11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Concentração de álcool no sangue: Uma proposta de contextualização do ensino de funções orgânicas oxigenadas

AUTORES: Carregosa, I.S.C. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Melo, R.P.A. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Lopes, F.L.G. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE)

RESUMO: Neste trabalho, procurou-se buscar alternativas que restaurem o conhecimento do ensino de química, possibilitando uma nova visão desta disciplina. Sendo assim, trabalhou-se a função oxigenada álcool, contextualizada com o tema “concentração etílica no sangue e direção, essa combinação não combina”. Integrada a essa contextualização, desenvolveu-se atividades didáticas que priorizaram a participação ativa do aluno, tais como: aulas expositivas interativas, vídeos, experimentação e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização apresentada pelos discentes durante a realização da II Mostra Científica com tema “CIDADÃO QUIMICAMENTE CONSCIENTE", realizada pela escola estadual localizada no Estado de Sergipe. Verificou-se que houve uma grande motivação e participação, por parte dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Contextualização; Estratégias de ensino; Função Álcool

INTRODUÇÃO: De acordo com OLIVEIRA (2006), as metodologias tradicionais têm sido pouco eficientes para ajudar o aluno a aprender a pensar, refletir e criar com autonomia soluções para os problemas que enfrenta. Os alunos acumulam saberes, mas não conseguem aplicar seus conhecimentos em situações reais do dia-a-dia. Encontra-se, no trabalho com projetos, uma proposta de educação voltada para a formação de competências, que pretende que a aprendizagem não se torne passiva, verbal e teórica, mas que tenha a participação ativa dos alunos. Em particular no ensino da química, percebe-se que os alunos, muitas vezes, não conseguem aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pelo tema. Isto indica que este ensino está sendo feito de forma descontextualizada e não interdisciplinar (NUNES e ADORNI, 2010). Visando criar um elo entre esses fenômenos vivenciados no dia-a-dia e suas respectivas implicações sociais com os conhecimentos teóricos neles implícitos, é importante que sejam implementadas proposta didáticas contextualizadas e integradas a estratégias de ensino diversificadas, como vídeos, experimentos e o desenvolvimento de campanhas, que exploraram o universo do indivíduo. Dessa maneira, o trabalho está focado na contextualização, como estratégia de ensino- aprendizagem, com o intuito de facilitar a aprendizagem, tendo como objetivo, estimular a participação ativa dos discentes na construção do próprio conhecimento. A abordagem deste trabalho esteve centrada na diversidade de estratégias de ensino buscando despertar o interesse e a participação ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem da função orgânica álcool, contextualizada com o tema “concentração etílica no sangue e direção, essa combinação, não combina".

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFS), sendo realizado com alunos do ensino médio da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, situado em Aracaju-SE. As atividades foram desenvolvidas em horário oposto ao turno de ensino escolar e aos sábados, perfazendo um total de 4 horas/ aula semanais de química. Inicialmente foram aplicados questionários de identificação das concepções prévias (QICP) seguidos de questionários de identificação dos conhecimentos adquiridos (QICA). Houve a realização de aulas expositivas contextualizadas sobre o álcool e seus efeitos, focando o binômio concentração etílica no sangue e direção: uma combinação perigosa. Aplicou-se a discussão de vídeos, disponíveis no youtube, tomando como base os critérios apontados por MORAN (1995). Realizou-se um experimento alternativo para o teste do bafômetro, nomeado blitz móvel, construído a partir de materiais de baixo custo e fácil obtenção. Sendo importante ressaltar, que para a realização deste experimento, as bebidas alcoólicas estavam dentro dos bafômetros vedados e que em hipótese alguma os alunos da escola tinham contato com as mesmas. Os resultados dessas estratégias de ensino foram apresentados junto a uma campanha de conscientização na II Mostra Científica da escola discutindo o tema: concentração etílica no sangue x direção e a lei seca.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados aqui discutidos são dados em função das respostas aos questionários QICP e QICA, e, foram organizados quanto à coerência e justificativa em categoria A, B e C, sendo a A incorretas, B parcialmente corretas, e C respostas corretas com justificativas coerentes e domínio do conteúdo. Notou-se no questionário QICP que 26,20% das respostas se enquadravam na categoria A, 42,85% na B, apenas 14,28% na categoria C e 16,67% das respostas não foram respondidas. Ainda com análise desse questionário percebeu-se que os alunos conseguem discutir sobre as questões do tema social, que faz parte do conhecimento do senso comum, porém, não se obteve bons resultados quando as questões exigiam um conhecimento químico específico. Na análise do QICA constatou-se claramente a melhoria de 73,82% dos discentes em relação aos resultados obtidos para categoria C após as aulas e a aplicação do vídeo como estratégia de ensino, observou-se que os alunos conseguiram justificar de maneira adequada as respostas que envolviam tanto o tema social quanto o tema químico específico, na qual os alunos passaram a fazer relações corretas, explicando de forma adequada e demonstrando um maior domínio de conteúdo. Além de tudo ficou evidente que não houve respostas incorretas e/ou não respondidas. O experimento montado pelos alunos e denominado “blitz móvel” (Figura 1) contribuiu para a formação do conhecimento químico dos alunos e visitantes envolvidos. A discussão do experimento possibilitou verificar que é possível identificar uma pessoa alcoolizada e que as diferentes tonalidades, menos ou mais acentuadas percebidas após a realização do teste do bafômetro, é relacionado ao nível de embriaguez, que está diretamente relacionado à concentração de álcool no sangue (Figura 2).

Figura 01.

Exposição do experimento “blitz móvel” na II Mostra Científica da escola.

Figura 02.

Resultados adquiridos após os testes experimentais de bebidas alcoólicas com diferentes concentrações etílicas.

CONCLUSÕES: Verificou-se que houve uma grande motivação por parte dos alunos em participar das aulas e da II Mostra Científica. Atribui-se esse resultado ao fato das atividades adotadas priorizarem a participação e a investigação do ser que aprende seguido da maior vinculação entre o mundo da escola e o mundo da vida do estudante, dado através da contextualização. Portanto, a contextualização integrada ao uso de estratégias de ensino aqui já discutidas foram consideradas como uma proposta positiva para aprofundamento do estudo da função oxigenada álcool de forma mais significativa e prazerosa.

AGRADECIMENTOS: À Capes pela concessão da bolsa de iniciação a docência, e auxílio financeiro ao projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORAN, J.M. O Vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, n.2, p. 27-35. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm>.NUNES, A. S. ; ADORNI, D.S . O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos.OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica, dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006.