TÍTULO: GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE DE DADOS NA COMUNIDADE ESCOLAR

AUTORES: Amorim Neto, A.Q. (CEAD/UFPI) ; Araujo, M.R.S. (UFPI)

RESUMO: As questões ambientais configuram-se, de forma crescente, como um problema que diz respeito a um conjunto de personagens da comunidade como um todo, desde as empresas que exploram os recursos da natureza à comunidade em geral. O trabalho objetiva despertar o senso-crítico dos alunos em relação à gestão ambiental e sustentabilidade e fomentar o ensino da educação ambiental nas unidades de ensino. Para isso, buscou-se avaliar através de questionário a opinião dos alunos sobre a importância e benefícios do desenvolvimento sustentável nas áreas econômica, ambiental e social. A partir das análises realizadas, percebe-se a necessidade das escolas trabalharem essa temática buscando disseminar informações sobre a importância de se produzir visando sempre preservar o meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: Gestão Ambiental; Sustentabilidade; Castelo do Piauí

INTRODUÇÃO: A população mundial vem se deparando com um dos maiores problemas que afetam não só o meio ambiente, mas a qualidade de vida dos seres vivos que é a degradação do meio em que vivem através do consumo exagerado dos recursos naturais. Segundo Margulis (1990) as atividades desenvolvidas no âmbito econômico, afetam de forma sensível o solo, o ar, a água, a fauna, a flora, o clima e inevitavelmente a qualidade de vida de plantas, de animais e dos seres humanos. No entanto, as empresas têm sido coagidas a investir em processos de produção modificados, mão de obra aprimorada, substituição de insumos, redução de geração de resíduos e racionalização quanto ao consumo dos recursos naturais, buscando uma organização que possibilite o controle e a minimização dos riscos ambientais de suas atividades, já que para o mercado é uma prática reconhecida e valorizada. O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS, 2003) afirma que uma produção mais limpa busca aplicar de forma contínua uma estratégia técnica, econômica e ambiental que integra os processos, produtos e serviços aumentando a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, pela não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e emissões, com benefícios ambientais, de saúde, ocupacionais e econômicos.. Nesse sentido, a questão da sustentabilidade tem sido levada a sério no setor produtivo (CORAL, 2002). Portanto, surge interesse de saber qual o conhecimento que os alunos da 3ª série do Ensino Médio têm sobre a temática e a importância que os mesmo designam na conservação e preservação dos recursos naturais, bem como, se são cientes de alternativas de produção desenvolvidas pelas empresas localizadas no município de Castelo do Piauí.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido através de aplicação de um questionário acerca da opinião dos alunos das escolas U.E. Francisco Sales Martins e U. E. Cônego Cardoso, localizadas em Castelo do Piauí sobre a temática Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Na abordagem, os alunos foram analisados quanto ao conhecimento de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, sobre a importância que eles atribuem a empresas que trabalham enfocando práticas sustentáveis e qual seria o principal motivo pelo qual as empresas adotam um modelo de gestão ambiental.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando os resultados obtidos, aproximadamente 90% dos alunos disseram ter conhecimento sobre o tema da pesquisa, levando a inferir que este não é um assunto desconhecido pelos alunos. Os alunos das duas escolas pesquisadas (97%) também deram muita importância a empresas que estão preocupadas não apenas com o lucro, mas também em preservar os recursos naturais, visando minimizar ou prevenir possíveis impactos ambientais. Os entrevistados também se mostraram preocupados com os descartes realizados pelas empresas locais, onde 75% afirma que as empresas devem reutilizar na medida do possível, os subprodutos oriundos da sua produção. Em relação o motivo pela qual as empresas locais de Castelo do Piauí adotarem um modelo de gestão ambiental seria na opinião da maioria dos alunos (59%) que as mesmas estão preocupadas em investir nessa atividade visando lucros maiores e 38% acreditam que essa preocupação está relacionada à opinião da sociedade local perante as empresas. Em relação aos problemas ambientais causados por uma empresa local (Figura 1), os alunos afirmam se sentirem incomodados com os problemas respiratórios gerados (27%), seguidos pela poluição sonora e do ar (21%) e poluição visual (20%).

Figura 1 - Problemas Ambientais Identificados em Castelo do Piauí



CONCLUSÕES: Esse estudo qualitativo dos dados obtidos através da aplicação do questionário nas escolas mostrou que os alunos têm conhecimento sobre a temática Gestão Ambiental e Sustentabilidade, nos levando a acreditar que se intensificarmos ações de responsabilidade ambiental e social nas salas de aula formaremos criadores de opiniões a respeito de como preservar o meio ambiente.

AGRADECIMENTOS: As escolas U. E. Francisco Sales Martins e U. E. Cônego Cardoso e ao curso EAD- Química (CEAD/UFPI) pelo apoio na pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CEBDS - CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Rede de produção mais limpa: relatório de atividades (1999-2002). Rio de Janeiro: CEBDS, 2003. CORAL, E. Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção)-Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: p. 282, 2002. MARGULIS, S. Meio ambiente: aspectos técnicos e econômicos. Brasília: IPEA/PNUD, 1990.