TÍTULO: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E/OU QUÍMICA NA CIDADE DE DOM PEDRO-MA
AUTORES: Ferreira, A. (IFMA/UAB) ; Silva, C. (IFMA/UAB) ; Ferreira, D. (IFMA/UAB) ; Silva, E. (IFMA/UAB) ; Lemos, I. (IFMA/UAB) ; Fróis, L. (IFMA/UAB) ; Costa, R. (IFMA/UAB) ; Oliveira, M. (IFMA) ; Smith, T. (IFMA-MONTE CASTELO)
RESUMO: Este trabalho denota uma pesquisa realizada com professores formados em Química e Biologia da cidade de Dom Pedro, município do Estado do Maranhão. São abordadas questões envolvendo a formação acadêmica destes, apontando as dificuldades encontradas durante seu período acadêmico, assim como mostrar o que deve ser melhorado no ensino superior de Ciências ou Química. Observou-se que na formação dos docentes, eles encontravam diversas dificuldades envolvendo o domínio de certos conteúdos, dificuldades estas que favorecem evasões e despreparo dos mesmos em aplicar seus conhecimentos em sala de aula. Percebeu-se que na formação docente, os professores encontravam diversas dificuldades envolvendo o domínio de conteúdos.
PALAVRAS CHAVES: Ciências; Química; Formação de professores
INTRODUÇÃO: Certamente há uma enorme carência de professores formados nas áreas de ciências da natureza. E esta carência, gera entraves nestas disciplinas lecionadas no ensino fundamental e médio. Em muitos casos observa-se que os professores que lecionam estas disciplinas geralmente não são formados na área de ciências naturais. Dados do Censo Escolar 2009 mostram que 152.454 profissionais da educação ministram aulas sem a formação adequada para alunos do ensino médio nas cinco regiões do país (MORELLI, 2010). Diante disto percebe-se que ocorrem desistências dos formandos nos cursos de ciências naturais ocasionando a demanda de docentes, formados nestas áreas, nas escolas tanto municipais, estaduais e particulares. A evasão nos cursos de licenciatura nas universidades de todo país é, por sua vez, excessivamente alta, e por vários fatores que vão desde as repetências sucessivas nos primeiro anos, até a falta de recursos para os alunos se manterem, mesmo numa universidade pública. A situação atual sugere que a decisão de ser professor, não tem se mostrado atrativa, em termos de mercado e condições de trabalho (MEC, 2003). Em vista o seguinte trabalho visa expor os fatos expressos pelos professores formados em Licenciatura em Biologia e Química na cidade de Dom Pedro, município do Estado do Maranhão, mostrando suas dificuldades durante o processo de sua formação.
MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como público alvo professores de Química do ensino médio das escolas do município de Dom Pedro – MA. A pesquisa estruturada com o auxílio de um questionário abrangeu três eixos temáticos: A) O perfil do professor; B) dificuldades na prática de ensino; C) Sua atuação na área de formação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Gráfico 1 mostra o número de professores formados em ciências/Química na cidade de Dom Pedro – MA.
Gráfico 1. Quantidade professores formados em Ciências Naturais –BIOLOGIA E QUÌMICA na cidade de Dom Pedro - MA.
Observa-se por meio deste gráfico que os professores são formados em maior parte na área de Biologia e em menor, Química. Verificou-se também que a disciplina de física não possuía profissionais nesta área e que era ministrada por professores de outras áreas. Em entrevista a cinco professores formados em Química e Biologia, notou-se que durante a formação dos mesmos, houve determinados pontos negativos no decorrer do curso, principalmente na falta de infra estrutra de laboratórios e domínio de conteúdos envolvendo práticas pedagógicas. Em relação à segurança em atuar como docente após sua formação, percebeu-se que dos entrevistados, apenas dois sentiu-se seguros em atuar como professores nas suas respectivas disciplinas de formação, o que mostra a falta de meios que possibilitem a atuação do licenciando. As opiniões formadas quanto à melhora no ensino de licenciatura em Ciências Naturais nas universidades gerou entorno de investimento na qualificação e valorização dos professores do ensino superior, assim como correlacionar teoria e prática no curso de licenciatura bem como o comprometimento com o conhecimento a ser adquirido.
Gráfico 1
Gráfico 1. Quantidade professores formados em Ciências Naturais –BIOLOGIA E QUÌMICA na cidade de Dom Pedro - M
CONCLUSÕES: Percebeu-se que na formação docente encontravam-se diversas dificuldades envolvendo o domínio de conteúdos por parte dos professores formados em Química e Biologia. As dificuldades relacionadas à vida acadêmica foi o fator levantado na atuação profissional dos professores entrevistados.
AGRADECIMENTOS: Ao IFMA/UAB pelo apoio institucional
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estatísticas dos Professores no Brasil. Ministério da Educação (MEC), 2003.
MORELI, Silvana. Professores Leigos crescem 35% em dois anos. Disponível em: <http://silmoreli.blogspot.com/2010/05/formacao-de-professores-inep-aponta-que.html>. Acesso em: 15 fev. 2012.