, alquimia e pedra filosofal mostrou
uma visão simplista, pouco fundamentada e contraditória. Tendo em vista que ao
discorrer sobre o conceito de história da química relatam ideias a respeito da
origem, desenvolvimento e evolução em uma abordagem superficial. Muitas
respostas mostraram caráter contraditório em relação ao conceito da história da
química, sendo descrito o conceito da ciência química abordando a tríade
matéria, transformação e fenômenos. Em relação à questão se alquimia era uma
ciência, a maioria dos entrevistados (74%) demostraram não ter conhecimento do
termo. Alguns discentes citaram que: “Não sei se alquimia é uma ciência ou não,
pois todos os alquimistas estudaram fenômenos.” (89%) Ressaltaram a importância
da disciplina de História da química no curso de licenciatura para sua formação.
Comparando com os discentes do módulo VII, que já cursaram a disciplina,
percebe-se uma melhor concepção dos temas abordados dentro a disciplina e a
valorização esta na sua formação.
CONCLUSÕES: Com esse trabalho percebemos que os alunos ingressantes no curso de química não
têm fundamentos necessários de elementos que envolve, não só da disciplina mais
conceitos gerais. Necessita-se de maior número de investigações empíricas, para
que seja a avaliada a influencia deste tipo de abordagem e sua eficácia na
formação inicial. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa
disciplina para os alunos, conhecerem a natureza a ciência, adquirindo concepções
mais fundamentadas, contextualizadas e criticas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SARDELLA, Antônio. Química. São Paulo: Editora ática, v. único, 2000.
SILVA e SILVA. ALQUÍMICA: DA ALQUIMIA A QUÍMICA DO FUTURO
http://www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/91-6163.htm
acesso em 29 de abril de 2013.