TÍTULO: O Uso de Redes Sociais para o Desenvolvimento de Competências em TIC´s no Processo de Formação de Professores de Ciências Naturais.
AUTORES: Marques, C.V.V.C.O. (UFMA) ; Marques, P.R.B.O. (UFMA)
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma aplicação metodologia do trato de história da
ciência em um curso de licenciatura de ciências naturais através do uso das
ferramentas da tecnologia de informação e comunicação. Os resultados obtidos
mostraram que os alunos se envolveram de forma natural e com entusiasmo nas
atividades, e que promoveu a facilitação da aquisição de conhecimento cientifico.
PALAVRAS CHAVES: TIC's; história da ciência; formação de professores
INTRODUÇÃO: A sociedade atual é caracterizada por uma expressiva velocidade de progresso
científico e principalmente o tecnológico, exigindo dos indivíduos uma
atualização rápida e contínua dos conhecimentos adquiridos. As tecnologias de
informação e comunicação (TIC´S) são realidades presentes em todos os setores e
classes sociais requerendo cada vez mais um saber específico para que se possa
lançar mão das mesmas no mercado de trabalho. Sob esta ótica, a instituição
escolar passa a ter que assumir como uma de suas funções sociais a inserção de
desta realidade instrucional em sua vivência escolar e linguagem metodológica,
em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, como comenta Nóvoa (1992),
“[...] as mudanças educacionais dependem diretamente dos professores e de suas
formações [...]”, logo as novas exigências da sociedade e da realidade escolar
trazem importantes desafios à formação docente. O uso das TIC´s nos processos de
formação de docentes é uma preocupação recente em toda a América Latina, gerada
principalmente em decorrência ao processo de modernização tecnológica das
escolas (BASTOS, 2010). Entretanto, já é comum observar que em toda a práxis
docente são exigidas competências específicas dos professores para saberem
planejar, aplicar e avaliar ações que estimulem a interatividade dos alunos com
os materiais educativos digitais, multimídias e outras tecnologias de
comunicação e informação (VALDÍVIA, 2008). Portanto, baseado nas necessidades de
formação de professores de ciências, o presente trabalho teve como objetivo
estimular em alunos do curso de licenciatura de ciências naturais a interação
com TIC´s para o aprendizado de forma efetiva da história da ciência, buscando
de forma lúdica e interativa desenvolver competências tais como: oralidade,
linguagem cientific
MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do curso de Licenciatura de
Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão do Campus de Codó, durante
o primeiro semestre letivo do ano de 2011, através da disciplina de Química
Fundamental, que é oferecida regularmente como parte da matriz curricular do
projeto político pedagógicos deste curso. O trabalho foi aplicado em três etapas
distintas: I) Discussões gerais sobre História e filosofia da ciência para o
entendimento da construção, evolução e importância desta na sedimentação do
método cientifico; II) Construção de perfis em redes sociais, onde cada aluno
assumiu uma identidade cientifica, baseada em um personagem da história das
ciências naturais, contendo informações gerais em nível pessoal e profissional;
III) Socialização das informações por meio de bate papo virtual e discussão dos
feitos particulares e associações, incluindo tempo e espaço de cada personagem
com o conteúdo geral das ciências naturais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que a estratégia desenvolvida conseguiu envolver intensamente a
participação dos alunos, motivando-os a perceberem situações trazidas para sala
de aula, como também debates sugeridos pelos próprios alunos através dos
personagens científicos que cada um representou, visualizados por exposições de
interações e contribuições com a evolução das ciências, ao mesmo tempo, estes
perceberam o caráter indissociável da interdisciplinaridade em as ciências da
natureza, desde a sua questão histórica, possibilitando uma visão de ciência
como uma construção humana. Ao término do trabalho, os alunos continham uma
bagagem de conteúdo muito vasta e clara de entendimento, principalmente no
tocante a capacidade de identificação na natureza de uma grande quantidade de
moléculas e a elucidação de fenômenos do cotidiano, além de despertar o gosto e
o interesse em pesquisas científicas. É importante ressaltar que essa
metodologia de ensino permite ligação para continuação de conteúdos seguinte.
CONCLUSÕES: A estratégia utilizando TIC´s proporcionou aos licenciandos uma visão da
existência de relação maior, melhor e interdisciplinar entre as disciplinas que
compõem as ciências da natureza, além de proporcionar criticidade, criatividade e
participação destes nas várias possibilidades de realizarem atividades
contextualizadas de ciências da natureza com ferramentas diferencias comumente
utilizados no ensino tradicional, que com certeza facilitarão o inicio se suas
carreiras docentes. A receptividade dos licenciando alunos aos trabalhos
desenvolvidos ratificou a necessidade existente em direcionar a
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo:Cortez, 2002. 102 p. (Coleção Questões de Nossa Época).
RICARDO, E.C. Competências, Interdisciplinaridade e Contextualização: dos parâmetros curriculares Nacionais a uma compreensão do Ensino de Ciências, Florianópolis, 2005. Tese, UFSC.
CRESPO, M. A. G.;POZO, J. I. A aprendizagem e o Ensino de Ciências.: do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Cientifico. 5ª Ed. São Paulo, Artmed, 2009. 296p.