TÍTULO: Expo-Química: Um Olhar Histórico nos Modelos Atômicos
AUTORES: Nascimento, F.G.M.N. (UFAC)
RESUMO: O homem sempre teve a preocupação de explicar os fenômenos que aconteciam ao seu redor. Para desenvolver melhor esses conceitos, idealizava modelos que demonstravam as conclusões tiradas sobre os fenômenos analisados. Tendo em vista um trabalho interdisciplinar e para que haja uma melhor compreensão da evolução dos modelos atômicos e a relação de cada um deles para o avanço da Ciência e consequentemente do homem é que este trabalho foi proposto. Baseado nisto, os alunos puderam entender que a Ciência não ocorreu sozinha e, que contribui com o avanço da sociedade a partir de sua construção. Para tanto, os alunos do 1ºano do Ensino Médio foram extimulados a montar uma exposição que organizada em uma linha do tempo, caracterizou os átomos e paralelo a esta, os principais fatos históricos.
PALAVRAS CHAVES: História; Interdisciplinaridade; Ciências
INTRODUÇÃO: A interdisciplinaridade surge no século XX como um esforço de superar o movimento de especialização da ciência e superar a fragmentação do conhecimento em diversas áreas de estudo e pesquisa. A ciência, tornou-se fragmentada ao ponto de não ser mais possível realizar o movimento pretendido quando do inicio , que era chegar ao micro para conseguir ver o todo de forma plena e completa e também, chegou-se ao ponto em que em algumas áreas não haveria mais especificação, tendo chegado ao limite. Tendo em vista o que foi exposto, para que haja um melhor entendimento da evolução dos modelos atômicos e a importância de cada um deles para o avanço da ciência e consequentemente do homem é que foi proposto um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de História e Química em que os alunos poderiam entender que a ciência Química não ocorre sozinha e, que esta, contribui para o avanço da sociedade a partir da sua evolução. Portanto, o presente trabalho visa demonstrar a evolução da Química como ciência; traçar um paralelo entre os acontecimentos políticos, sociais e econômicas da época e os modelos atômicos, de forma a verificar de que maneira o desenvolvimento destes modelos influenciaram o homem na sociedade. Para tanto o trabalho foi dividido em quatro etapas sendo que a primeira compreendeu um período de planejamento entre os professores das disciplinas envolvidas; a segundo , foi a apresentação do tema aos alunos e consequentemente a divisão em grupos para que pudessem fazer as pesquisas necessárias. Na terceira fase, a elaboração e montagem da exposição levando-se em consideração a sequência temporária iniciando com fogo e encerrando no século XXI. No fim, o grupo foi reunido e averiguado o entendimento acerca de todo o processo através de debate e produção textual.
MATERIAL E MÉTODOS: Antes de ser apresentados aos alunos, houve a etapa do planejamento entre os professores das disciplinas afim para definir o que cada área poderia requerer dos grupos em termos de pesquisa. O conteúdo foi apresentado durante as aulas e assim poderiam ser tiradas todas as dúvidas acerca das características de cada modelo bem como de seus idealizadores. As turmas do 1ºAno do Ensino Médio foram divididos em grupos de no máximo cinco alunos onde cada grupo pesquisou todos os modelos e os respectivos períodos históricos, porém, apresentaria apenas um modelo e o seu respectivo período histórico. os grupos seguiram a seguinte divisão:
Modelos Atômicos Período Histórico
O fogo Pré-história
Modelo de Demócrito Grécia antiga
Modelo de Dalton Idade Média
Modelo de Ruterford - Bhor Idade Moderna
Acelerador de Partículas Idade Contemporânea
Cada grupo fez a pesquisa listando os principais acontecimentos históricos que ocorriam paralelos ao modelo analisado. Os alunos trabalaram junto aos professores de história, português e artes para que os temas a ser pesquisados pudessem ser organizados.Após o estudo realizado, cada equipe montou seu espaço de apresentação com o átomo no centro e os fatos históricos ao redor, para demonstrar que ao mesmo tempo em que o mundo sofria mudanças, a Química estava se desenvolveno como ciência e contribuía com o avanço da sociedade. Cada aluno do grupo caracterizou-se como personagens da época ou relacionado a um fato específico. O trabalho foi apresentado para as turmas de Fundamental II, Ensino Médio e familiares.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O simples fato de haver uma apresentação para o público daquilo que foi amplamente pesquisado gerou muitas expectativas. Observou-se um cuidado na escolha dos acontecimentos relacionando-os ao modelo apresentado por cada grupo. Foi possível notar também, um total envolvimento por parte dos alunos durante a organização da exposição e apresentação ao público. Essa atividade tornou-se divertida e apropriada à faixa etária desses alunos do Ens. Médio. Para Santos (2011), os alunos apresentam uma dependência grupal e isso fez com que a atividade se tornasse prazeirosa. A exposição teve como objetivo principal um passeio panorâmico que, segundo Chassot (2000)deve ocorrer para novas descobertas. A pesquisa abordou os modelos âtômicos de Dalton, Rutherfor e Thompson; a descoberta do fogo, como a primeira reação química da história e uma visão geral do acelerador de partículas e as consequencias para a formação do cohecimento da matéria.Conhecer a Ciência e sua relação com a história foi como Chassot (2000) afirmou "garimpar no passado". Após a exposição e reorganização dos alunos em sala de aula;, foi pedido que conversassem sobre os pontos positivos e negativos do trabalho. algumas respostas nos chamou atenção: "poderíamos ter apresentado melhor", "o colega não estudou o suficiente", "quem poderia imaginar que existia uma relação entre a alquimia, a Igreja Católica e a Química...", deveríamos estudar assim: ver o conceito e a relação nas outras disciplinas...". Aqui ressaltamos o que Santos e Maldaner (2011) afirmaram que devemos combater a fragmentação do conhecimento no Ensino Médio e a interdisciplinaridade é uma das opções de solução. Por fim os alunos tiveram que produzir um texto analisando o trabalho como um todo e o que aprendeu dessa experiência.
CONCLUSÕES: O conhecimento no Ensino Médio ainda é muito fragmentado e se faz necessário procedimentos que viabilizem um enfoque mais interdisciplinar, principalmente em química.essa abordagem não deve abrir mão dos conceitos específicos da disciplina mas, a partir desse conceitos a construção da ponte que os relaciona com as demais disciplinas como a história, por exemplo. É relevante apontarmos a importância de trangredir as fronteiras existentes na construção do conecimento. A atividade desenvolvida permitiu a quebra dessas fronteiras existentes entre as "exatas" e "humanas".
AGRADECIMENTOS: Aos alunos que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.
Ao prof.Dr. Miguel Chavier pelo desafio feito...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAGÃO, Maria José. História da Química. Ed. Interciencia. - Rio de Janeiro: 2011. CHASSOT,A Ciência através dos tempos. - São Paulo: Moderna, 1994.
SANTOS.Paloma Nascimento dos. & AQUINO. Kátia Aparecida da Silva.Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de
Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica. Disponível emhttp://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_3/160-RSA02910.pdf, visitado em 30/05/2012.
SANTOS,Luiz Pereira dos. MALDANER, Otávio Aloisio. Ensino de química em Foco - Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.