TÍTULO: DESAFIOS E REALIZAÇÕES DO PIBID NA ÁREA DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DA PARAÍBA
AUTORES: Santos, J.C.O. (UFCG) ; Lucena Neto, M.H. (UFCG)
RESUMO: Considerando que são grandes as dificuldades inerentes ao processo ensino-aprendizagem em Química no Ensino Médio, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID tem proporcionado melhorias nas questões que envolvem a atividade docente através do desenvolvimento de estratégias pedagógicas utilizando uma abordagem interdisciplinar e interativa, valorizando a carreira docente, por meio de ações inovadoras dentro das instituições de ensino básico e superior voltadas para a formação de professores do curso de Licenciatura em Química. Este artigo relata as principais atividades do PIBID Química realizadas em dois municípios do interior da Paraíba e as contribuições para a melhoria do processo ensino-aprendizagem em Química.
PALAVRAS CHAVES: Iniciação a docência; Prática pedagógica; Formação continuada
INTRODUÇÃO: Pesquisas mostram um ensino-aprendizagem em Química fora da realidade de professores e alunos. Dever-se-ia possibilitar uma visão crítica de modo que os alunos possam analisar, compreender e utilizar os conhecimentos desta ciência, tendo condições de interferir em situações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID foi criado para enfrentar os desafios, buscando articular professores e alunos do ensino médio, professores de escolas públicas e a universidade com o objetivo de melhorar as condições de ensino-aprendizagem e também incentivar a formação de professores de Química para a educação básica, em especial o ensino médio e viabilizar o processo de construção de conceitos científicos através de aulas inovadoras tentando superar o modelo transmissão-recepção de conhecimentos, possibilitando o envolvimento ativo das alunas nas aulas. O seu desenvolvimento está sendo feito seguindo as diretrizes que têm como objetivos: Desenvolver técnicas avaliativas continuadas que transcendam o espaço estrito das provas clássicas e permitam um diagnóstico mais realista do processo ensino-aprendizagem; Fornecer ao bolsista a vivência escolar e ensinar como fazer seu planejamento didático buscando alternativas de desenvolver seu trabalho, diante da limitação de infra-estrutura encontrada na maioria das escolas públicas; Analisar a utilização do livro didático; Valorizar o magistério, incentivando as alunas para o curso de Química. O objetivo principal do presente trabalho é mostrar que a relação ensino-aprendizagem se realiza de forma especial e própria em cada sala de aula, em conjunto com os alunos, professores e bolsistas do PIBID subprojeto Química, nas cidades de Picuí e Cuité no interior da Paraíba.
MATERIAL E MÉTODOS: Os bolsistas e supervisores do PIBID do curso de Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fizeram o acompanhamento das aulas de Química em duas escolas públicas de Ensino Médio, além de exercerem diversas atividades durante ou as aulas ou em dias e horários alternativos. Após tais atividades, as experiências vivenciadas eram discutidas e refletidas à luz de referenciais teóricos, problematizando o observado/vivenciado.
Para melhoria da educação na escola conveniada pública estadual, os bolsistas desenvolveram:
•Pesquisas bibliográficas sobre a situação de estudo: ensino de química;
•Realização de encontros de estudo para planejamento coletivo das atividades;
•Coleta de organização de materiais e aparelhagem alternativa;
•Montagem de material didático com procedimentos construídos pelos bolsistas;
•Ministração de aulas de química;
•Apresentação das produções desenvolvidas pelos bolsistas à comunidade escolar.
Os bolsistas do PIBID tiveram seu primeiro contanto com a realidade escolar do ponto de vista docente, acompanhando as aulas de química. Aconteceram semanalmente encontros entre bolsistas, professores da escola, e professores da Universidade, que tinham por objetivo a formação inicial dos bolsistas e continuada dos professores em exercício por meio da discussão de assuntos como política educacionais, ensino de química ligado ao cotidiano e material pedagógico. Neste ambiente eram discutidas e formuladas as metas de desenvolvimento, compartilhamento de experiências de vivência em sala de aula e troca de informações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Listam-se abaixo as principais atividades desenvolvidas que tiveram relação direta ou indireta com a melhoria da aprendizagem em Química nas escolas:
- Aulas de reforço: Estas aulas eram realizadas principalmente nos sábados, onde os alunos levavam suas dúvidas e as tiravam com os bolsistas.
- Experimentos com materiais alternativos: Os experimentos eram realizados, logo após as aulas teóricas, procurando manter bem próximo a teoria-prática. Foi construído um livro-texto com vários experimentos utilizando materiais alternativos.
- Visita aos laboratórios da Universidade: Estas visitas tinham como objetivo central aproximar os alunos do ensino médio da Universidade.
- Gincana educativa: A gincana, cujo tema foi o meio ambiente e a química, foi proposta aos alunos com propósitos de despertar o interesse dos alunos, estimular a criatividade, promover o trabalho em equipe embasado no senso de uma consciência ambiental e ensinar química de forma lúdica.
- Aplicação de Jogos Educativos: Foram desenvolvidos vários jogos educativos, que procuram de forma lúdica, trabalhar conceitos químicos, facilitando o processo de aprendizagem.
- Cartilha de Exercícios: Foi produzida uma cartilha com exercícios de química a serem respondidos, sendo apresentados de forma lúdica.
- Feira de Ciências: A feira de ciências proporcionou aos alunos do ensino médio ter uma visão de como a ciência tem sido construída ao longo dos tempos.
- Seminários: Foram realizados seminários com foco em Segurança em Laboratórios, importância da profissão do químico, dentre outros.
- Participação em eventos científicos: Foram apresentados vários trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas em eventos regionais e nacionais.
CONCLUSÕES: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID vem contribuindo para uma nova reflexão da atividade docente: bolsistas têm a oportunidade de conhecer o ambiente escolar e interagir com os professores supervisores, alunos do ensino médio e com o corpo docente das escolas envolvidas, participando de várias atividades pedagógicas, e inclusive assumindo atividades didáticas em sala de aula, podendo ser aulas expositivas, laboratoriais, de discussão, de provas, buscando atividades inovadoras práticas para uma escola de qualidade.
AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem o apoio financeiro da CAPES para o programa PIBID/UFCG.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Chassot, A. Educação conSciência, Editorada UNISC, 2003.
Monteiro, I.; Justi, R. Analogias em livros didáticos de química brasileiros destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, (5): 67-91, 2000.
Rocha, J. R. C.; Cavicchioli, A. Uma abordagem alternativa para o aprendizado dos conceitos de átomo, molécula, elemento químico, substância simples e substância composta, nos ensino fundamental e médio. Química Nova na Escola, (21): 29-33, 2005.
Rosa, M. I. P.; Rossi, A. V. Educação Química no Brasil: Memórias, Políticas e Tendências, Editora Átomo, 2008.