TÍTULO: QUÍMICA DE COLÓIDES NOS LIVROS DO PNLD
AUTORES: Alencar, H.A.C. (UFPI) ; Nascimento, T.L.A.B. (UFPI) ; Moita Neto, J.M. (UFPI)
RESUMO: A química de colóides compreende fenômenos e transformações de materiais que
relacionam-se com uma faixa específica de dimensão. São diversos os processos
químicos para os quais o conhecimento de química coloidal é indispensável. O
objetivo deste trabalho foi verificar a abordagem do conteúdo dispersões coloidais
e/ou colóides nos livros de química selecionados para uso no triênio 2012-2014
pelo PNLD. Dos cinco livros que passaram no processo de avaliação, apenas dois
tratam sobre colóides. Estes abordam o tema de forma que os alunos que não
seguirão carreira em Química estarão aptos a julgar acontecimentos do cotidiano.
Àqueles que desejam seguir os estudos na área de Química, o assunto abordado é um
pouco limitado.
PALAVRAS CHAVES: Colóides; Livro didático; PNLD
INTRODUÇÃO: Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que o aprendizado de Química pelos
alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas
que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam
julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia,
da escola; e tomar decisões autonomamente. Para muitos profissionais, o ensino
médio será o seu último contato com a química, sendo necessário um bom
aprendizado de conceitos relacionados ao cotidiano, para que sejam capazes de
observar e compreender os fenômenos que estão ocorrendo.
Para prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros
didáticos, o governo federal executa o Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD), em ciclos trienais alternados. Em 2011, o Ministério da Educação, por
meio da Secretaria de Educação Básica, lançou o Guia de Livros Didáticos
PNLD/2012 a fim de auxiliar o professor da educação básica a escolher o livro
didático que o acompanhará nos três anos posteriores à publicação do mesmo. Para
a disciplina Química cinco (05) obras atenderam a todos os requisitos do
processo de seleção do livro (Tabela 1).
Tendo em vista que a química de colóides é um tema que está muito presente em
acontecimentos do dia a dia, o objetivo deste trabalho foi verificar a abordagem
do conteúdo dispersões coloidais e/ou colóides nos livros didáticos selecionados
para uso no triênio 2012-2014.
A química de colóides compreende fenômenos e transformações de materiais que
relacionam-se com uma faixa específica de dimensão. São diversos os processos
químicos e as atividades industriais para as quais o conhecimento de química
coloidal é indispensável: flotação de minérios, tintas e vernizes, indústria de
alimentos, indústria de cuidados pessoais, etc.
MATERIAL E MÉTODOS: Os livros didáticos objeto-alvo da pesquisa foram aqueles selecionados em 2011
(Tabela 1): Química na abordagem do cotidiano (Peruzzo e Canto, 2006); Química,
2: ensino médio (Mortimer e Machado, 2010); Química 2º Ano: ensino médio
(Lisboa, 2010); Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia (Fonseca, 2010) e
Química Cidadã: reações químicas, seus aspectos dinâmicos e energéticos; água e
energia (Santos e Mol, 2010), onde foram organizados, respectivamente, como A,
B, C, D e E.
Verificou-se conceitos, exemplos, classificação, contextualização e
interdisciplinaridade do assunto. Levou-se em conta ainda, figuras, fotos,
tabelas e propostas de experimentos sobre o tema colóides.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A Tabela 2 apresenta os conteúdos encontrados no sumário das publicações
pesquisadas, relativo a área de físico-química onde se insere o assunto de
colóides.
Os livros C e E são as duas publicações que apresentam o conteúdo sobre
colóides. O primeiro faz a diferenciação entre colóides, suspensões e soluções e
o segundo entre colóides, agregados e soluções. Nos textos os autores fazem, com
clareza, a classificação de cada dispersão anteriormente citada de acordo com o
tamanho das partículas. Classificam ainda as dispersões coloidais quanto a
afinidade por água: hidrófilos e hidrófobos. Apresentam tabela de classificação
de acordo com a fase dispersa e o meio de dispersão (emulsão, espuma, sol, gel,
etc).
A contextualização dos livros C e E é apresentada por meio de figuras mostrando
fumaça saindo de escapamento de veículos, o fenômeno de neblina, produtos de
limpeza, leite, tintas, gelatina, creme dental, loção hidratante; e por meio de
exemplos como sangue, maionese, espuma de sabão, tinta, isopor, poeira,
manteiga, desodorante, entre outros. É proposto no capítulo atividade
experimental sobre o efeito Tyndall utilizando materiais de baixo custo, que
pode ser facilmente realizado em sala de aula.
A importância relativa de colóides frente a outros assuntos do mesmo capítulo é
reduzido quando se considera a quantidade de texto/figura usado para descrevê-
lo. Do ponto de vista didático, o assunto é bem explicado, contudo não é
explorada a vertente interdisciplinar que o tema comporta. Um diferencial dos
sistemas coloidais, por conta da dimensão, são as propriedades cinéticas e
ópticas que foi pouco explorado na maioria dos textos, apenas o efeito Tyndall
foi o que ganhou maior destaque. A desestabilização de sistemas coloidais com
grande aplicação prática foi negligenciada.
CONCLUSÕES: O processo de avaliação de livros é uma importante ferramenta na escolha de livros
que atendam às necessidades dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Entretanto,
algumas obras ainda não abordam um tema importante como Colóides, caso do livro de
maior distribuição para uso no triênio 2012-2014 (Tabela 1). Considerando as
publicações que tratam sobre colóides, estas são satisfatórias àqueles que não
seguirão carreira em Química, estando aptos a julgar com fundamentos
acontecimentos do cotidiano. Àqueles que desejam seguir os estudos na área de
Química, o assunto abordado é um pouco limitado.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2000.
FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1 ed. São Paulo: FTD, 2010.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Livro didático. Disponível em <http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-livro-didatico>. Acesso em: 03 de maio de 2012.
GUIA DE LIVOS DIDÁTICOS. PNLD 2012: Química. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.
LISBOA, J. C. F. (org.). Química, 2º ano: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Edições SM, 2010.
MORTIMER, E. F. e MACHADO, A. H. Química, 2: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2010.
PERUZZO, F. M. e CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
SANTOS, W. L. P. e MOL, G. S. (coords.). Química Cidadã: reações químicas, seus aspectos dinâmicos e energéticos; água e energia. v. 2. 1 ed. São Paulo: Nova Geração, 2010.