Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: PRODUTOS DE LIMPEZA:
A importância para a sociedade e para o ensino aprendizagem na Escola de Ensino Médio Carmosina Ferreira Gomes, na cidade de Sobral – CE.
AUTORES: Rocha, M.S. (UVA) ; Andre, A.S.L. (UVA) ; Araujo, M.R.S. (UVA) ; Silva, D.S. (UVA)
RESUMO: O presente trabalho descreve o minicurso sobre a química nos produtos de limpeza
com objetivo de mostrar a grande importância e o uso da Química melhorando o
entendimento e o aprendizado dos alunos. A atividade foi realizada com alunos do
Ensino Fundamental e Médio da rede Estadual de Ensino. Observou-se que os alunos
se motivam pela a aula, pois se percebe que o aluno vivencia as praticas caseiras
de fabricação desses produtos na comunidade.
PALAVRAS CHAVES: Ensino; Minicurso; Produtos de limpeza
INTRODUÇÃO: A produção de conhecimento é condição de existência e sobrevivência dos seres
humanos na Terra. A humanidade com o processo de evolução cria a necessidade de
adaptar o mundo em sua volta e construir conhecimento para serem transmitidos
por gerações (MALDANER e ZANON, 2010).
Tendo com base a capacidade do ser humano em construir condições para sua melhor
comodidade, desde o inicio de suas gerações procuravam passar os conhecimentos
adquiridos para serem aperfeiçoados por seus descendentes. O surgimento de
produtos de limpeza teve inicio no século XIV, devido o avanço das epidemias. Os
antigos egípcios já utilizavam de óleos vegetais e animais, porém apenas por
questões de estética. Por volta do ano de 1740 foi enfim descoberto a fabricação
de sabão, dai veio à produção em escala industrial e com o passar dos anos esse
se tornar elemento de luxo para as necessidades diárias.
Observa-se a necessidade do aluno se familiarizar com os produtos de limpezas
encontrados em casa, portanto foi implantado o projeto de minicurso visando
mostrá-los como fazer determinados desinfetantes, detergentes e também os
principais produtos químicos utilizados nesta produção, além de aprimorar o
conhecimento dos alunos e mostrar a química, presente no seu dia-a-dia. Assim,
os alunos puderam observar umas das utilizações e importância da química na sua
vida, tornando o ensino diversificado e prazeroso.
MATERIAL E MÉTODOS: O minicurso foi desenvolvido na Escola Carmosina Ferreira Gomes, com alunos do
Ensino Fundamental e Médio no laboratório da escola, sendo trabalhado no contra
turno escolar.
O material utilizado foi o mesmo apresentado pelo professor da Universidade
Estadual Vale do Acaraú (UVA), ministrado nas atividades desenvolvidas durante a
semana da química oferecida para os alunos do curso de licenciatura e
bacharelado, no qual o mesmo trata da história dos produtos de limpeza e o uso
de materiais químicos como meio de tornar o produto eficaz.
Usou-se na fabricação dos produtos apenas materiais de baixo custo: água, cloro,
barrilha (pesquisar a fórmula), essências, base para desinfetante, detergente
neutro e formol a 37%.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao longo dos tempos, a humanidade vive no meio de transformações, com o
surgimento no século XIV dos produtos de limpeza que proporcionaram higiene as
pessoas. A aplicação de matérias como jogos, palestras, minicursos é um
compromisso da educação química na construção de aspectos formativos para o
desenvolvimento de uma cidadania planetária, sendo instrumentos indispensáveis
na formação desses alunos, podendo relacionar o saber ao fazer (SANTOS, 2010).
Durante a realização do minicurso, pode ser desenvolvida com os alunos uma
questão básica da química, a regra de três, onde pode ser observado que os
alunos sabem do que se trata, porém tem a dificuldade de compreender os valores
e resultados.
Os alunos se mostraram muito interessados na realização dos produtos que foram
três: água sanitária, desinfetante com óleos essenciais e desinfetantes com
essência preparada. Aprender a conhecer, adquiri os instrumentos da compreensão,
aprender a fazer, para agir sobre o meio envolvente; supera o atual ensino
praticado tornado o ensino de química mais articulado, dinâmico e formador
(DELORS 1998, BRASIL 1999).
CONCLUSÕES: Observa-se que o uso de atividades diferenciadas das aulas convencionais e com
materiais do conhecimento dos alunos, facilita de uma forma dinâmica o aprendizado
dos alunos, além dos mesmos adquirirem um novo conhecimento usando-o em sua vida
social.
AGRADECIMENTOS: a capes, a (UVA), Universidade Estadual Vale do Acarau.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 1999.
DELORS, Jacques (coord.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo/Brasília: Cortez/Unesco/MEC, 1998.
MALDANER, Otavio Aloisio; ZANON, Lenir Basso. Pesquisa Educacional e Produção de Conhecimento do Professor de Química. Ijuí, UNIJUÍ, 2010, 368 p.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos, Galiazzi M. do C., Junior E. M. P., Souza M. L, Portugal S.: O enfoque CTS e a educação ambiental: Possibilidade de “ambientalização” da sala de aula de ciências.