11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O pibid como incentivo à criação da identidade do Licenciado em Química

AUTORES: Borges dos Santos Neto, I. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP) ; Lima Santos, L. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP) ; Del Tetto Minervino Costa, E. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP) ; Paulo Leão de Souza, J. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP) ; Lucena de Sales, A. (INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP)

RESUMO: O projeto PIBID proporciona aos seus bolsistas um contato prévio com a profissão que irão exercer. Atividades experimentais que favoreçam a aprendizagem e gerem motivação desta devem estar cada vez mais presentes nas práticas pedagógicas. O emprego de experimentos pautados no cotidiano da turma propiciam a contextualização do Ensino de Química. Com isto o discente passa a construir uma relação entre o que estuda no curso de Química Licenciatura e a maneira como pode construir o conhecimento junto aos alunos da escola em que está inserido através do projeto.

PALAVRAS CHAVES: Química; projeto; alunos

INTRODUÇÃO: O PIBID se tornou um grande aliado na formação dos alunos dos cursos de licenciatura, pois ele incentiva a permanecia destes nos cursos superiores e na carreira docente, tendo como metas a elevação do índice do IDEB da unidade escolar na qual o bolsista esta inserido, de maneira que essa relação entre comunidade escolar e instituição de ensino superior possa gerar parcerias futuras, que gire em favor da melhoria do ensino básico em proveito de uma sólida formação docente inicial, e também, fomentar experiências metodológicas e de práticas docentes que se orientem para a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Câmpus Macapá participa do programa PIBID no município de Macapá com o sub-projeto Química, tendo bolsistas locados em 2 unidades escolares da rede estadual de ensino desenvolvendo atividades diversas na área da docência. Como objetivos o PIBID apresenta a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior; e a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação.

MATERIAL E MÉTODOS: O PIBID no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá-IFAP Campus Macapá, iniciou-se no segundo semestre de 2012, com a seleção de 13 (treze) bolsistas, licenciandos em Química, e 2 (dois) supervisores para atuação nas Escolas Estaduais Maria do Carmo Viana dos Anjos e Marechal Castelo Branco, localizadas no município de Macapá, Amapá. As atividades nas escolas iniciaram- se em setembro de 2012, onde os bolsistas desenvolveram atividades de pesquisas, como por exemplo: levantamento de acervo bibliográfico, laboratorial e prático para aplicações em sala de aula. Os bolsistas PIBID desenvolveram atividades lúdicas e aplicações experimentais, relacionando conteúdos de Química ao cotidiano dos alunos de Ensino Médio. Nas atividades experimentais, foram utilizados materiais de fácil acesso como: vinagre, sal de cozinha, água e pilhas, com o intuito da promoção da contextualização da realidade dos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O PIBID tem um caráter consolidador, pois ele nos leva a pensar o tipo de profissional que queremos ser, nos ajudando a ter uma maior noção do que é ser um professor, visto que a formação do professor vai muito além da graduação. Exige dos sujeitos envolvidos no processo educacional uma constituição profissional que transcenda os conhecimentos científicos da área de atuação e os conhecimentos técnicos para lecionar, com o objetivo de valorizar a docência, promover a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento. O PIBIB contribui para que os licenciandos integrantes do programa, tenham uma melhor preparação no que diz respeito à fundamentação teórica e didática, capacitando-os no processo de formação inicial e preparando-os para o exercício da docência, lhes propiciando o convívio com o cotidiano da escola e os saberes escolares, e assim, preparando-os de maneira que ao assumirem uma sala de aula como docentes propriamente ditos, terão noção dos problemas que irão enfrentar no processo de ensino-aprendizagem, de modo a estarem prontos para sanar tais dificuldades; experiências que só teriam no final do curso, no momento do estágio supervisionado. Com essas observações e contato, o licenciando começa a criar sua identidade, levando-o a descobrir que profissional ele quer ser e que métodos de ensino desenvolver, melhorando sua didática mediante as atividades realizadas, contribuindo para a criação de uma pratica pedagógica mais autônoma.

CONCLUSÕES: Neste sentido, os bolsistas desenvolveram um aprendizado voltado ao trabalho em sala de aula que evite o enfoque apenas teórico, mas sim priorizando o desenvolvimento de competências e habilidades a partir da inserção de diferentes linguagens, de forma a aproximar o ensino de Química a questões cotidianas. O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a docência-PIBID apresenta uma perspectiva de valorização da formação e do trabalho docente, onde o desenvolver do conhecimento é desmistificado, ou seja, construído, de modo que não está pronto ou acabado.

AGRADECIMENTOS: Agradecimentos a CAPES, CNPQ, PIBID e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Pibid. Disponível em: http://pibid.dce.ufpb.br/Inicio/inicio/objetivos. Acessado em: 06/06/2013.

FREIRE, P. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.