TÍTULO: O USO DO SOFTWARE PERIODIC TABLE EXPLORER COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
AUTORES: Lima Filho, F.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Cunha, F.P. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Alves, F.G.P. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Furtado, N.J.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Sousa, M.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Rodrigues, H.L. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ) ; Brito, M.V. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ)
RESUMO: O objetivo desse trabalho é utilizar o software Periodic Table Explorer como ferramenta didática para facilitar o ensino de Estruturas Atômicas, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica no Ensino Fundamental. O público alvo foram 21 estudantes de uma turma de 9º Ano da escola particular Arco-Íris, em Parnaíba-PI, durante o período de Março à Maio de 2012. A instrumentação de coleta de dados foi realizada através de observações e relatos dos alunos. O método utilizado possibilitou a transmissão das informações com mais facilidade, além de ter proporcionado aos estudantes a compreensão dos conteúdos abordados. Portanto, verificou-se o quanto foi relevante o uso desse software no Ensino de Química como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
PALAVRAS CHAVES: Software Educativo; Ferramenta Didática; Ensino de Química
INTRODUÇÃO: Em algumas áreas, como a Química, a prática docente pode ser favorecida e estimulada pela realização de experimentos como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, tais práticas apresentam dificuldades em sua condução devido à ausência de investimentos em infraestrutura dos laboratórios onde são realizados experimentos que se configuram essenciais ao aprendizado de conceitos científicos. Tal fato tem conduzido educadores a buscarem alternativas viáveis como a utilização de softwares educativos que possam contribuir no processo de formação docente e na contextualização da teoria e prática no ensino de Química e na utilização dessa prática como agente facilitador da interação professor e aluno (GABINI; DINIZ 2009). Alguns softwares aplicados à Química permitem a representação de estruturas atômicas e/ou moleculares através de simulações, e esses, segundo Eichler e Pino (2000) podem auxiliar na aprendizagem de conceitos e princípios básicos, levando o aluno a realizar atividades das quais geralmente não poderia participar, permitindo-lhe a tomada de decisões, análise e aplicação do conhecimento obtido em situações reais. O Periodic Table explorer é um software livre que pode ser utilizado pelo professor como ferramenta didática para facilitar o ensino dos assuntos de Estruturas Atômicas, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica, sendo que ele pode também propiciar ao aluno melhores condições de aprendizagem desses conteúdos. O objetivo desse trabalho é utilizar o software Periodic Table Explorer como ferramenta didática para facilitar o ensino de Estruturas Atômicas, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica no Ensino Fundamental.
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado através de uma abordagem qualitativa, e teve como referencial teórico artigos científicos sobre o uso da informática no Ensino de Química. O público alvo foram 21 estudantes de uma turma de 9º Ano do Ensino Fundamental da escola particular Arco-Íris, em Parnaíba-PI, durante o período de Março à Maio de 2012. Utilizou-se o software Periodic Table Explorer como uma ferramenta pedagógica para um melhor entendimento dos conteúdos de Estruturas Atômicas, Distribuição Eletrônica e Tabela Periódica. As aulas foram ministradas pelos alunos de graduação em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, durante o estágio supervisionado dos mesmos, juntamente com a presença do professor da disciplina. Para a manipulação do software foi necessário a utilização de um notebook e um data show, visto que na escola citada não havia laboratório de informática. A instrumentação de coleta de dados foi realizada através de observações e relatos dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as aulas de Química, com a utilização do software Periodic Table Explorer, percebeu-se um grande interesse dos alunos e muitos questionamentos gerados no decorrer dos assuntos abordados em sala de aula. Esta ferramenta pedagógica foi capaz de desenvolver nos estudantes novas habilidades e competências, estimulou a imaginação, a curiosidade e fortaleceu o processo de construção do conhecimento. Estas aulas diferenciadas permitiu que o processo de ensino-aprendizagem fosse ampliado, oferecendo aos alunos diferentes formas de estudar Química. O Periodic Table Explorer possibilitou a participação mais intensa dos educandos nas aulas e os instigou a conhecer mais sobre esse software, bem como os assuntos de Química relacionados a ele. Os alunos relataram que o Periodic Table Explorer facilitou a compreensão dos conteúdos abordados e que irão fazer uso desse software como ferramenta para auxiliar no estudo dos conteúdos de Química como fonte de pesquisa.
CONCLUSÕES: O trabalho demonstrou que é possível inovar no Ensino de Química por meio de metodologias simples que tornam a prática do professor mais eficiente, dinâmica e atraente. O objetivo desse trabalho foi alcançado com sucesso, já que o método utilizado possibilitou a transmissão das informações com mais facilidade, além de ter proporcionado aos estudantes a compreensão dos conteúdos abordados. Portanto, verificou-se o quanto foi relevante o uso do software Periodic Table Explorer como ferramenta didática no Ensino de Química, uma vez que houve uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHLER, M.; PINO, J. C. D. Carbópolis, um software para Educação Química. Química Nova na Escola. n.11, Maio, 2000.
GABINI, W. S.; DINIZ, R. E. da S. Os professores de Química e o uso do computador em sala de aula: discussão de um processo de formação continuada. Ciência e Educação. v.15, n.2, p.343-358, 2009.