TÍTULO: QUÍMICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS PERNAMBUCANAS DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA - A PESQUISA COMO EIXO NORTEADOR DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM
AUTORES: Sá, K.D.M. (IF SERTAO PE) ; Barbosa, E.J.R. (IF SERTAO PE) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTAO PE) ; Augusto Filha, V.L.S. (IF SERTAO PE) ; Lial, D.S. (IF SERTAO PE) ; Silva, J.S. (IF SERTAO PE) ; Santos, J.C.S. (IF SERTAO PE) ; Melo Filho, A.J. (IF SERTAO PE) ; Silva, H.E.O. (IF SERTAO PE) ; Barbosa, D.M.N. (IF SERTAO PE) ; Souza, M.J.S. (IF SERTAO PE)
RESUMO: O Projeto “Química nas escolas estaduais pernambucanas da microrregião de
Itaparica – A pesquisa como eixo norteador do processo de ensino/aprendizagem”,
teve como premissa a investigação sobre a formação de professores que
lecionam Química na Microrregião de Itaparica, e como são vivenciadas as aulas
com os alunos, visando um trabalho de intervenção na realidade
cotidiana através do desenvolvimento e criação de materiais e experiências
elaboradas e vivenciadas pelos alunos do curso de licenciatura em Química do IF
SERTÃO , conforme supervisão e orientação das professoras do projeto. Este
trabalho é de suma importância para construção de um novo olhar no que diz
respeito à questão das aulas de Química na escola, que será entendida como
espaço privilegiado de formação.
PALAVRAS CHAVES: Prática Pedagógica; Química; Experiências
INTRODUÇÃO: Estamos vivenciando uma das maiores crises na educação no mundo. A cada dia
inventam-se métodos, reformulam-se paradigmas, descobrem-se curas de doenças que
assolavam a população mundial por décadas e apesar de todos os esforços não se
tem investido numa das instituições mais importante para transformação da vida
humana: a escola. As reformulações propostas na estrutura e nos objetivos da
educação básica têm consequências importantes sobre a necessidade de repensar a
formação inicial de professores. O aprendizado de Química no ensino médio deve
possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si
quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação
com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais,
políticas e econômicas (BRASIL, 2002, p.87).). Conhecer, analisar, refletir
sobre as práticas pedagógicas cotidianas realizadas na disciplina Química nas
escolas Estaduais da Microrregião de Itaparica visando resignificação dessa
prática a partir do desenvolvimento de materiais didáticos pedagógicos
qualitativos é um ponto importantíssimo para a formação de pessoas com
consciência de cidadania planetária. O
estudo visou identificar os problemas utilizados no ensino de química, o
público alvo, as atividades utilizadas na resolução dos mesmos, assim como
a avaliação sobre o uso da estratégia na aprendizagem dos alunos da educação
básica e qual a contribuição para a formação docente. Conforme a pesquisa de
campo foi descoberto a separação entre teoria e prática e o anseio dos alunos
por vivenciar as aulas de química através de experiências.
MATERIAL E MÉTODOS: Para execução do Projeto Química nas escolas estaduais pernambucanas da
microrregião de Itaparica – A pesquisa como eixo norteador do processo de
ensino/aprendizagem, foram definidas etapas, como visitas as escolas, entrevistas
com docentes e discentes, análise de dados e desenvolvimento de experiências nas
escolas, dentre outras. A metodologia usada neste estudo foi de natureza
qualitativa e quantitativa, do tipo análise documental e realização de entrevista
para traçarmos o perfil do público alvo e ainda a elaboração e a aplicação de
algumas experiências relacionadas aos conteúdos programáticos de cada turma
participante do projeto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a realização do projeto constatou-se a necessidade de resignificar o
ensino de química na região. A defasagem encontrada em relação à referida
disciplina está diretamente ligada ao fato de que, de todas as cidades visitadas
apenas em uma há um docente Técnico em Química. Os docentes revelaram em suas
entrevistas muitas dificuldades e falta de formação continuada na área. Após
coletarmos todas as amostras, a partir dos dados do questionário aplicado aos
alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, pode-se realizar estimativas
percentuais, de acordo com algumas respostas dadas pelos mesmos: 1) Na escola
que você estuda tem laboratório? Sim (65%), Não (35%). 2) Para que serve a
química que você esta aprendendo? Para nada (35%), Para passar no vestibular
(40%), Para vida (25%). 3) Como você gostaria que fossem as aulas de química?
Com experiências (100%). Os alunos das escolas revelaram em suas respostas o
anseio por aulas práticas para que entendessem melhor a disciplina. Diante das
respostas, foram desenvolvidas, pelos alunos de licenciatura em Química do IF
Sertão, as seguintes experiências práticas: a caixa mágica, o candelabro mágico,
o bafo do dragão, a mensagem secreta e lançamento de foguetes (fotos 1 e 2),
estas atividades contemplaram os conteúdos de: Densidade, Gases, Reações
Químicas, Indicadores ácido-bases e Medidas de Segurança para realização de
experimentos químicos. Tais experiências foram realizadas com intuito de mostrar
aos discentes e docentes, que o ensino de química associado a atividades lúdicas
e interativas, pode propiciar uma aprendizagem duradoura e significativa.
Durante a realização das atividades o público demonstrou entusiasmo e euforia,
solicitando o retorno do grupo, com novas demonstrações.
Lançamento de foguete
A foto mostra o lançamento de um protótipo de
foguete feito a partir de materiais recicláveis ,
subindo aprox.30 m ,na Escola João Batista,
Tacaratu
Público que assistiram o lançamento do foguete
A foto mostra uma parte do público que presenciou o
lançamento do foguete, que foi um sucesso.
CONCLUSÕES: Conseguimos com o projeto traçar um perfil relacionado a disciplina Química na
região, pois estudos desta natureza , eram escassos.Os resultados
obtidos no desenvolvimento deste projeto foram de grande valia tanto para os
nossos alunos licenciandos de Química, bem como para os alunos e professores das
escolas participantes.Acreditamos que contribuímos para a formação de um
novo olhar em relação a química nos alunos e professores que fazem o IF Sertão e
nas escolas estaduais da Microrregião de Itaparica.
AGRADECIMENTOS: A Deus, aos alunos de Licenciatura em Química 2009 e 2010, que se empenharam,
brilhantemente, e as escolas participantes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação (MEC) - Secretaria de Educação Média e tecnologia (Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC) - Secretaria de Educação Média e tecnologia (Semtec). PCN+ Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.