Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: ESTUDO DO FENÔMENO DA FLUORESCÊNCIA COMO UMA DAS ATIVIDADES DO PIBID
AUTORES: Nagashima, L.A. (UNESPAR/FAFIPA) ; Silva, L.H.M. (UNESPAR/FAFIPA) ; Bertola, P.B. (UNESPAR/FAFIPA)
RESUMO: A Química é considerada como uma disciplina complexa, dado seu caráter abstrato que, muitas vezes, impede o pleno entendimento dos conteúdos pelos alunos. A grande dificuldade dos estudantes contribui significativamente para o baixo desempenho no aprendizado desta matéria. O objetivo deste trabalho foi o de relatar sobre uma atividade realizada com os alunos integrantes do PIBID, para discutir o conteúdo de Estrutura Atômica. No desenvolvimento do tema foi proposto o estudo do fenômeno de luminescência com a elaboração do experimento sobre fluorescência. Para a observação utilizou-se de uma caixa de papelão escura com uma amostra de água tônica no seu interior. Posteriormente o interior da caixa foi iluminado com lâmpada UV-A, permitindo observar a emissão de luz proveniente da substância.
PALAVRAS CHAVES: Fluorescência; Estrutura atômica; PIBID
INTRODUÇÃO: O estudo do tema “Estrutura Atômica” é de difícil abordagem em sala de aula, pela exigência de um alto nível de abstração dos alunos. No entanto, é um tema de extrema importância, por ser básico nas explicações de todos os fenômenos químicos (NERY; FERNANDEZ, 2004), tornando necessária a utilização de metodologias e linguagens que facilitem a construção do conhecimento. Uma ferramenta didática que pode auxiliar na compreensão deste tema é a experimentação. A partir de situações simples e rotineiramente presentes no cotidiano dos estudantes, os experimentos promovem discussões em sala de aula, facilitando a mediação do professor. Além disso, permite o resgate de conceitos alternativos e suscita dúvidas com relação aos mesmos, iniciando assim, uma discussão na direção de uma aprendizagem significativa (SOUZA et al., 2012). Um fenômeno interessante para estimular o estudo da Estrutura Atômica é a discussão sobre a luminescência, no qual as substâncias químicas são capazes de emitir a luz, com diferenças entre os fenômenos com emissão luminosa: incandescência, luminescência, triboluminescência, fluorescência, fosforescência, quimiluminescência e bioluminescência. A fluorescência é o fenômeno que ocorre quando os átomos de um determinado material são excitados e os elétrons são promovidos a níveis de energia elevados. Quando a fonte de excitação é retirada, os elétrons voltam ao estado de energia original emitindo um fóton de energia igual à absorvida no processo de promoção. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em relatar sobre uma atividade realizada no Colégio Estadual Adélia Rossi Arnaldi – EFM, com os alunos do 9o ano, integrantes do PIBID, para discussão do conteúdo de Estrutura Atômica com a realização do experimento sobre a fluorescência.
MATERIAL E MÉTODOS: O estudo da fluorescência baseou-se nas sugestões do trabalho de Nery e Fernandez (2004). Auxiliados pelos bolsistas do PIBID, os alunos participaram da elaboração do experimento, que teve como foco principal examinar o efeito do salto quântico. Para observação do fenômeno, foi utilizada uma caixa de papelão escura onde uma amostra de água com sabão em pó, água tônica, canetas marca-texto, entre outros, foram introduzidas. A seguir, o interior da caixa foi iluminado com lâmpada UV-A permitindo observar a emissão de luz proveniente da substância. Posteriormente, com a finalidade de facilitar a compreensão dos fenômenos envolvidos no experimento, foi proposta a elaboração de um relato experimental no blog Clube Ciências (http://clube-ciencia.blogspot.com.br/). Além dos materiais citados, a atividade abordando fenômeno de fluorescência pode ser realizada com vegetais verdes como o espinafre, casca de ovos marrons, comprimidos de vitamina do complexo B, por possuírem compostos fluorescentes em sua composição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As atividades experimentais foram realizadas após o estudo da estrutura atômica através da leitura de textos relativos ao tema. Por se tratar de um conteúdo abstrato para a maioria dos estudantes, dificultando a compreensão do texto, realizou-se a atividade experimental para discutir o fenômeno de luminescência, mais especificamente a fluorescência, utilizando material de baixo custo e de fácil aquisição. A realização de uma atividade experimental e a discussão dos resultados proporcionou uma saída à expressão individual e à criatividade que não podem revelar-se no trabalho diário de uma sala de aula. O resultado da atividade experimental promoveu uma discussão sobre as diversas formas de emissão luminosa com e sem aquecimento, também com excitação através da luz envolvendo a diferenciação entre fluorescência e fosforescência até a bioluminescência dos pirilampos. Os experimentos forneceram aos bolsistas uma possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar com a Biologia e Física, uma vez que os conceitos abordados permitiram uma ampla discussão nessas áreas, além do conhecimento químico sobre a estrutura do átomo. Foi também, uma oportunidade de discutir e elaborar o relatório das práticas realizadas com comentários sobre os resultados obtidos que foi postado no blog Clube Ciências (http://clube-ciencia.blogspot.com.br/). Observou-se que os “erros cometidos” podem contribuir sobremaneira para a aprendizagem, porque, como ressalta Bachelard (1996) apud Gonçalves e Marques (2012, p. 842) “a primeira experiência exigente é a experiência que falha”, ou seja, tentar entender o que não se consegue explicar, ou o imprevisto, é um aspecto importante também na experimentação.
CONCLUSÕES: Os resultados foram satisfatórios, uma vez que um fenômeno considerado comum na vida dos estudantes gerou discussões enriquecedoras, além de tornar o tópico de estrutura atômica mais compreensível. Além disso, as atividades experimentais podem ser compreendidas como um artefato que pode favorecer, além das aprendizagens conceituais e procedimentais, a apropriação de conteúdos atitudinais. Por ser a experimentação uma etapa importante, e por consequência promover a aprendizagem de modo incondicional, é necessária direcionar a ela um olhar mais cuidadoso a fim de se obter resultado satisfatório.
AGRADECIMENTOS: À Fundação Araucária e Fundação de Apoio à FAFIPA pelo auxílio financeiro e à CAPES pelo financiamento do projeto PIBID.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GONÇALVES, F.P.; MARQUES, C.A. A problematização das atividades experimentais na Educação Superior em Química: uma pesquisa com produções textuais docentes – parte II. Química Nova, v. 35, n.4, p. 837-843, 2012.
NERY A. L. P; FERNANDEZ C. Fluorescência e estrutura atômica: Experimentos simples para abordar o tema. Química Nova na Escola, 2004. Disponível em: <http:/ /qnesc.sbq.org.br/ online/ qnesc19/ 19-a12.pdf >. Acesso em: 17 mar. 2013.
SOUZA, D.A.; DIAS JÚNIOR, C.M.; RAPOSO, K.L.; OLIVEIRA, W., BARBOSA, E.P. Aplicações da luminescência no Ensino de Química. Anais... REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 35. SBQ, 2012.