TÍTULO: TESTE DE POLARIDADE: UM EXPERIMENTO UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS
AUTORES: Passos, M.H.S. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI) ; Silva, F.I. (UFPI) ; Câmara, O.C. (IFPI CAMPUS PICOS/UFPI) ; Moura, M.N.T.S. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Paiva, G.M.S. (UFPI) ; Mendes, H.C. (UFPI) ; Silva, M.C. (UFPI) ; Ferreira, K.C. (UFPI)
RESUMO: O fato de a química muitas vezes apresenta-se com definições complexas leva muitos
estudantes se limitarem a memorizar conceitos e fórmulas trazidas pelos livros
didáticos. A apresentação de experimentações em sala de aula visa auxiliar o
desempenho cognitivo dos alunos. Desta forma a construção de experimentos através
de materiais reciclados pode facilitar a compreensão dos alunos a respeito do
conteúdo de polaridade. Assim foram feitos experimentos com dois compostos, água e
querosene, para verificar suas propriedades e aspectos sobre suas propriedades
químicas polares acerca de ligações químicas.
PALAVRAS CHAVES: reciclagem; experimentação; sala de aula
INTRODUÇÃO: A atividade experimental muitas vezes é deixada de lado pelo professor de
química, mesmo sabendo que é um método que sempre foi utilizado pelos cientistas
para a comprovação e aceitação de suas teorias e que jamais ficou esquecida. Há
séculos, Aristóteles já defendia a experiência quando afirmava que “quem possua
a noção sem a experiência, e conheça o universal ignorando o particular nele
contido, enganar-se-á muitas vezes no tratamento” (In: GIORDAN, 1999, p.43).
Filósofos gregos como Aristóteles influenciaram e repercutiram por toda a Idade
Média sobre o entendimento e consequentemente a explicação de vários fenômenos
ocorridos na natureza. Naquela época, já era reconhecido à importância da
experimentação, e seu papel como fonte necessária para se atingir um
conhecimento universal (GIORDAN, 1999).
Esse método tem também a função básica de atividade experimental e de ilustração
de tópicos trabalhados em sala de aula. Geralmente, ocorre na própria sala de
aula e tem ocupado uma grande aceitação no ambiente escolar, para uma melhor
aprendizagem e tem por objetivo despertar a curiosidade dos alunos sobre o tema
trabalhado em sala. Quanto a esse aspecto segundo Dewey (2012, p.3)
O uso de materiais recicláveis em experimentos coloca em pauta a consciência
acerca do cuidado que devemos ter com o meio ambiente.
Podemos analisar a polaridade de substâncias conhecendo a polaridade de outros
materiais e a solubilidade dos mesmos. Geralmente, em condições ambiente,
substâncias polares dissolvem-se em solventes polares, pois a semelhança das
interações é um fator determinante.
MATERIAL E MÉTODOS: O experimento foi realizado com alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola
pública. Teste de polaridade utilizando polipropileno (régua plástica) e
Elastômeros (Balão de aniversario). Experimentos para comprova que ele
apresentava aspectos sobre sua polaridade através de métodos simples, mas com
grande eficácia. Dois balões foram fixados em dois suportes universal, pela
garra, deixando sua extremidade inferior cerca de 20 cm da bancada. Sob cada
balão foi colocado um béquer feito de garrafa pet. No primeiro balão foi
colocada água e no segundo querosene. Os balões não ficaram completamente cheios
para não correr o risco de estourar principalmente no instante que forem
furados. Os balões tiveram seus fundos furados por um alfinete, lentamente de
modo a formar um delgado filete de água e querosene, sendo recolhidos pelos
béqueres. Rapidamente a régua plástica foi atritada no papel para e que ela
fosse eletrizada e em seguida foi colocada próximo ao filete que se formava nos
balões, e dependendo da substância nos balões foram observados resultados
diferentes.
Assim, por fricção de um objeto de plástico (uma régua, nesse caso) com o papel,
parte dos elétrons do plástico desloca-se para a superfície do objeto, ficando
assim, a mesma com excesso de elétrons.
Após o experimento foram distribuídos aos alunos questionários referentes ao
mesmo.
Um questionário abordando vários conceitos observáveis no experimento, tais como
polaridade, forças intermoleculares, eletrização e solubilidade, foi aplicado na
sala loga após a realização da parte experimental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: As respostas dos alunos aos questionários foram bem interessantes. Em geral,
quando dois objetos são postos em contato, pode ocorrer entre eles
transferência de elétrons, havendo materiais com maior tendência a ganhar
elétrons e outros com tendência a perdê-los.
foi discutido pelos alunos que na água assim como em moléculas polares ocorre
uma atração (sofrem um desvio) em direção ao objeto eletrizado, devido aos seus
dipolos elétricos, enquanto moléculas apolares (por exemplo, querosene que é uma
combinação complexa de hidrocarbonetos alifáticos, naftênicos e aromáticos) em
geral não são atraídas, pois estas não possuem polos elétricos.A execução do
experimento na escola foi repetida e explicada de maneira plausível, de modo a
despertar interesse nos alunos. Os questionários forma preenchidos de maneira
completa, visto que a parte experimental foi totalmente realizada pelos alunos.
Através das respostas apresentadas pelos alunos aos questionários foi possível
observar o entendimentos dos conceitos abordados de maneira clara.
CONCLUSÕES: Pela análise dos questionários pode-se concluir que os alunos absorveram de
maneira satisfatória os conceitos de polaridade tendo em vista a atração
eletrostática e a eletrização por atrito. o experimento mostrou-se eficiente pela
facilidade de acesso aos materiais e facilidade de execução. os resultados foram
condizentes com a literatura.
AGRADECIMENTOS: Unidade Escolar Des. Vidal de Freitas
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