Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Investigação do conhecimento dos alunos da área de tecnologia química sobre os princípios de Química Verde.
AUTORES: Freitas, A.R. (UFPI) ; França, A.A.C. (UFPI) ; Vieira, E.G. (UFPI) ; Rios, M.A.S. (UFPI)
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma investigação a respeito dos conhecimentos dos
alunos do curso de bacharelado em química, disciplina de Química Inorgânica
Industrial, sobre os princípios da química verde. Para isso realizou-se um
seminário onde foi apresentado o conceito de Química Verde bem como seus 12
princípios. Ao final da apresentação os alunos responderam a um questionário
composto por seis perguntas relacionadas aos conceitos apresentados, para
avaliação da percepção dos alunos sobre o tema. Dentre as questões abordadas
destacam-se: o conhecimento sobre a química verde, a importância dos doze
princípios e a contextualização da química verde nas disciplinas do curso de
Química.
PALAVRAS CHAVES: Química verde; Impactos Ambientais; Sustentabilidade
INTRODUÇÃO: A química é um ramo da ciência que possui indústria específica, a indústria
química, que exerce um papel de destaque na economia e promove inúmeros
benefícios em áreas como a saúde e agricultura, porém, suas atividades quando
não realizadas de forma responsável, apresentam efeitos desastrosos para o meio
ambiente, como a formação de subprodutos tóxicos e contaminação ambiental
(FARIAS e FAVÁRO, 2011).Neste contexto surge a Química Verde (QV) que, segundo
Prado (2003), tem como objetivo desenvolver tecnologias e processos que não
causem poluição. Segundo o autor a aplicação dos 12 princípios da QV conduz à
regulamentação e ao controle, evitando-se a remediação desnecessária. A
implementação de tais práticas sustentáveis, além dos benefícios ambientais,
proporciona também um impacto econômico graças à diminuição de gastos com o
armazenamento e/ou tratamento de resíduos.Dessa forma, acredita-se que o
conhecimento a respeito dos princípios da QV deve ser incentivado desde os anos
iniciais da formação acadêmica nos cursos de licenciatura e bacharelado em
química, despertando nos alunos uma postura ética e de ação, de modo a
antecipar/resolver os problemas ambientais decorrentes das atividades
industriais.Uma vez que a QV vem se firmando como um campo de pesquisa; e
influenciando a maneira de agir e pensar acerca das atividades químicas e dos
impactos ambientais causados pelas mesmas, este estudo apresenta uma
investigação a respeito dos conhecimentos dos alunos do curso de bacharelado em
química, disciplina de Química Inorgânica Industrial, sobre os princípios da
Química Verde (ANTONIN, 2011).
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente apresentou-se um seminário sobre os doze princípios da Química Verde
aos alunos da disciplina de Química Inorgânica Industrial - curso de Bacharelado
em Química - o qual teve como objetivo introduzir os fundamentos teóricos e
práticos de conceitos sustentáveis que poderiam ser aplicados às atividades
inerentes as tecnologias químicas envolvidas nos processos inorgânicos
industriais. Após a apresentação, aplicou-se um questionário composto por seis
perguntas relacionadas aos conceitos investigados, para avaliação da percepção
dos alunos sobre o tema. Dentre as questões abordadas destacam-se: o conhecimento
sobre a QV, a importância dos doze princípios e a contextualização da química
verde nas disciplinas do curso de Química.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O gráfico 1 mostra que 72,7% dos alunos responderam não ter nenhum conhecimento
prévio sobre o tema QV e 27,3% afirmaram ter um contato superficial com o tema
em questão. Dentre os 12 princípios abordados, a “Eficiência Atômica” (2º
princípio) foi julgada pelos alunos como o conceito/princípio mais importante,
pois segundo os mesmos, representa a melhor forma de reduzir a geração de
resíduos, minimizando assim os impactos ambientais. De acordo com a maioria dos
entrevistados, o referido tema não havia sido abordado em outras disciplinas e
quando abordado, foi apresentado de forma superficial. Este resultado nos
permite observar que há uma falta de contextualização da QV nas disciplinas do
curso de Química, evidenciando assim que a formação acadêmica atual ainda não
tem incluído de forma eficaz, as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e
meio ambiente. Ainda na análise de resultados é importante destacar que, durante
a apresentação alguns alunos relataram que em aulas experimentais de química era
bastante comum o descarte de resíduos na pia, sem nenhum tratamento prévio,
sugerindo ainda mais, a necessidade de uma abordagem ambiental nas referidas
aulas. Desta forma, faz-se necessário enfatizar a associação dos princípios da
QV aos experimentos, de forma que os alunos possam perceber que a química pode
ser desenvolvida coadunando-se aos preceitos de sustentabilidade. Ao término das
etapas de investigação, os alunos consideraram relevante a abordagem do tema QV
na disciplina de Química Inorgânica Industrial, pois possibilitou uma prévia
conscientização sobre os impactos ambientais gerados pela indústria química; e
ao mesmo tempo mostrou-se que é possível o desenho de produtos e processos que
sejam rentáveis e caminhem de forma responsável.
Gráfico 1
Percentual de alunos que responderam ter ou não ter
algum conhecimento prévio na área de QV.
CONCLUSÕES: No trabalho desenvolvido foi observado que os princípios da Química Verde
encontram-se ainda incipientes em termos de discussão no meio acadêmico e desta
forma, percebe-se a urgente necessidade de inseri-los nas disciplinas do curso de
química a fim de promover a formação de profissionais que corroborem com as
diretrizes da atuação responsável e tecnicamente estejam aptos para atuar no
desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis.
AGRADECIMENTOS: Departamento de Química – CCN/UFPI.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PRADO, A. G. S. 2003. Química Verde, os desafios da química do novo milênio. Química Nova, Brasília, v. 26, n. 5, p. 738-744. FARIAS, L. A.; FÁVARO, D. I. T. 2011. Vinte anos de química verde: conquistas e desafios. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 6, p. 1089-1093. ANTONIN, V. S., MORASHASHI, A. C., MALPASS, G. R. P. 2011. Compreensão de alunos de graduação sobre conceitos de química Verde. Cleaner production initiatives and challenges for a sustainable world, São Paulo.