TÍTULO: O uso de metodologias alternativas de ensino de química como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem.
AUTORES: Silva, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Santos, L.G.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)
RESUMO: O artigo em questão baseia-se na aplicação de metodologias alternativas
utilizando jogos lúdicos e softwares como estratégia no processo de ensino-
aprendizagem para o ensino de Propriedades Coligativas e Cinética Química,
aplicada aos alunos da 2° série do ensino médio na escola Estadual de Ensino
Profissional em Saúde “Monsenhor José Luís Barbosa Cortez”- CEEPS localizado na
zona sul de Teresina. No final da aula, os estudantes tiveram que responder um
questionário para avaliar o nível de aprendizagem e a eficácia dessas atividades.
Os resultados mostraram melhor aproveitamento da metodologia alternativa e maior
estímulo dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Metodologia alternativa; jogos lúdicos; softwares
INTRODUÇÃO: O processo de aprendizagem requer novas alternativas metodológicas de ensino,
exigindo dos profissionais da educação, não apenas o entendimento do conteúdo
programático, mas de oferecer junto ao aluno recursos que estabeleçam mediação
entre a interatividade e o conhecimento, tornando necessário e significativo a
implantação e o uso de instrumentos inovadores (TRINDADE, et. al, 2009).
Nesse sentido é necessário o educador fornecer dentro de sua competência,
habilidades que faça com que o aluno de modo inovador construa o seu próprio
conhecimento deixando de ser passivo a ser um sujeito que tenha a capacidade de
participar e tomar decisões, ou seja, ser um cidadão crítico. Para tanto, se faz
necessário aplicação de metodologias alternativas, que constituem de recursos
pedagógicos inovadores que facilite o processo de ensino-aprendizagem.
A incorporação das metodologias alternativas na prática pedagógica pode
desenvolver diferentes atividades que contribui para a aprendizagem e para o
conhecimento construtivo do aluno. Essas atividades ajudam na compreensão do
conteúdo, pois os alunos se sentem motivados a aprender e os professores a
ensinar.
É necessário, portanto, integrar metodologias alternativas de ensino não como um
único fim, mas proporcionar uma alternativa eficaz para superar as dificuldades
que os alunos sentem e para o professor uma ocasião para mediar o conhecimento.
O objetivo deste trabalho é avaliar a eficácia dessas metodologias alternativas,
analisando o nível de aprendizado dos alunos do 2° ano do ensino médio da escola
pública Centro Estadual de Ensino Profissional em Saúde “Monsenhor José Luís
Barbosa Cortez”- CEEPS, aplicando um jogo envolvendo o conteúdo de Propriedades
Coligativas e uso de software para o assunto de Cinética Química
MATERIAL E MÉTODOS: Os usos das metodologias alternativas nos assuntos de propriedades coligativas e
cinética química foram aplicadas na 2° série do ensino médio.
Iniciou-se a aula explicando o assunto de propriedades coligativas, logo após
foi feito um jogo, chamado de teste bingo, a turma foi divido em duplas, em que
cada dupla recebia uma tabela, que continha 10 linhas e 2 colunas, na primeira
coluna seria para os discentes preencher os dez espaços com números entre 1 á
20, e na segunda coluna para colocar as devidas respostas. Depois em uma caixa
haveria vinte números com perguntas para ser sorteadas, quando o número for
escolhido o aluno deverá responder na coluna de respostas, assim a dupla que
preencher primeiro a tabela ganha.
O recurso multimídia usado para os alunos dentro do conteúdo de cinética química
é denominado PHET, adquirido na internet por download e eles contem várias
simulações referentes às disciplinas de Química e Física. O aplicativo pode ser
manuseado utilizando pouca ou grande energia, com intuito de simular as colisões
entre as partículas dos reagentes, dependendo da energia da colisão, haverá o
rompimento ou não dessas ligações entre os reagentes. Outro software usado foi o
quimica.net do professor Emiliano, disponível online descreve o conceito de
energia de ativação, ou seja, simula o instante onde a reação ocorre devido a
energia cinética das moléculas forem suficientes para a formação de um novo
composto.
No final de cada metodologia aplicada, os estudantes tiveram que responder um
questionário contendo 5 questões de múltipla escolha, para avaliar a eficácia
dos diferentes métodos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aula aplicada com o assunto de propriedades coligativas obteve-se um resultado
excelente, pois os alunos através do bingo participaram da apresentação e
tiraram dúvidas. Os jogos contribuíram para os discentes entender melhor os
conceitos do conteúdo, bem como distingui-las, ajudando a memorizar,
compreender, além de melhorar a interação professor-aluno e aluno-aluno. O
questionário aplicado no final da aula teve um resultado benéfico.
O uso do software foi bastante aceito, pois a maioria dos alunos compreenderam
através de cada aplicativo os eventos que o ocorrem a nível microscópico. Tendo
em vista que com os avanços tecnológicos o homem, principalmente jovens
dependentes de tais tecnologias acarretará maior necessidade de utilização
dessas ferramentas, foram desenvolvidos softwares para provocar um aumento na
interação aluno/soft e viabilizar fácil acesso a estes instrumentos. O resultado
dos questionários pôde-se perceber que o uso de recursos computacionais pode
trazer grandes contribuições para o ensino de química, no sentido de
possibilitar o estudante relacionar a tecnologia de informática à compreensão de
conceitos químicos propostos pelo conteúdo.
CONCLUSÕES: Os métodos trabalhados tornaram-se uma ferramenta alternativa no ensino, pois
facilitaram no processo de ensino aprendizagem. Essas atividades buscam obter
maior interesse dos alunos em aprender.
Por se tratar de um jogo e do uso do computador por meio de aplicativos
multimídia, os discentes demonstraram interesse pelo conteúdo, porque
proporcionou
ao mesmo uma maior participação e interatividade entre os alunos e o professor.
Tal contribuição é perceptível pelos resultados dos questionários feito na turma.
AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a Deus e pelas pessoas que acreditam no nosso trabalho.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Trindade, A, M, G; Santos, A, W, N; Anjos, V, H, A; Braz, S, R; Monte, N, D;Venceslau, J, G; SIMPEQUI- 7 Simpósio Brasileiro de Educação Química, 12 a 14 de Julho de 2009 ‘‘O uso de softwares no ensino de química em escolas públicas e privadas de Petrolina/PE e Juazeiro/BA’’.