TÍTULO: AMBIENTE ESCOLAR MAIS LIMPO ATRAVÉS DA COLETA SELETIVA COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS
AUTORES: Gomes, D. (UFPA)
RESUMO: A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO EDUCAR E FORMAR CIDADÃOS MAIS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE
SUAS AÇÕES. MUITOS SÃO OS PROBLEMAS OBSERVADOS EM UM AMBIENTE ESCOLAR, COMO POR
EXEMPLO, A LIMPEZA DA ESCOLA. MANTER UM AMBIENTE LIMPO E SAUDÁVEL É DE FUNDAMENTAL
IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO DOS ALUNOS. UMA COLETA SELETIVA DENTRO DA PRÓPRIA
ESCOLA PODE TRAZER VANTAGENS PARA A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO. PARA CONSCIENTIZAR E
ORIENTAR OS ALUNOS A PARTICIPAREM SOBRE A PROBLEMÁTICA DO LIXO, A COLETA SELETIVA
PASSA A SER UM DOS VÁRIOS CAMINHOS PARA QUE OS MESMOS POSSAM TER CONHECIMENTOS
SOBRE A RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS, SELETIVIDADE E DENTRE OUTROS. POR
ISSO A COLETA SELETIVA PASSA A SER UM MEIO DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO LIXO.
PALAVRAS CHAVES: Reciclagem; coleta seletiva; escola
INTRODUÇÃO: MANTER UMA ESCOLA LIMPA NÃO É TÃO COMPLEXO, MAS ENVOLVE CONHECIMENTOS QUÍMICOS E
BIOLÓGICOS, COMPORTAMENTOS ÉTICOS E MORAIS (JANES, 1993). UM BOM CAMINHO PARA
COMEÇARMOS A MUDAR A SITUAÇÃO ATUAL DE NOSSA ESCOLA PRINCIPALMENTE É REVER
NOSSOS HÁBITOS E NECESSIDADES, ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE QUE NOS É DEVIDA
PARA A MELHORIA DE NOSSA QUALIDADE DE VIDA. ATRAVÉS DE UMA COLETA SELETIVA É
POSSÍVEL MONTAR UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA QUE AS
PESSOAS POSSAM TER O BOM SENSO DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. A SELETIVIDADE DO
LIXO CONTRIBUI NÃO SÓ PARA A ESCOLA, COMO TAMBÉM CONTRIBUI PARA PESSOAS QUE
VIVEM DA COLETA SELETIVA, REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E RECICLAGEM. DESSA FORMA
GERA – SE EMPREGOS E RENDAS PARA PESSOAS QUE SE UTILIZAM DESSES SERVIÇOS, COMO É
O CASO DOS COLETORES, CATADORES E INDÚSTRIAS RECICLADORAS QUE SE UTILIZAM DE
MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (NEIVA, 2005).
A ESCOLA PODE SE TORNAR PARTE INTEGRANTE DESSE SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO. A
IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA DEPENDE DE UM ESFORÇO DE TODA A
POPULAÇÃO, QUE TEM QUE SE CONSCIENTIZAR DA IMPORTÂNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO
EFETIVA NO PROGRAMA (MONTIMER; MACHADO, 2007).
UM MUNDO COM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL SERÃO NECESSÁRIAS GRANDES
MUDANÇAS VISANDO RECICLAR MATERIAIS, EVITANDO DESPERDÍCIOS INÚTEIS (NEGRET,
1994).
MATERIAL E MÉTODOS: ANTES DA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA FOI NECESSÁRIO PLANEJAR PALESTRAS, VÍDEO
AULA E SEMINÁRIOS SOBRE A COLETA SELETIVA PARA ORIENTAR, SENSIBILIZAR E
CONSCIENTIZAR O EDUCANDO E TODOS AQUELES QUE FAZEM PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR E
DISTRIBUI-SE PANFLETOS AOS ALUNOS COM MENSAGEM SOBRE O LIXO, A COLETA SELETIVA E
A RECICLAGEM. POSTERIORMENTE OS ALUNOS CONSTRUÍRAM CARTAZES COM MENSAGENS DE
CONSCIENTIZAÇÃO DENTRO DA SALA, NOS CORREDORES, NOS BANHEIROS E PÁTIOS.
