Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Concentração de álcool no sangue: Uma proposta de contextualização do ensino de funções orgânicas oxigenadas
AUTORES: Carregosa, I.S.C. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Melo, R.P.A. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE) ; Lopes, F.L.G. (INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE)
RESUMO: Neste trabalho, procurou-se buscar alternativas que restaurem o conhecimento do
ensino de química, possibilitando uma nova visão desta disciplina. Sendo assim,
trabalhou-se a função oxigenada álcool, contextualizada com o tema “concentração
etílica no sangue e direção, essa combinação não combina”. Integrada a essa
contextualização, desenvolveu-se atividades didáticas que priorizaram a
participação ativa do aluno, tais como: aulas expositivas interativas, vídeos,
experimentação e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização
apresentada pelos discentes durante a realização da II Mostra Científica com
tema “CIDADÃO QUIMICAMENTE CONSCIENTE", realizada pela escola estadual
localizada no Estado de Sergipe. Verificou-se que houve uma grande motivação e
participação, por parte dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Contextualização; Estratégias de ensino; Função Álcool
INTRODUÇÃO: De acordo com OLIVEIRA (2006), as metodologias tradicionais têm sido pouco
eficientes para ajudar o aluno a aprender a pensar, refletir e criar com
autonomia soluções para os problemas que enfrenta. Os alunos acumulam saberes,
mas não conseguem aplicar seus conhecimentos em situações reais do dia-a-dia.
Encontra-se, no trabalho com projetos, uma proposta de educação voltada para a
formação de competências, que pretende que a aprendizagem não se torne passiva,
verbal e teórica, mas que tenha a participação ativa dos alunos. Em particular
no ensino da química, percebe-se que os alunos, muitas vezes, não conseguem
aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano,
tornando-se desinteressados pelo tema. Isto indica que este ensino está sendo
feito de forma descontextualizada e não interdisciplinar (NUNES e ADORNI, 2010).
Visando criar um elo entre esses fenômenos vivenciados no dia-a-dia e suas
respectivas implicações sociais com os conhecimentos teóricos neles implícitos,
é importante que sejam implementadas proposta didáticas contextualizadas e
integradas a estratégias de ensino diversificadas, como vídeos, experimentos e o
desenvolvimento de campanhas, que exploraram o universo do indivíduo. Dessa
maneira, o trabalho está focado na contextualização, como estratégia de ensino-
aprendizagem, com o intuito de facilitar a aprendizagem, tendo como objetivo,
estimular a participação ativa dos discentes na construção do próprio
conhecimento. A abordagem deste trabalho esteve centrada na diversidade de
estratégias de ensino buscando despertar o interesse e a participação ativa dos
alunos no processo de ensino aprendizagem da função orgânica álcool,
contextualizada com o tema “concentração etílica no sangue e direção, essa
combinação, não combina".
MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido durante o Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID/IFS), sendo realizado com alunos do ensino médio da
Escola Estadual Presidente Costa e Silva, situado em Aracaju-SE. As atividades
foram desenvolvidas em horário oposto ao turno de ensino escolar e aos sábados,
perfazendo um total de 4 horas/ aula semanais de química. Inicialmente foram
aplicados questionários de identificação das concepções prévias (QICP) seguidos
de questionários de identificação dos conhecimentos adquiridos (QICA). Houve a
realização de aulas expositivas contextualizadas sobre o álcool e seus efeitos,
focando o binômio concentração etílica no sangue e direção: uma combinação
perigosa. Aplicou-se a discussão de vídeos, disponíveis no youtube, tomando como
base os critérios apontados por MORAN (1995). Realizou-se um experimento
alternativo para o teste do bafômetro, nomeado blitz móvel, construído a partir
de materiais de baixo custo e fácil obtenção. Sendo importante ressaltar, que
para a realização deste experimento, as bebidas alcoólicas estavam dentro dos
bafômetros vedados e que em hipótese alguma os alunos da escola tinham contato
com as mesmas. Os resultados dessas estratégias de ensino foram apresentados
junto a uma campanha de conscientização na II Mostra Científica da escola
discutindo o tema: concentração etílica no sangue x direção e a lei seca.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados aqui discutidos são dados em função das respostas aos
questionários QICP e QICA, e, foram organizados quanto à coerência e
justificativa em categoria A, B e C, sendo a A incorretas, B parcialmente
corretas, e C respostas corretas com justificativas coerentes e domínio do
conteúdo. Notou-se no questionário QICP que 26,20% das respostas se enquadravam
na categoria A, 42,85% na B, apenas 14,28% na categoria C e 16,67% das respostas
não foram respondidas. Ainda com análise desse questionário percebeu-se que os
alunos conseguem discutir sobre as questões do tema social, que faz parte do
conhecimento do senso comum, porém, não se obteve bons resultados quando as
questões exigiam um conhecimento químico específico. Na análise do QICA
constatou-se claramente a melhoria de 73,82% dos discentes em relação aos
resultados obtidos para categoria C após as aulas e a aplicação do vídeo como
estratégia de ensino, observou-se que os alunos conseguiram justificar de
maneira adequada as respostas que envolviam tanto o tema social quanto o tema
químico específico, na qual os alunos passaram a fazer relações corretas,
explicando de forma adequada e demonstrando um maior domínio de conteúdo. Além
de tudo ficou evidente que não houve respostas incorretas e/ou não respondidas.
O experimento montado pelos alunos e denominado “blitz móvel” (Figura 1)
contribuiu para a formação do conhecimento químico dos alunos e visitantes
envolvidos. A discussão do experimento possibilitou verificar que é possível
identificar uma pessoa alcoolizada e que as diferentes tonalidades, menos ou
mais acentuadas percebidas após a realização do teste do bafômetro, é
relacionado ao nível de embriaguez, que está diretamente relacionado à
concentração de álcool no sangue (Figura 2).
Figura 01.
Exposição do experimento “blitz móvel” na II Mostra
Científica da escola.
Figura 02.
Resultados adquiridos após os testes experimentais
de bebidas alcoólicas com diferentes concentrações
etílicas.
CONCLUSÕES: Verificou-se que houve uma grande motivação por parte dos alunos em participar das
aulas e da II Mostra Científica. Atribui-se esse resultado ao fato das atividades
adotadas priorizarem a participação e a investigação do ser que aprende seguido da
maior vinculação entre o mundo da escola e o mundo da vida do estudante, dado
através da contextualização. Portanto, a contextualização integrada ao uso de
estratégias de ensino aqui já discutidas foram consideradas como uma proposta
positiva para aprofundamento do estudo da função oxigenada álcool de forma mais
significativa e prazerosa.
AGRADECIMENTOS: À Capes pela concessão da bolsa de iniciação a docência, e auxílio financeiro ao
projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MORAN, J.M. O Vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação, n.2, p. 27-35. 1995. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm>.NUNES, A. S. ; ADORNI, D.S . O ensino de química nas escolas da rede pública de ensino fundamental e médio do município de Itapetinga-BA: O olhar dos alunos.OLIVEIRA, C. L. Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica, dissertação de mestrado – Capítulo 2, CEFET-MG, Belo Horizonte-MG, 2006.