TÍTULO: AULAS DE REFORÇO DE QUÍMICA UTILIZANDO ATIVIDADES LÚDICAS E EXPERIMENTAIS
AUTORES: Rocha, G.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU) ; Bezerra, A.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU)
RESUMO: A aplicação de atividades lúdicas e experimentais em sala de aula tem se
mostrado uma forma eficiente de motivação dos alunos ao interesse pela ciência,
conforme artigos publicados. Sendo a Físico-química uma área da Química
considerada de difícil compreensão, pois exige conhecimento matemático,
capacidade de abstração e raciocínio, é interessante que os professores planejem
e executem técnicas de ensino que incentivem os alunos ao conhecimento dos
conteúdos relacionados. A presente pesquisa teve como objetivo colaborar com os
professores da escola de ensino médio, elaborando e aplicando técnicas de ensino
diferenciadas, jogos e experimentos com material de baixo custo, envolvendo o
assunto da físico-química, abordados no 2o ano do ensino médio.
PALAVRAS CHAVES: Atividades ludicas; ensino; experimentos
INTRODUÇÃO: Várias técnicas de ensino são utilizadas para se tentar obter um melhor
rendimento dos alunos em sala de aula. Dentre estas podemos citar as atividades
lúdicas e experimentais, atividades estas consideradas prazerosas no processo de
aprendizagem. Sendo a Química uma ciência experimental é importante que os
alunos realizem experimentos no laboratório, ou na própria sala de aula
utilizando-se de materiais de fácil acesso. As atividades lúdicas também são
importantes, pois desenvolve o caráter social, participativo, gerando motivação
para o aprendizado. Segundo Kishimoto (1996 apud SOARES, 2004), o jogo educativo
tem duas funções: a primeira é a função lúdica, propiciando diversão e o prazer
quando escolhido voluntariamente; a segunda é a função educativa, ensinando
qualquer coisa que complete o individuo em seu saber e sua compreensão de mundo.
Vera (2006) também relata que os jogos estão amplamente disseminados em todas as
culturas, e isso acontece por serem prazerosos e se adaptarem as diversas fases
do desenvolvimento humano, promovendo aprendizagem.
A proposta deste trabalho surgiu no sentido de colaborar com o ensino da físico-
química, ajudando os alunos na construção do conhecimento através da aplicação
de atividades lúdicas e experimentais.
MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho seguiu os
seguintes passos: inicialmente foram coletados livros, artigos, etc, baseados no
conteúdo da físico-química abordado no 2o ano do ensino médio, logo após foram
elaboradas e organizadas as atividades lúdicas que seriam aplicadas em sala.
Foram adaptados alguns jogos já conhecidos com o assunto em questão. Também
foram coletados os materiais de baixo custo que seriam utilizados nas aulas
experimentais. A etapa seguinte foi à aplicação destas atividades, onde os
alunos deveriam montar os experimentos e discutir a teoria relacionada a cada
experimento, assim como estudar a teoria utilizando o lúdico, tais como jogos,
tirinhas, cruzadas e caça-palavras.
A etapa final da metodologia foi à aplicação de um questionário, onde a intenção
era saber da satisfação e rendimento dos alunos após a aplicação destas
técnicas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A cada encontro notou-se o envolvimento e a participação dos alunos nas
atividades propostas, alguns sentiam dificuldade em realizar as atividades, o
que já era esperado, pois não tinham costume em participar do processo de
ensino, mas aos poucos iam se adaptando. Para executar as propostas solicitadas
era necessário o conhecimento dos conteúdos, como a dificuldade no aprendizado
da físico-química é observada com frequência nas escolas, muitas vezes era
solicitado dos alunos pesquisa em livros para que o assunto pudesse ser melhor
compreendido. Todos responderam as etapas dos jogos, das dinâmicas, paródias e
experimentos de forma positiva, sempre questionando os assuntos e solicitando
explicações para as dúvidas que surgiam. As atividades despertaram a curiosidade
dos alunos e o interesse em participar do processo de ensino e aprendizagem,
como sugere as respostas ao questionário aplicado. Segundo eles, as atividades
ajudam a assimilar melhor os conteúdos, facilitando o aprendizado. A atividade
que eles mais gostaram foi o boliche (50%), seguido do jogo da roleta química
(20%) e dos experimentos (20%). Vale salientar que eles também afirmaram que
todas as atividades foram motivadoras.
CONCLUSÕES: As atividades aplicadas foram bastante motivadoras, todos aos alunos participaram
de forma efetiva e o conhecimento adquirido foi crescendo a cada encontro. Estas
técnicas de ensino mostraram ser eficientes, proporcionando satisfação não só para
os alunos, mas também para os professores que perceberam a diferença no rendimento
dos alunos.
AGRADECIMENTOS: Em primeiro lugar quero agradecer a Deus pela vida e pelas as experiências
vividas e agradecer a professora Ângela pela oportunidade e pela confiança.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: KISHIMOTO, T.M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1996.
VERA R.K.S. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. Tese de mestrado, Porto Alegre, 2006.