UTILIZOU – SE DE QUESTIONÁRIOS AVALIATIVOS PARA QUE TODOS AQUELES QUE FAZEM
PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR PUDESSEM DAR AS SUAS OPINIÕES SOBRE A LIMPEZA DA
ESCOLA. A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS SERÁ MEDIDA PELA MUDANÇA COMPORTAMENTAL DOS
MESMOS ONDE ELES PRÓPRIOS DEVERÃO TER CONHECIMENTO SOBRE AS PROBLEMÁTICAS DA
PRODUÇÃO DE LIXO, COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO LIXO, IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO
LIXO E RECICLAGEM DE ALGUNS MATERIAIS, TAIS COMO: PLÁSTICOS, VIDROS, PAPÉIS E
METAIS. PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA FOI NECESSÁRIO À UTILIZAÇÃO DE
CONTÊINERES DE 800 LITROS, CESTO DE LIXO 20 LITROS, LIXEIRAS SELETIVAS DE 100
LITROS, SACOS PLÁSTICOS E LUVAS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: PLÁSTICOS, PAPÉIS, METAIS E VIDROS SÃO OS MATERIAIS MAIS USADOS NA COLETA
SELETIVA. PORTANTO, ESSES MATERIAIS POSSUEM UMA MAIOR IMPORTÂNCIA PARA A
RECICLAGEM E UMA MAIOR PREOCUPAÇÃO NO DESCARTE AO MEIO AMBIENTE.
FOI NECESSÁRIO DEMONSTRAR PARA AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DO AMBIENTE ESCOLAR,
ATRAVÉS DE PALESTRAS E SEMINÁRIOS, AS CORES DE CADA LIXEIRA QUE FICA RESPONSÁVEL
POR UM DETERMINADO MATERIAL COMO MOSTRADO NO GRÁFICO. ATRAVÉS DE VÍDEOS AULAS
ALUNOS, PROFESSORES, DIRETORES, SERVIDORES E OUTROS PUDERAM TER CONHECIMENTO
SOBRE A DECOMPOSIÇÃO DO LIXO E OS PREJUÍZOS QUE ESSES LIXOS PODEM TRAZER PARA
TODAS AS PESSOAS.
AS VARIEDADES DE MATERIAIS FEITOS DE PLÁSTICO, TAIS COMO, GARRAFAS DE ÁGUA
MINERAL, DE REFRIGERANTES, COPOS DESCARTÁVEIS, EMBALAGENS DE PIPOCAS E DENTRE
OUTROS PRODUTOS É MUITO GRANDE, TORNANDO – SE O TIPO DE MATERIAL MAIS CONSUMIDO
NA ESCOLA. ESSE RESULTADO PÔDE SER OBSERVADO ATRAVÉS DA COLETA DIÁRIA DOS
MATERIAIS DAS LIXEIRAS SELETIVAS FEITAS POR GRUPOS DE ALUNOS. FORAM FEITAS AS
MÉDIAS DE CADA MATERIAL COLETADO DIARIAMENTE NA ESCOLA NO TURNO DA MANHÃ, SENDO
QUE O PLÁSTICO ALCANÇOU A MÉDIA DE 54% DE TODO O MATERIAL COLETADO, PAPEL COM
27%, METAL COM 14% E VIDRO COM 5%.
CONTÊINERES E LIXEIRAS SELETIVAS AJUDARAM A ORGANIZAR E MANTER LIMPO O AMBIENTE
ESCOLAR. O LIXO ASSIM COLETADO PASSA A TER MAIOR VALOR. ESSE TRABALHO LEVOU AO
EDUCANDO O CONHECIMENTO DE COMO SE DEVEM DESCARTAR CORRETAMENTE SEUS MATERIAIS
RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS, DEPOSITANDO O LIXO DE FORMA SELETIVA EM LIXEIRAS
ADEQUADAS. TODOS OS MATERIAIS COLETADO NAS LIXEIRAS SELETIVAS FORAM ARMAZENADOS
EM UM CONTÊINER DE 800 LITROS PARA SEREM RETIRADOS PELA SECRETARIA DE SANEAMENTO
(SESAN).
GRÁFICO
MÉDIA DOS DESCARTE DOS MATERIAIS CONSUMIDOS NO TURNO
DA MANHÃ
CONCLUSÕES: UM DOS GRANDES PROBLEMAS DA ATUALIDADE É O LIXO. É NECESSÁRIO PROMOVER NA ESCOLA A
CONSCIENTIZAÇÃO, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PARA FORMAR CIDADÃOS ENGAJADOS NA
TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES DA SOCIEDADE COM A NATUREZA ATRAVÉS DE UM AMBIENTE
LIMPO. PARA A PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE, O LIXO DEVE SER CONSIDERADO COMO UMA
QUESTÃO DE TODO O AMBIENTE ESCOLAR E NÃO UM PROBLEMA INDIVIDUAL. DESSA FORMA, A
ESCOLA IRÁ FORMAR CIDADÃOS CAPACITADOS A MANTER A ESCOLA SEMPRE LIMPA E AINDA
INFLUENCIAR OUTRAS PESSOAS A NÃO SUJAREM O MEIO EM QUE SE VIVE, TRAZENDO MELHORIAS
PARA A ESCOLA.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JANES, B. Lixo e Reciclagem. São Paulo: Scipione. 1993.
NEIVA, A; MINEIRO, P. Lixo gera trabalho e renda. Ecologia e desenvolvimento. v. 14. Rio de Janeiro, 2005.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química, volume único: ensino médio. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2007.
NEGRET, R. Na trilha do desenvolvimento sustentável. Brasília: ITDS, 1994.