Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7
TÍTULO: Utilização de experimentos para o ensino de densidade no 9º ano do Ensino Fundamental
AUTORES: Santos, A.S. (ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOSÉ)
RESUMO: As turmas de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, no ano de 2012 apresentaram um rendimento abaixo da média na disciplina de Ciências. Com intuito de solucionar este problema foi desenvolvido um programa de aulas que unem o conteúdo e a prática. O assunto Densidade foi trabalhado com experiências onde se usavam diferentes líquidos e sólidos para observar a relação entre as densidades. A turma escolhida para esta prática foi o 9º ano D, que tem 21 alunos, o resultado obtido foi interesse e participação nas aulas pelos estudantes. Para certificar a mudança foi aplicado um questionário onde 86% dos alunos erraram menos de 2 questões relacionadas ao assunto trabalhado e 5% erraram mais de duas questões, o que vem a provar que a aula com conteúdo e prática foi um sucesso.
PALAVRAS CHAVES: Densidade; Ensino; Experimentos
INTRODUÇÃO: Até o 8º ano do Ensino Fundamental II todos os alunos adoram as aulas de Ciências, mas quando se inicia o 9º ano isto muda, os discentes começam o ano receosos sabendo que estudarão Química e Física nas aulas de Ciências. Com o intuito de mudar esta situação, durante o ano, será usada uma estratégia de ensino que enfoca tanto o conteúdo como a prática. Através de experimentos simples realizados com materiais conseguidos pelos próprios alunos o medo da Química e Física será apagado. Esta prática já foi aplicada para o ensino da Densidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, com a turma do 9º ano D, tendo a participação de 21 alunos, de forma que os estudantes conseguiram entender os processos que interferem na densidade dos materiais, eles conseguiram perceber porque um navio não afunda e um avião pode voar.
MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados para a prática 1 foram : copo alto de vidro, mel, água com corante alimentício, óleo de cozinha e álcool etílico, os líquidos foram colocados no copo na ordem mencionada, a partir da observação os alunos criaram proposições sobre a condição dos líquidos não se misturarem e se organizarem numa certa ordem, daí criando um conceito sobre a densidade dos líquidos. A prática 2 utilizou um balde com água, diferente tipos de madeira (que flutuam e não flutuam) e pedras (entre os tipos estava a pedra pome), foi observado que existem madeiras que afundam e outras não e o mesmo ocorre com as pedras, com este experimento foi abordado os conceitos de massa, volume e como isso pode interferir na densidade (flutuação dos materiais). Na prática 3 usou-se um balde com água, sal, refrigerante comum e refrigerante diet, primeiro as latas foram colocadas na água sem sal e observou-se que afundaram, depois foram colocadas na água com sal e só o refrigerante comum afundou enquanto o diet boiava, esta prática propiciou a observação de como a densidade pode ser alterada por outros elementos e como corpos de mesmo volume podem ter diferentes densidades, levando-se em consideração outros fatores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o desenvolvimento dos experimentos percebeu-se a ativa participação dos alunos que se envolveram na realização mostrando interesse, perguntando muito e interagindo procurando chegar às respostas sobre o que acontecia. Pode-se aí perceber como citado no PCN que o estudo das Ciências Naturais de forma exclusivamente livresca, sem interação com os fenômenos naturais ou tecnológicos, causa uma lacuna na formação dos estudantes e o uso de experimentações, jogos e atividades pedagógicas diferenciadas despertam o interesse dos discentes pelos conteúdos e conferem sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis alcançar em um livro. Posteriormente também foi observado como a cobrança por este tipo de abordagem pedagógica se propagou pelas demais turmas da escola. Após o trabalho desenvolvido houve aplicação de um questionário, e na turma de 21 alunos, 9% faltaram, 86% dos alunos erraram menos de 2 questões referentes ao que era e em que se aplicava a densidade e 5% erraram mais de duas questões, o que pode provar que o trabalho teve um resultado satisfatório. Também houve uma avaliação da aprendizagem que ocorreu através de critérios qualitativos observados pela professora como participação, conduta e questionamentos dos alunos durante os procedimentos, desta forma pôde-se perceber que o resultado de uma aula prática conjugada com a teoria torna o assunto muito mais significativo para os estudantes favorecendo assim o aprendizado efetivo.
CONCLUSÕES: Com a realização dos experimentos percebeu-se como a turma tornou-se mais dinâmica e interessada na disciplina. Também houve uma divulgação das atividades desenvolvidas para outras salas e de forma geral os alunos de diferentes turmas começaram a questionar sobre o assunto. Com este trabalho, realizado de forma simples, foi constatado que uma ação vale mais que mil palavras, pois em três aulas conseguiu-se um entendimento por parte dos alunos que normalmente não se consegue em um mês, e o mais importante é que isso ocorreu de forma que eles gostaram e até passaram a experiência à frente para outras salas.
AGRADECIMENTOS: Agradeço a Deus e a efetiva participação dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 20 de março de 2013.
Em: < http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_densidadedosliquidos>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2013.
Em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_i1102>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2013.
Em: < http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=241&DENSIDADE+DOS+MATERIAIS+SERA+QUE+AFUNDA>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2013.
TRIVELLATO JÚNIOR, JOSÉ...[et al.]. Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento, 9º ano. Ed. Renovada. São Paulo: FTD, 2009. – (Coleção natureza & cotidiano).