Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: O TEMA “QUÍMICA DOS COSMÉTICOS” COMO PROJETO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.
AUTORES: Souza, C.A.G. (UECE) ; Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Pedrosa, M.R.G. (UECE)
RESUMO: O presente projeto vem a tratar do uso do tema “química dos cosméticos” como um
complemento para o ensino de química em turmas de ensino médio. Tal tema fora
escolhido devido principalmente ao fato de ser um assunto que trata de produtos
que estão presentes no cotidiano da grande maioria das pessoas.Tal projeto foi
realizado na EEEP Professor Onélio Porto situada na cidade de Fortaleza. O tema
escolhido foi destrinchado em partes, isto para relacioná-lo com os estudos de
química em sala. Como resultados para este projeto pode-se apontar um grande
interesse por parte dos alunos com a química, pois puderam ver na prática muito
do que é teoricamente ensinado em aula, e com produtos tão presentes no dia a
dia deles.A partir de tais fatos é imprescindível destacar a importância de tal
projeto.
PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; EDUCAÇÃO; COSMÉTICOS
INTRODUÇÃO: O ensino de química, bem como toda a área de Ciências da Natureza, possui uma
grande importância qualitativamente no aperfeiçoamento intelectual de estudantes
do ensino médio. Este ensino busca criar uma ruptura com visões pragmáticas a
respeito do conhecimento da natureza, para tal, é de suma importância
desenvolver nos alunos um conhecimento crítico e científico a respeito de
assuntos peculiares relacionados a tal conhecimento. Entendendo e compreendendo
assim, é essencial que os professores mantenham uma organização curricular, bem
como, uma aproximação do que é ministrado em sala de aula com o que ocorre em
prática na vida cotidiana dos alunos. No âmbito do ensino de química, muitos são
os temas cotidianos que podem ser abordados em sala de aula, relacionando assim,
teoria e prática em uma coisa só. Os usos destes temas atraem a atenção dos
alunos e desta forma o conteúdo teórico se torna mais dinâmico e vantajoso
(SANTOS e SCHNETZLER,2003). Tais temas devem ser geradores devem estar a par da
realidade a qual o aluno está inserido (FREIRE, 1987). Como consequência há uma
grande interação por grande parte dos alunos que desta forma pode-se concluir
que sim, há uma grande relevância do que é estudado com o que acontece em seu
dia a dia. O tema abordado escolhido para este projeto foi a cosmetologia. A
sociedade está em um grande fluxo de transformações, a tecnologia esta cada vez
mais diversificada e cada vez mais avançada. A humanidade em companhia vem
também se desenvolvendo com essa grande transformação que está acelerando em
fluxo contínuo. A indústria cosmética é uma área que vem se desenvolvendo em
grande parceria com essas transformações tecnológicas cuja intenção é poder
auxiliar tais melhorias.
MATERIAL E MÉTODOS: Seguindo o tema a química dos cosméticos trabalhou-se com todas as turmas de
ensino médio da EEEP Professor Onélio Porto, a qual é composta por quatro turmas
de primeiro ano, 4 turmas de segundo ano e duas turmas de terceiro ano. A
abordagem foi divida de acordo com o conteúdo que era explanado de química em
sala de aula. Inicialmente foi feita uma aula de introdução sobre o tema, a qual
os alunos puderam adquirir um conhecimento prévio a respeito da história dos
cosméticos, seu advento, desenvolvimento ao longo dos anos e a situação
tecnológica atual. Também foi tratada de forma mais significativa a questão
química, como a produção dos cosméticos, os principais constituintes, questões
inorgânicas, físico-químicas e orgânicas, objetivando assim a importância da
química na indústria de cosméticos além de poder reforçar o conteúdo teórico de
química. Posteriormente os alunos ficaram responsáveis por estudar e pesquisar o
conteúdo e apresentar um seminário a respeito deste. As turmas de primeiro ano
ficaram responsáveis por debater a respeito da química inorgânica que está
presente nos cosméticos; as turmas de segundo ano ficaram responsáveis por
apresentar sofre parte físico-química e as turmas de terceiro ano ficaram por
conta das questões orgânicas. Os alunos fizeram uso de diversos materiais, como
cartazes, vídeos, amostras, recortes, textos e figuras. Todo o material foi
organizado e exposto nos murais da escola para conhecimento de toda.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A inserção do tema química dos cosméticos como auxiliar ao ensino de química
obteve os resultados esperados. Os alunos perceberam a importância da química
para a indústria não só cosmética, mas também farmacêutica, puderam também
refletir a respeito das vantagens e desvantagens dos usos de determinados
cosméticos e o modo de utilização corretos. Os alunos adquiriram um censo
crítico a respeito do tema, se disponibilizaram em debater a respeito do grande
desenvolvimento do mercado de cosméticos e associar a respeito da “ditadura da
beleza”. Vale ressaltar também que com o uso do tema houve um maior aprendizado
para com o ensino de química que era ministrado em paralelo com o projeto. Os
alunos revisaram todo o conteúdo e se dedicaram também em aprender outros, não
se restringindo a apenas o que era lecionado. Houve um grande esforço por parte
dos alunos em fazer um trabalho bem feito e organizado e, acima de tudo, que
fosse educacional. Muitos dos trabalhos também fizeram uso da
interdisciplinaridade quando trataram da história dos cosméticos, das questões
biológicas da pele, cabelos, olhos, etc.
CONCLUSÕES: Tais resultados ressaltam o quão importante e substancial é o uso de temas
cotidianos para o ensino de disciplinas em sala de aula, em foco, a química. O uso
de um tema tão usual fez com que os alunos se identificassem, com isso houve uma
grande participação e interesse por parte deles. Os alunos conseguiram
complementar os estudos de química, reforçando conceitos como ácidos, bases, sais,
soluções, propriedades coligativas, reações, funções orgânicas, etc. Há assim a
possibilidade de o professor poder ministrar suas aulas de forma mais atrativa
fazendo uso de temas cotidianos.
AGRADECIMENTOS: Aos alunos e grupo gestor da EEEP Professor Onélio Porto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Resolução RDC n° 211, de 14 de julho de 2005. Brasília, 2005.
BARATA, Eduardo A. F. Cosméticos - Arte e Ciência. Lisboa: Editora LIDEL. Ed 1, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17° ed. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1987.