TÍTULO: O USO DE UMA EXPOSIÇÃO COMO MOTIVADOR AO APRENDIZADO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO PIBID NA BAIXADA FLUMINENSE

AUTORES: Leal de Castro, D. (IFRJ) ; da Silva Brito, A. (IFRJ)

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo utilizar uma exposição de painéis sobre o Ano Internacional da Química, que foi comemorado em 2011, como tema motivador do aprendizado da disciplina Química. Os painéis foram expostos durante uma semana, em quatro escola públicas da Baixada Fluminense, 3 delas participantes do projeto PIBID. Durante a exposição os alunos e professores dessas escolas responderam um questionário, que tinha como objetivo verificar seus conhecimentos primários sobre a Química e a validade de se levar estas exposições as escolas. A receptividade foi muito boa e foi constatado que a maioria dos entrevistados tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o Ano Internacional da Química, mas apesar disto tem interesse em assistir a exposições como esta.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Ensino de Química; Exposição

INTRODUÇÃO: O objetivo do Ano Internacional da Química é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais. A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela UNESCO. Assim, as atividades programadas para 2011 deram ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis. Em resultado da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que decorreu de 31 de Julho a 6 de Agosto de 2009, em Glasgow, na Escócia-Reino Unido, proclamou-se 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o tema “Química - a nossa vida, o nosso futuro”. A agenda de comemorações foi organizada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os painéis desta exposição eram bastante atraentes, principalmente ao público jovem. Durante 4 semanas a exposição foi levada a escolas públicas do município de Nilópolis, 3 delas são participantes do projeto PIBID e a exposição foi monitorada por um aluno de Licenciatura em Química participante do projeto PIBID. O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa a nível nacional criado pela CAPES com o objetivo de estimular a formação docente. O PIBID IFRJ é desenvolvido em 09 escolas da Baixada Fluminense nos municípios de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, onde busca-se trabalhar com alunos por meio de atividades experimentais que possam despertar o caráter investigativo1.

MATERIAL E MÉTODOS: Para esta pesquisa foi criado um questionário fechado para ser respondido pelas pessoas que assistiram a exposição, as 6 perguntas tinham como objetivo verificar o conhecimento básico a respeito da Química e se sabiam da comemoração do Ano Internacional da Química. Os arquivos dos painéis foram disponibilizados pela Sociedade Brasileira de Química através de um cadastro da instituição. A exposição foi monitorada por uma aluna do curso de Licenciatura em Química e após ter visto todos os painéis as pessoas eram convidadas a responder o questionário. Participaram alunos das escolas, professores, funcionários e visitantes. Foram feitas as seguintes perguntas: 1-Você sabia que em 2011 está sendo comemorado o Ano Internacional da Química? Sim ou não. 2- Na sua opinião, palavra Química representa: algo bom; algo ruim; algo moderno; algo perigoso; algo difícil. 3- Dê sua opinião sobre a exposição comemorativa do Ano Internacional da Química: ótima; boa; regular; ruim. 4- Você acha que a Química está presente no seu cotidiano? Sim ou não. 5- Você já assistiu outras exposições? Sim ou não. 6- Você gostaria que outras exposições fossem trazidas a sua escola? Sim ou não. A exposição permanecia uma semana em cada escola e atingiu cerca de 70 pessoas que quiseram responder o questionário e 300 que assistiram exposição.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos respondentes, foi observado que a maioria não sabia que 2011 foi o ano Internacional da Química, 62% consideraram a Química algo de bom, 27% algo de moderno, 11% algo perigoso. Na opinião de 52% dos entrevistados a exposição foi ótima, boa para 35%, regular para 13% e para nenhum respondente foi ruim. Quando perguntados se achavam que a Química estava inserida em seu cotidiano, 97% acredita que sim e 3% acreditam que não. 47% já haviam assistido outras exposições culturais, e 53% estavam assistindo uma exposição pela primeira vez. Quando perguntados se gostariam de assistir ouras exposições 83% responderam que sim enquanto 17% afirmaram que não. De acordo com as respostas foi percebido que a Química ainda é um assunto pouco entendido pelos alunos e pessoas de um modo geral, mas que desperta grande interesse e curiosidade apesar de ser considerada uma ciência extremamente difícil. Entre as escolas onde o projeto PIBID está sendo desenvolvido, já notamos um outro olhar sobre as atividades extraclasse que são apresentadas aos alunos. Muitos já desenvolveram a rotina de atividades nos laboratório e já possuem uma percepção e entendimento diferenciado em relação à Química. Poucos professores quiseram responder aos questionários, sem mesmo ter lido as perguntas. Uma possibilidade é de que neste questionário pudesse ser apresentada uma pergunta específica para a qual não teria resposta. Percebemos que a divulgação da ciência através de exposições é uma forma eficiente de aproximar as pessoas da Ciência apesar de ainda termos certa resistência quando convidamos os assistentes a responder um questionário. Foi concluído que o saldo foi positivo mesmo não envolvendo, levamos a idéia da presença a Química no nosso cotidiano a um bom número de pessoas.

CONCLUSÕES: Foi observado que o PIBID através de suas atividades já está influenciando de uma maneira positiva a forma como os alunos da escola pública entendem a Ciência. A exposição sobre o Ano Internacional da Química despertou muito interesse e curiosidade nos alunos, levando novas idéias aos seus assistentes. As escolas que receberam as exposições raramente abrem espaço para exposições científicas, mas foram receptivos quando a exposições foi proposta pelo grupo de alunos do PIBID.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pelas bolsas e fomento ao projeto PIBID, ao IFRJ e as escolas conveniadas ao PIBID pela participação na pesquisa e por receberem a exposição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1 ROCHA-FILHO, R. C.; SILVA, R. R. Mol – uma nova terminologia. Química Nova na Escola, v. 1, p. 12-14, 1995.