11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: RESGATE HISTÓRICO DO SIMPEQUI: DEZ ANOS FAZENDO DIFUSÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL

AUTORES: Queiroz, B.V. (UFC) ; da Silva Filho, E.C. (UFPI)

RESUMO: Com o objetivo de difundir a área de ensino de Química no Brasil surge o Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI, um evento que existe há dez anos e atrai a cada edição mais participantes. Este trabalho fará um resgate histórico das dez edições deste evento, destacando os seus números e pesquisas. A metodologia predominantemente usada foi a consulta ao site do evento, pesquisando os anais e os relatórios técnicos feitos pela ABQ após cada edição. Após a coleta de dados, verificou-se que a região que mais contribuiu com participantes e pesquisa foi a região nordeste, a que mais sediou o evento. E que a maioria dos trabalhos aprovados para apresentação no simpósio é do tipo pesquisa de opinião e relato de experiência.

PALAVRAS CHAVES: SIMPEQUI; Resgate Histórico; Anais

INTRODUÇÃO: No ano de 2003 a ABQ promoveu o 1º Simpósio Brasileiro de Educação Química-SIMPEQUI, com o objetivo de fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento no campo da educação química reunindo profissionais interessados e atuantes na pesquisa em educação química para apresentar e discutir os resultados de suas atividades e realizar trocas de experiências. Criando assim, oportunidade de disseminação de resultados dessas pesquisas a fim de possibilitar renovações metodológicas e atualização de conhecimento químico a professores da educação básica e superior, bem como possibilitar a solução de problemas do ensino de química, sobretudo na escola pública. O SIMPEQUI já teve dez edições, o evento desde o ano de 2003, ocorre em três dias no mês de julho e seu formato padrão conta com palestras, painéis, mini-cursos, sessões de apresentação de trabalhos, em pôsteres e oral. Logo, o objetivo deste trabalho é fazer um resgate histórico do SIMPEQUI, destacando os seus números e pesquisas.

MATERIAL E MÉTODOS: Na presente pesquisa analisou-se, através do endereço eletrônico do evento, os resumos do SIMPEQUI de todas as dez (10) edições anteriores, exceto a 5º edição, pois não existe registros na ABQ sobre esta edição, o intuito desta primeira parte foi separar cada pesquisa em linhas de pesquisa, como: Ferramentas de ensino, ensino de Química e novas tecnologias, ensino de Química e meio ambiente, educação especial, pesquisa bibliográfica, divulgação científica, pesquisa de opinião, atividades lúdicas, relatos de experiência, formação de professores e outros (pesquisas que não se encaixavam em nenhuma linha supracitada). Analisando os anais do SIMPEQUI pelo site investigou-se quantas instituições de ensino, estado e região do país já participaram do evento. Verificou-se ainda os relatórios técnicos dos eventos, também consultando o site do simpósio. Por fim, elaborou-se um questionário contendo cinco questões abertas, este foi aplicado para os dirigentes da ABQ, como Celso Augusto, Airton Marques e Alvaro Chrispino, os dois últimos foram os idealizadores do SIMPEQUI.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a revisão em mais de 700 trabalhos nos anais do SIMPEQUI separou-se as pesquisas em linhas de pesquisa (Figura 1), cujo predomínio é o tipo de pesquisa de opinião e relato de experiência, a primeira fica evidente no trabalho de Viana (2012), intitulado “Concepções de alunos do 3° ano do Ensino Médio a respeito da contribuição do ensino de Química para formação da cidadania”, em que o autor buscou conhecer a opinião dos discentes sobre uma temática pedagógica. Já educação especial no ensino de Química foi o tipo de pesquisa pouco relatado nos trabalhos. Em relação aos estados e regiões de origem dos participantes com trabalhos do SIMPEQUI percebeu-se que a região nordeste é a que possui mais congressista e pela Figura 2 observa-se que o estado do Piauí foi o que mais contribuiu com pesquisas. O fato dessa região possuir um número maior de congressistas justifica-se pelas cidades onde aconteceu os eventos, das dez edições do SIMPEQUI, seis foram em cidades nordestinas, logo, é mais propício que os participantes, na sua maioria, da própria região, no entanto, percebe-se pela Figura 2 que o SIMPEQUI já recebeu congressistas de todas as regiões do país. Investigando a quantidade de instituições de ensino que participaram do SIMPEQUI, o resultado encontrado foi 96 (entre universidades federais, estaduais, IES particulares, secretárias de educação, instituições da educação básica pública e privada e institutos federais). Pelas respostas do questionário proposto aos dirigentes da ABQ percebe-se que os mesmos acreditam que o quantitativo de trabalhos está acompanhando o qualitativo, ou seja, a qualidade dos trabalhos está crescendo. E que o diferencial do SIMPEQUI é discutir aspectos da ciência, ensino de química, tecnologia e educação num novo contexto didático.

Figura 1-

Tipos de pesquisas apresentados nos SIMPEQUI’S (em porcentagem).

Figura 2 -

Contribuição de cada estado em trabalhos no SIMPEQUI (em porcentagem).

CONCLUSÕES: O SIMPEQUI acrescentou muito para o avanço da pesquisa em educação Química, promoveu encontros de pesquisadores e de linhas de pesquisa, difundiu esta área na região nordeste, algo que foi comprovado pela presença constante de congressistas da região nos eventos. Reuniu estudantes, professores de quase 100 instituições de ensino diferentes. No entanto, nas próximas edições o SIMPEQUI pode crescer ainda mais, como chegar a regiões, cujo nenhum estado promoveu o evento, como o centro-oeste e sul do país; receber participantes e trabalhos de estados ainda não presentes no simpósio, como o Amapá e

AGRADECIMENTOS: Aos dirigentes da ABQ, em especial ao Celso Augusto e aos professores Airton Marques e Alvaro Chrispino pelo tempo e paciência em nos ajudar nesta pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: VIANA L.P.C.;BATISTA. C. F. Concepções de alunos do 3° ano do Ensino Médio a respeito da contribuição do ensino de Química para formação da cidadania. – 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI) – Teresina / PI – 2012. Disponível em: www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/186-13396.htm. Acesso em 05 de maio de 2012.
http://www.abq.org.br/simpequi/ Acesso em 10 de abril de 2013.