Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Educação socioambiental em ambientes lacustres: utilizando a análise de parâmetros físico-químicos como ferramenta.
AUTORES: Silva, J.M. (UFC) ; Vidal, R.M.B. (UFC) ; Torres, G.R. (UFC) ; Borges, S.S.S. (UFC)
RESUMO: Os recursos hídricos da cidade de Fortaleza são de enorme importância para seus
habitantes. No entanto, devido à pressão urbana e à falta de conhecimento da
população estes são degradados. Para colaborar com o conhecimento da população em
relação aos aspectos ambientais da poluição hídrica foi elaborado um manual de
estimativa da qualidade da água com relação aos parâmetros físico-químicos, que
divulga a Química como um meio para o desenvolvimento científico e social dos
alunos de ensino médio, despertando nestes a vontade de discutir os problemas e
difundir os conhecimentos adquiridos com o trabalho.
PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Análise de água; Recursos hídricos
INTRODUÇÃO: Fortaleza possui diversas lagoas que contribuem para o equilíbrio hídrico e
valor paisagístico, além de atividades de lazer e amenização climática
(AMARANTE, 2007). Elas têm sofrido com o processo de urbanização devido à
impermeabilização do solo; supressão da mata ciliar; descarga de efluentes; e
aterramentos (ALMEIDA, 1997). A problemática se intensifica, quando alia-se aos
fatores anteriormente citados, a negligência do poder público somado à falta de
conscientização da população. As características socioeconômicas locais podem
ser interligadas ao processo de construção do conhecimento, favorecendo ações de
educação ambiental que estimulem o entendimento científico dos fatos atuais,
estimulando um questionamento crítico dos impactos causados ao meio ambiente.
[...] é importante salientar a perspectiva interdisciplinar e de incorporação
constante de reflexão da ação pedagógica, analisando todas as fases do trabalho
desenvolvido, para que se busque uma Educação Ambiental comprometida com um novo
modelo de sustentabilidade social que reflita a justiça e a igualdade social de
forma global [...] (SANTOS et. al., 2010) citado em (DIONYSIO, 2012). A Química
é diversas vezes associada a uma interpretação errônea, na qual é vista como
prejudicial ao meio ambiente. Assim diversos educadores químicos brasileiros têm
interligado aspectos sociais e ambientais à Química, colocando esta como capaz
de solucionar alguns problemas de poluição hídrica (ABREU, 2008). Neste
contexto, foi trabalhado com alunos de ensino médio da E.E.F.M. Irmão Urbano
Gonzalez Rodrigues a análise de 7 parâmetros físico-químicos que caracterizam a
qualidade da água de ecossistemas lacustres. A experiência permitiu à produção
de um manual de análises de água aplicável no laboratório da escola citada.
MATERIAL E MÉTODOS: O manual foi preparado com base no conteúdo abordado no livro “Química Uma
Abordagem do Cotidiano”, adotado para ensino médio na escola. Deste modo os
alunos podem compreender de maneira mais adequada os parâmetros, seguir os
procedimentos, calcular e interpretar os resultados. Para a aplicação do manual
foram escolhidos 5 alunos do 2° ano do ensino médio da escola, onde foram feitas
as análises da água coletada na Lagoa do Mondubim, Fortaleza-CE. O manual foi
elaborado em 3 tópicos: Introdução (onde é descrito a importância de um sistema
lacustre, como esse ambiente é afetado e como poderia ser aproveitado pela
população); Objetivo; e Análise de Parâmetros (Quadro 1). Cada parâmetro é
dividido em tópicos: definição do parâmetro, origem nas águas e fator de
alteração, análise e cálculos. A análise é explicitada teoricamente e logo após
são descritos os materiais necessários e o procedimento para a realização da
mesma, em seguida são descritos os cálculos em formas de regra de três. Foram
feitas 3 visitas à lagoa, em cada visita foram coletados 250 mL de água em um
ponto estratégico da lagoa, como por exemplo, o local onde há mais uso por
contato físico direto da população. Em seguida seguimos para o laboratório para
fazer as análises, os alunos separaram todos os materiais e soluções para a
realização do método e então fizeram a análises, segundo os parâmetros
apresentados do Quadro 1. Após a realização das análises foram efetuados os
respectivos cálculos para cada parâmetro. Os resultados foram dispostos em uma
tabela, discutidos de acordo com a resolução CONAMA no 357 para água de consumo
humano. Como parte do projeto também foram discutidas as observações visuais de
cada aluno sobre a lagoa e região circunvizinha.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os parâmetros selecionados para serem abordados no manual elaborado estão
inseridos no Quadro 1. Como os cálculos são em forma de regras de três a
compreensão é mais fácil e estimula o raciocínio lógico e interpretação dos dados.
Na Tabela 1 estão contidos os resultados das analises dos parâmetros analisados.
Os resultados abaixo representam a média das leituras realizadas. Todos os
parâmetros estão de acordo com a Resolução do CONAMA n° 357 (2005), Sessão I,
Artigo 4.
CONCLUSÕES: O trabalho contribuiu para que os alunos melhorassem seu rendimento nas aulas de
Química, pois viam nos métodos analíticos aquilo que esta no conteúdo programático
de Química para o 2° ano do ensino médio. Nesse trabalho os alunos tiveram a
oportunidade de ter um maior contato com a natureza, observar os problemas
sociais, econômicos e ambientais da região onde vivem. E também tiveram também a
oportunidade de discutir os problemas encontrados e as possíveis soluções.
AGRADECIMENTOS: Agrademos à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará e à E.E.F.M.
Irmão Urbano Gonzalez Rodrigues.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABREU, D. G. A.; CAMPOS, M. L. A. M.; AGUILAR, M. B. R.. Educação ambiental nas escolas da região de Ribeirão Preto (SP): concepções orientadoras da prática docente e reflexões sobre a formação inicial de professores de Química. Química Nova, São Paulo – SP, vol.31, n°3, 688-693, 2008.
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AMARANTE, A.; PACHECO, C.; LIMA, I.; GOMES, B, 2007. Avaliação da qualidade da água de um ecossistema lacustre urbano da bacia do rio maranguapinho - Fortaleza-Ce: Lagoa do Mondubim, 2007. Trabalho apresentado ao II Congresso de Pequisa e inovação da Rede Note Nordeste de Educação Tecnológica, João Pessoa – PB, 2007.
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PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L..Química uma abordagem do cotidiano (Vol. 1, 2 e 3). 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
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