TÍTULO: APLICAÇÃO DE UM CAÇA-PALAVRAS NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA

AUTORES: Silva, I. (UESPI) ; Costa, A. (UFPI) ; Araújo, M. (UESPI) ; Oliveira, V. (UESPI)

RESUMO: Primeiro ministrou-se uma aula utilizando-se uma metodologia alternativa de ensino depois utilizando-se o método tradicional ministrou-se outra aula numa outra turma. Foram ministrados os mesmos conteúdos, nessas duas aulas, cada uma teve a mesma duração de tempo que foi de cinquenta minutos e ao termino de cada aula foi aplicado um mesmo questionário. Depois de feita a análise dos questionários verificou-se que na turma a onde foi aplicada a metodologia alternativa houve uma melhor aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: Metodologia alternativa; Método tradicional; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: Os métodos tradicionais de ensino atualmente não conseguem mais despertar o interesse dos alunos em estudar química. Deste modo, fica evidente a necessidade do desenvolvimento de novas metodologias de ensino que possam melhorar a qualidade do ensino de química. Segundo Soares (2006) a aplicação de metodologias alternativas possibilita uma melhor aprendizagem do conteúdo ministrado. Atualmente uma metodologia alternativa bastante utilizada no ensino de química são os jogos didáticos. Os jogos nem sempre foram visto como didático, pois como a ideia de jogo encontra-se associada ao prazer, ele era tido como pouco importante para a formação do aluno. Sendo assim, a utilização de jogos como meio educativo demorou a ser aceita no ambiente educacional (Gomes et al, 2001). E ainda hoje, eles são pouco utilizados nas escolas, e seus benefícios são desconhecidos por muitos professores. De acordo com Oliveira (2009), os jogos didáticos quando aplicados no ensino de Química, apresentam grande influência no processo de aprendizagem do conteúdo, no sentindo de facilitar o ensino. Os jogos também são uma alternativa capaz de melhorar a relação entre professor e aluno, pois a mesma é muito importante no que diz respeito ao processo de aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Primeiro ministrou-se uma aula utilizando-se um jogo caça-palavras de caça-palavras como metodologia alternativa, sendo que a finalidade desse jogo era a seguinte encontrar e circundar as palavras referidas no menor tempo possível. Depois em outra turma ministrou-se outra aula utilizando-se o método tradicional de ensino. Em cada aula foram ministrados os seguintes tópicos do conteúdo de estrutura atômica modelo atômico de Dalton, modelo atômico de Thomson e o modelo atômico de Rutherford. Cada aula teve mesma duração que foi de cinquenta minutos ao final de cada aula foi aplicado um mesmo questionário. Este questionário continha cinco perguntas objetivas que abordavam os conteúdos trabalhados em sala de aula. Essas duas aulas foram ministradas em duas turmas distintas do primeiro ano do ensino pertencentes à escola estadual Premem-Sul, localizada na cidade de Teresina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A analise dos questionários permitiu visualizar que os alunos da turma que foi aplicado o caça-palavras tiveram um melhor desempenho no questionário. Esse melhor desempenho dos alunos que assistiram à aula a onde foi aplicado o jogo de caça-palavras pode ser justificado, pelos os seguintes motivos, primeiro o método de ensino tradicional não conseguiu despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo de estrutura atômica. Segundo o uso da metodologia alternativa possibilitou uma melhor compreensão do conteúdo trabalhado em sala de aula. A metodologia alternativa proporcionou também uma melhor aquisição e socialização do conhecimento entre os alunos. Esse jogo mostrou ser também uma forma de se apresentar os conteúdos de uma maneira mais divertida, pois na aula tradicional os alunos se encontram desmotivados e desatentos. Percebe que os jogos didáticos são importantes no ensino de Química, pois facilitam a aprendizagem do aluno, além de motivar o mesmo a estudar mais.

CONCLUSÕES: Quanto à aplicação do caça-palavras verificou-se que o mesmo teve uma boa aceitação em sala de aula e mostrou ser uma ferramenta bastante eficiente no ensino de estrutura atômica. Baseado nos resultados obtidos por meio dessa atividade ficou obvio que as metodologias alternativas merecem um maior espaço no ensino de química. Sendo assim é importante o desenvolvimento de metodologias alternativas de ensino que possam melhorar aprendizagem dos alunos como aumentar o interesse deles em estudar Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: GOMES R. R.; FRIEDRICH, M. A. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de ciências e biologia. IN:, Rio de Janeiro, 2001, p. 389-92. SANTANA, M. E. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Disponível em <www.senept. cefetmg.br/galerias/>. Acessado em 18 de dezembro de 2011. SOARES, M.H.F.B.; CAVALHEIRO, E.T.G. O ludo como um jogo para discutir conceitos em termoquímica. Química Nova na Escola, n. 23, p. 27-31, 2006.