Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Uma proposta de ensino de química sobre o tema corrente elétrica pela dissociação dos compostos iônicos
AUTORES: de Castro Silva, M. (UFPI) ; Oliveira Miranda, M. (UFPI) ; Moura Marques, T. (UFPI) ; Rodrigues Freire, E. (UFPI) ; Ribeiro Melo, L. (UFPI) ; Oliveira Lima, L. (UFPI) ; Abreu Cunha, P.H. (UFPI)
RESUMO: Por falta de atividades praticas em sala de aula, muitos alunos se limitam a
decorar conceitos complexos limitando-se a formulas e conceitos fornecidos pelos
livros didáticos sem espaço para deduções próprias. O acréscimo de experiências
dentro da escola visa estimular uma saída do estilo tradicional e estimula a
absorção e estimulação do aprendizado. A presente pesquisa visa apresentar o
experimento de corrente elétrica através da dissociação de substancias química, o
mesmo ajudará o processo cognitivo dos alunos de ensino médio.
PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; dissociação iônica; corrente elétrica
INTRODUÇÃO: Você já se perguntou por que muitos alunos não têm afinidade com a matéria
Química? Ou acham difícil demais ou desinteressante e alguns até a chamam de
“chata”? Será que o que está faltando são bons professores ou motivação para
ensinar? Esses fatos certificam que algo está errado no ensino de Química.
O professor tem como missão de transformar a sociedade, porque é o personagem
principal da educação. É a única via de acesso à integração social para todos, e
a única porta de saída da miséria para as camadas mais pobres da população
(SAVIANI, 2000). Por isso, todas as leis, todos os livros, todos os prédios,
todos os computadores e todas as verbas governamentais serão inúteis, se na sala
de aula não estiver presente, inteiro, motivado, bem formado e consciente, o
professor (VEIGA, 2000). Ele terá sua parte a cumprir na luta contra o fracasso
escolar. Nenhuma escola, nenhum sistema educacional será melhor do que a
qualidade e habilidade do professor. Sua prática pedagógica, porém, dependerá de
três fatores: qualidade básica, habilidade pessoal e preparo teórico e prático
(ALVES, 2007).
MATERIAL E MÉTODOS: Dissociação iônica.
Verificação da teoria de dissociação iônica de Arrhenius, que prova que algumas
soluções aquosas conduzem correntes elétricas, e outras não.
Materiais e Reagentes
• 3 pedaços de fio comum com aproximadamente 20 cm com as extremidades
desencapadas;
• 4 pilhas comuns;
• 1 lâmpada de lanterna;
• 2 copos de vidro de boca larga;
• Fita adesiva.
• Água destilada;
• Cloreto de sódio (Sal de cozinha);
• Glicose sólido (Açúcar).
Procedimento
Foi montado o sistema igual à figura abaixo:
Foi colocada água até a metade em um dos copos e mergulhada as
extremidades dos fios, evitando que uma ponta toque a outra e observando o que
acontece. Em seguida foi adicionado o sal e feito sua dissolução. Após as
observações o mesmo experimento foi feito em outro copo, mas substituindo o
cloreto de sódio pelo açúcar (composto este que tem propriedades moleculares).
Abaixo segue alguns fatos já observados com alguns compostos:
Àgua (H2O)
A água destilada não conduz eletricidade. A lâmpada se mantém apagada. Provando
a baixa dissociação da água.
Àgua + sal de cozinha (H2O + NaCl)
A lâmpada se acende, provando que a solução de água e sal permite a passagem da
corrente elétrica, provando que a solução é eletrolítica.
Àgua + açúcar (H2O + C6H12O11)
A lâmpada se mantém apagada provando que a solução de água e açúcar não
permite a passagem de corrente elétrica, provando que a não é eletrolítica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As explicações para isso se da pela teoria de Arrhenius que diz que um composto
molecular, por exemplo, o açúcar e outros não eletrolíticos não subdividem suas
moléculas (C12H22O11 no caso do açúcar), ou seja, não se dissociam em outras
palavras são substancias neutras. O sal e os demais compostos eletrolíticos quando
dissociado em água subdivide suas moléculas em íons (Na+ e Cl- no exemplo do sal)
onde esses íons são responsáveis pela condutibilidade elétrica. Teoria que é uma
das mais importantes da química e pelo mesmo deve ser abordada de forma pratica
com elo com a teoria.
CONCLUSÕES: De posse da proposta supracitada acima espera se que a abordagem do tema venha
solucionar as possíveis duvida dos alunos referentes ao elo que se faz entre os
compostos químicos e a eletricidade causado pelo mesmo, ou melhor, dizendo como os
compostos se comportam em soluções aquosas produzindo corrente elétrica. Portanto,
fica evidente que a aplicação do experimento irá minimizar algumas duvidas que o
alunado venha a ter durante as aulas teóricas.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007.
2. SAVIANI, O. Pedagógia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
3. VEIGA, I. P. A. et al. Pedagogia universitária: a aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000. 247p.