Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Contextualizando o Estudo dos Óxidos Através da Simulação da Chuva Ácida.
AUTORES: Silva, C.A.N. (IFS) ; Melo, R.P.A. (IFS) ; Lopes, F.L.G. (IFS)
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo aplicar estratégias de ensino para a
contextualização do conteúdo óxidos, com ênfase nos estudo dos óxidos ácidos
mediante o tema gerador “chuva ácida: você sabe quanto custa esse fenômeno?”.
Foram adotados métodos diversificados tais como, questionários, aulas expositivas,
experimentação, construção de maquete e apresentação dos trabalhos desenvolvidos
em um evento científico realizado na própria escola. Os resultados demostraram que
os recursos adotados foram eficazes para um maior rendimento dos alunos, uma vez
que, despertou o interesse dos discentes, facilitou a compreensão e transmissão do
conteúdo químico óxido, além de aprimorar nesses um raciocínio crítico acerca da
problemática discutida.
PALAVRAS CHAVES: Óxidos.; Simulação da Chuva ácida.; Contextualização
INTRODUÇÃO: Segundo LIMA et al. (2000), quando os temas de química não são devidamente
contextualizados, há uma grande possibilidade de que o aluno apresente rejeição
desta ciência, gerando dificuldades em aprender e perceber o significado do que
estudam. Esta falta de interesse decorre, principalmente, da metodologia de
ensino tradicionalmente empregada, fundamentada na memorização de conceitos, que
consequentemente vai afastando o ensino da realidade do aluno, gerando espaços
para um questionamento por parte deste sobre os reais objetivos do estudo da
Química, MERÇON (2003). De acordo com PELIZZARI et al. (2002), a aprendizagem é
muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às
estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir
da relação com seu conhecimento prévio. A utilização de recursos didáticos
diversificados, com propostas de atividades preocupadas com a formação de
conceitos e adequação à realidade do aluno, possibilita o desenvolvimento e o
aprimoramento de habilidades. Dessa forma, o presente trabalho aplicou
estratégias de ensino diversificadas de forma a contextualizar o estudo dos
óxidos ácidos, mediante o tema gerador “chuva ácida: você sabe quanto custa esse
fenômeno?”, visando estimular os alunos a compreender as transformações químicas
que ocorrem no mundo físico, possibilitando assim, a formação de competências e
habilidades no discente.
MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi desenvolvido com alunos do 1° ano da rede estadual de ensino. Foi
aplicada uma proposta didática contextualizada integrada a estratégias de ensino
diversificadas como: questionários, aulas expositivas, experimento, criação de
maquete educativa e apresentação do trabalho na II Mostra Científica da escola.
O questionário de identificação dos conhecimentos prévios (QICP) objetivou
observar os conhecimentos preexistentes dos alunos acerca do assunto óxidos, com
o tema social chuva ácida. Para FONSECA (2001), a experimentação como estratégia
de ensino estimula o desenvolvimento conceitual, fazendo com que os estudantes
explorem, elaborem e supervisionem suas ideias, comparando-as com a ideia
científica, pois só assim elas terão papel importante no desenvolvimento
cognitivo. Para utilização desse recurso, fez-se uso de materiais como: aquário,
enxofre, fósforo, colher, solução de repolho roxo, sabão, limão, vasos de
plástico, fita isolante, máscaras e luvas. As aulas expositivas foram
apresentadas de forma contextualizada abordando a chuva ácida e seus efeitos. Na
sequência, foi realizada a construção de uma maquete, simulando a ocorrência da
chuva ácida em uma cidade de forma a valorizar o lúdico, e, consequentemente
proporcionar uma melhor compreensão do fenômeno. Após aplicação desses recursos,
aplicou-se um questionário de identificação de conhecimentos adquiridos (QICA)
para verificar a evolução do alunado. Os resultados do emprego dessas
metodologias foram apresentados durante a II Mostra Científica que teve como
tema:" Contribuindo para Formação do Cidadão Quimicamente Consciente", realizada
na propria escola. Por fim, foi aplicado um questionário de satisfação (QS),
onde os alunos expressaram as suas opiniões a respeito das metodologias
desenvolvidas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise do QICP evidenciou-se que somente alguns dos alunos
apresentavam conhecimento a respeito do tema social “chuva ácida”, porém, não
conheciam os conceitos químicos implícitos. Após a experimentação integrada à
contextualização do objeto de estudo óxidos ácidos, através de aulas
expositivas, e consequentemente a construção da maquete, pôde-se verificar no
QICA um alto índice de progressão no acerto dos questionamentos, onde os alunos
passaram a fazer correlações corretas entre o tema gerador e o tema químico,
conforme Figura 01. A construção da maquete propiciou aos alunos a adoção de uma
postura ativa durante o processo de ensino/aprendizagem, além de conferir-lhes
uma melhor compreensão do fenômeno, permitindo-lhes materializar ideias e
conceitos, sob a concepção de como ocorre à formação da chuva ácida no ambiente.
A experimentação estimulou o desenvolvimento conceitual, fazendo com que os
estudantes explorassem, elaborassem e supervisionassem suas ideias, comparando-
as com a ideia científica. A simulação da chuva ácida durante a II Mostra
Científica, Figura 02, contribuiu para a formação do conhecimento químico dos
visitantes, proporcionando discussão sobre o aumento dos óxidos ácidos na
atmosfera e suas principais consequências decorrente de ações humanas e o que se
pode fazer para amenizar os impactos causados pelos mesmos. Verificou-se durante
a realização da II Mostra, que o envolvimento dos alunos participantes do
projeto e dos visitantes, promoveu a discussão e sistematização do conhecimento
do senso comum em conhecimento científico. A análise do QS mostrou que os alunos
gostaram de trabalhar o assunto químico de forma experimental, com aulas mais
interativas, além de terem conseguido enxergar a relação do estudo dessa ciência
com o dia-a-dia.
Figura 01.
Comparação do Percentual de Acertos dos
Questionários Aplicados (QICP e QICA).
Figura 02.
Apresentação da Simulação da Chuva Ácida na II
Mostra Científica da Escola.
CONCLUSÕES: A Análise de progressão do QICA em detrimento ao QICP evidencia a proposta de
ensino aqui apresentada como positiva no estudo do conteúdo óxidos. A desenvoltura
dos alunos durante a apresentação da chuva ácida na II Mostra Científica, seja
explicando conceitos químicos sobre óxidos ácidos, seja discutindo temas
ambientais, permitiu concluir que o objetivo proposto foi alcançado. Portanto, a
contextualização aliada ao uso de estratégias de ensino colaborou para melhoria do
processo de ensino e, consequentemente, para uma aprendizagem mais significativa.
AGRADECIMENTOS: Ao programa PIBID/CAPES pela concessão da bolsa de iniciação à docência e apoio
financeiro ao projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FONSECA, M.R.M. Completamente química: química geral. São Paulo, 2001. LIMA, J. F. L.; PINA, M. S. L.; NOVAES, R. M.; JOFILI, Z. M. S. A contextualização no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, n. 1, maio de 2000. p.26 – 29. MERÇON, F. A experimentação no ensino de química. V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. PELIZZARI, A; KRIEGL, M. P.; BARON, M. P., FINCK, N.T. L., DOROCINSKI, S. I. Teoria da aprendizagem significativa Segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002.